Como criar um vídeo de vendas que funciona
Um vídeo de vendas tem um nome bastante autoexplicativo, porque é um vídeo feito para vender. Esse tipo de propaganda já existia de certa forma na televisão, mas hoje, ganhou ainda mais recursos e reponsabilidades.
Isso porque, um vídeo bem construído tende a gerar curiosidade, engajar o expectador e gerar compartilhamento.
Com isso, sua marca passa a ganhar mais credibilidade e visibilidade no mundo da propaganda e num mercado tão competitivo.
Por que usar um vídeo de vendas para vender?
Graças ao vídeo de vendas, você tem a oportunidade de mostrar detalhadamente como seu produto ou serviço funciona.
Além disso, com vídeos curtos sendo a onda do momento, é possível reter o usuário dando atenção ao seu produto e absorvendo informações sobre ele. Isto é, desde que ele seja feito com estratégia.
Segmente seu produto antes de fazer seu vídeo de vendas
Lembre-se que as principais plataformas em que a opção de vídeo está disponível, obtêm bons resultados a partir desse formato de conteúdo, além disso, os vídeos têm mais chances de aparecer organicamente para os usuários.
Por isso, segmente a publicação e segmente seu produto para cada vídeo. Tenha em mente que, embora você conheça com profundidade cada um dos seus produtos, seu consumidor, por mais fiel que seja, não sabe.
E mais: o usuário das redes sociais muitas vezes não está com a atenção 100% focada em absorver todas as informações do vídeo, afinal, ele está usando a plataforma como uma forma de lazer.
Dessa maneira, uma boa alternativa é utilizar cada vídeo para apresentar alguns benefícios e funcionalidades de um único produto que você está se propondo a vender.
Do contrário, se você tentar falar superficialmente sobre vários produtos, acabará dispersando a atenção do comprador com excesso de informação. Com isso, você diminui as chances de encantar o cliente e de provocar nele o desejo pela compra.
Conte histórias no vídeo de vendas
Algo importante para se ter em mente ao elaborar um vídeo de vendas, é que você não está competindo somente com os vídeos do seu concorrente, você está competindo pela atenção do usuário contra milhares de informações e conteúdos disponíveis nas redes sociais.
Por isso, apenas falar dos benefícios que a sua solução proporciona não é o bastante para reter a atenção desse expectador. Para prender seu cliente na tela, é preciso ter estratégias para engajá-lo em seu conteúdo.
E uma das melhores formas de fazer isso, é contando histórias. Ou seja, apresentando o problema que seu cliente enfrenta e demonstrando a solução que você tem disponível.
Storytelling é a chave para o seu vídeo de vendas
Uma das ferramentas que o marketing utiliza para fazer com que o cliente se encante com a solução vendida é chamada de storytelling, ou seja, contação de histórias.
O que é Storytelling?
Quando falamos de histórias, não queremos dizer que você precisa contar uma narrativa longa. Uma história bem feita só precisa de um conflito, um desenvolvimento e uma resolução. Assim, é possível fazer um storytelling com poucas frases, por exemplo.
Como aplicá-lo na prática
Conflito: “eu sentia muitas dores nas articulações do joelho quando ia na academia”
Desenvolvimento: “um dia eu não aguentei e quase desmaiei de dor no meio do treino, até que uma colega me mostrou que usava o creme térmico da Treine Mais antes de sair de casa.”
Resolução: “eu não acreditei muito, achei que era balela, mas comprei para testar. E se antes eu aguentava só 15 minutos de esteira, hoje eu faço 40 minutos numa boa!”
Nesse exemplo, você pode perceber que nosso personagem fictício tem um problema e ainda apresenta uma prova social no final da sua fala, mostrando como o produto realmente funciona.
Prenda sua audiência e gere engajamento
Antes de mais nada, como já entendeu, você está competindo pela atenção do seu expectador com milhares de outras postagens. Por isso, é fundamental que você crie uma frase ou situação de impacto que motive o usuário a continuar assistindo seu conteúdo.
Outra estratégia que você pode acrescentar ao seu vídeo de vendas é criar gatilhos para gerar engajamento na sua publicação.
Ou seja, ao contar uma história no seu vídeo ou falar sobre alguma solução, provoque seu público com perguntas para que eles debatam e engajem sua publicação por meio de comentários.
Por exemplo, crie um conflito no seu vídeo e peça para que seus seguidores contem o que fariam no seu lugar para resolver o problema.
Patrocine seu vídeo de vendas
Agora que você tem boas estratégias na manga para criar vídeos de venda que efetivamente engajem seu público, verifique as métricas dos conteúdos que obtiveram melhores resultados e considere investir dinheiro neles.
Pois, com estratégias corretas e boas práticas de tráfego pago, sua publicação tem ainda mais chances de converter esses usuários em vendas para o seu negócio.
Coloque um CTA de fácil acesso no vídeo de vendas
O famoso Call to action, ou chamada para ação, é um dos elementos mais importantes quando falamos em vendas no universo digital.
Isso porque, se você não direcionar seu público a tomar uma atitude a partir da solução que você ofereceu, é bem provável que seu expectador apenas continue rolando o feed para a próxima postagem.
Por isso, não esqueça de ser específico e deixar o link para acessar sua solução de fácil acesso e a pouco cliques de alcance da efetuação da compra.
Precisa de ajuda para fazer seus vídeos de vendas serem um sucesso e engajarem com a sua audiência? Fale com a Beatz!
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