Marketing conversacional: o que é, quais as vantagens e como implementar
Hoje em dia, é impossível que você ainda não tenha passado por nenhuma estratégia de marketing conversacional. Afinal, a maioria das marcas oferecem serviços personalizados de suporte ao cliente. Então, se você já esteve em uma plataforma de chat com uma empresa, com certeza foi impactado por essa estratégia.
Além disso, se em algum momento, você se perguntou, se quem estava te respondendo era um robô ou um ser humano, essa estratégia foi bem estruturada e aplicada da melhor forma. Afinal, cada dia mais, as marcas apostam em automação de processos, e no marketing conversacional isso não seria diferente.
Mas, chegou o momento de você entender de uma vez por todas tudo sobre essa estratégia. Confira os detalhes que reservamos para você, descubra porque as marcas investem nesse tipo de marketing, e entenda se ele pode ser aplicado na sua empresa.
Boa leitura!
O que é marketing conversacional?
O marketing digital é uma importante evolução quando pensamos em modos de expandir as vendas de uma solução. Afinal, o meio digital não distancia o público da marca, como muitos dizem, mas, aproxima em plataformas que antes eram pouco exploradas.
Entretanto, como era de se esperar, o uso de técnicas e criação de metodologias para encontrar resultados dentro desse novo universo, tornou-se um caminho com muitas bifurcações. Desse modo, foi preciso estabelecer parâmetros que tornassem claras as intenções de marcas e clientes.
Para isso, estratégias como a do marketing conversacional, ganharam espaço no mercado e se transformaram em um trunfo para as marcas que souberam aproveitar os benefícios dessa forma de se fazer marketing.
Mas afinal, o que é marketing conversacional?
Essa é uma estratégia que utiliza conversas automatizadas, com a intenção de guiar o lead através da jornada de compra. Desse modo, o atendimento pode ser feito a qualquer momento, sem a necessidade de uma profissional do outro lado da linha.
Por isso, profissionais e acadêmicos, determinam que o seu principal objetivo está na comunicação entre público e marketing. Assim, mesmo que através de chatbots, o marketing conversacional é uma forma de humanizar a relação entre empresa e consumidor.
Nesse processo, três pilares são igualmente importantes. Entre eles, estão: o conhecimento humano, a tecnologia de automação e as tão famosas inteligências artificiais, que auxiliam na implantação de estratégias de marketing conversacional.
O que são chatbots?
O chatbot é uma peça chave para a implantação do marketing conversacional na sua empresa. Resumindo o seu significado, essa é uma ferramenta que poderia ser traduzida como robô de conversa. Desse modo, podemos automatizar diálogos e aprimorar não só o marketing conversacional, como também, toda a estratégia que utiliza essa ferramenta.
Entretanto, é preciso ressaltar que todos os diálogos são planejados por profissionais da área que, através de análises de comportamento, entende qual a melhor forma de se comunicar com aquele lead.
Dessa forma, tornado a experiência mais real e benéfica para aqueles que buscam um suporte no seu site, por exemplo. Como mencionamos anteriormente, se bem estruturada e aplicada, uma estratégia de marketing conversacional pode até se passar por um atendente real. Mas, para isso, é preciso entender o seu público e saber como se comunicar com ele.
Após isso, é possível programar o seu chatbot para a agir da melhor forma em situações adversas, sanando dúvidas e direcionando leads. Assim, otimizando o tempo da sua equipe e dando mais liberdade para o seu time otimizar outros processos.
Por que as empresas investem em marketing conversacional?
Como vimos anteriormente, o marketing conversacional pode ser muito benéfico para você que procura por uma forma de otimizar processos e, ainda assim, melhorar resultados. Mas, existem outros motivos pelos quais as empresas estão apostando cada vez mais nessa solução. Confira algumas delas!
Atendimento 24/7
Pensando de maneira prática, quanto tempo a sua empresa levaria para oferecer serviços de atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a ajuda de um robô?
Sem sombra de dúvidas, essa é uma demanda para uma equipe gigante e, por isso, exigiria tempo e recursos da sua empresa. Uma das principais vantagens do Marketing Conversacional, está na possibilidade de ser presente a todo momento.
Desse modo, você se diferencia por poder atender o seu lead, sempre que ele lembrar da sua marca ou buscar pelo seu produto.
Personalização
Além disso, essa estratégia ainda potencializa o fator de personalização. Afinal, se comunicar com o seu lead não é uma tarefa única e exclusiva das suas redes sociais, blogs e e-mails. É preciso ser ágil e responder dúvidas pontuais que podem surgir a respeito da sua solução.
Escalabilidade
Escalar a comunicação da sua empresa é a melhor forma de encontrar oportunidades de venda e, convenhamos que não existe uma verba infinita para a contratação de atendentes, mas, um robô pode dar conta do recado. Desse modo, evitando gargalos no atendimento e potencializando a venda.
E aí, você acha que o marketing conversacional pode ser uma ferramenta útil para as suas estratégias?
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