Conheça as técnicas para conversão de leads que a sua empresa deve começar a utilizar
Não existe outra forma de dizer isso, mas, não adianta planejar seus passos de forma mirabolante se a sua equipe não aplica estratégias eficientes para conversão de leads. Afinal, quando apresentamos resultados aos superiores, o número de vendas é o único que importa. Para isso, precisamos encontrar as pessoas certas.
Uma estratégia de marketing eficiente, com certeza, é algo que você almeja, certo? Se a resposta for sim, então você precisa aplicar as melhores técnicas em seus planejamentos.
Pensando nisso, separamos as melhores e mais eficientes ferramentas para conversão de leads para os seus futuros planejamentos. Assim, potencializando a chance de encontrar o cliente certo para a sua empresa.
Então, se você ainda não sabe como aumentar o número de leads da sua base de contato, chegou o momento de aprender todas as estratégias. Continue a leitura e confira!
O que é a conversão de leads?
Como sabemos, as estratégias de inbound marketing, em geral, atuam de forma a guiar o cliente em potencial através de um funil de conteúdo. Desse modo, identificamos em meio a uma certa quantidade de visitantes, aqueles que possuem maior chance de fechar negócio, por meio de conteúdo mais direcionados.
Para exemplificar:
Imagine que a sua empresa venda soluções para tratamento de água. O conteúdo seria direcionado da seguinte forma:
Em primeiro lugar, seriam materiais que possam ser interessantes para qualquer pessoa, esclarecendo dúvidas comuns e abordando problemas e possíveis soluções para tratamento de água, tecnicamente, não tão específicos para o público que você almeja. Ou seja, aqui você concentra todos que possuem interesse por temas relacionados a tratamento de água.
Após, chegamos na etapa de conversão de leads. Ou seja, identificamos em meio aos visitantes, quais são aqueles que possuem maior interesse em solucionar um problema, possivelmente, com soluções que sua empresa fornece.
O principal diferencial dessa etapa, são as informações que conquistamos através das pessoas que convertem para os próximos passos do seu funil de conteúdo. São elas que permitirão estreitarmos a comunicação com seus leads, tornando-a mais direcionada.
São essas informações que almejamos, e elas farão você conquistar cada vez mais clientes. Chamamos de funil, pois, quanto mais avançado entre as etapas, menor é a quantidade de pessoas. Isso porque, o objetivo é deixar somente o público com potencial de se tornar um cliente.
Mas, como esses avanços são feitos dentro do funil de vendas?
Ferramentas para conversão de leads
Como vimos, os conteúdos que oferecemos no topo de funil são, em geral, superficiais. Isso porque, guardamos os materiais com maior valor para a conversão de leads, ou seja, pedimos algo em troca por conteúdos que se aprofundam mais no tema pesquisado pelo lead.
Ou seja, utilizamos materiais valiosos para conquistar informações que vão nos auxiliar na comunicação com os leads e transformá-los em potenciais clientes. Chamamos eles de materiais ricos. Confira quais são os melhores para fazer com que o seu visitante se torne um lead.
E-book
Os e-books são, sem sombra de dúvidas, os métodos de conversão de leads mais tradicionais do marketing de conteúdo. Consistem em materiais completos, referentes ao tema de interesse do visitante. É por ele que o seu público dará as informações de contato. Por isso, devem abordar de forma aprofundada o tema em questão, utilizando todos os recursos disponíveis para se fazer entender o assunto.
Em geral, o conteúdo se apresenta de maneira mais extensa, e faz uso de recursos visuais como fotografias, ícones e demais estratégias de design. Além disso, entende-se que o lead interessado possui mais tempo para a leitura, por isso, apostamos em uma linguagem diferente das que vemos em textos de blog.
Estudos, estatísticas e pesquisas, são fundamentais para o seu lead compreender tudo sobre o tema. Por isso, eles, não só podem, como devem estar presentes no seu conteúdo!
White Paper
Assim como os e-books, os White Papers são materiais completos sobre determinados temas. Sua principal diferença é a profundidade e especificidade do conteúdo. Isso porque, geralmente, são destinados a leads com maior maturidade.
Ou seja, é um material rico destinado para a conversão de leads que já são mais avançados no assunto tratado. Assim como o e-book, essa opção traz estudos, pesquisas e estatísticas, mas, também se apresenta como um estudo. Isso porque, investe em uma forma mais profissional de se comunicar, utilizando termos técnicos e informações avançadas sobre o assunto.
Infográfico
O Infográfico se diferencia das demais opções. Isso porque, traz o tema de interesse do lead de maneira simplificada e sucinta, tornando o entendimento mais simplificado. Para isso, faz uso de imagens, ícones e textos curtos. Mas, não pense que, por isso, as informações não são relevantes, pois, elas devem entregar a finalidade do material rico, ou seja, valor ao seu lead.
Webinar
Já o Webinar, ou webinário, se assemelha a seminários ou eventos criados para que um especialista sobre o tema em questão, sane as principais dúvidas do público. O aprofundamento é dado de acordo com o perfil dos seus leads. Mas, em geral, se assemelham ao conteúdo de e-book, só que em vídeo.
Além disso, é uma forma muito interessante de estreitar a comunicação com o seu público, transformando-se em um conteúdo que promove interação entre especialista (a sua empresa) e os leads e potenciais clientes.
É importante ressaltar que esses conteúdos podem se adaptar a outras etapas do funil e não, necessariamente, exclusivos para a conversão de leads. Ou seja, também podem ser ferramentas para aumentar os seus visitantes e converter leads em vendas.
Tudo pode depender dos objetivos da sua empresa, bem como, do nível de interação e exigência dos seus visitantes e leads.
Somado a uma estratégia eficiente de tráfego pago, é possível aumentar ainda mais as suas conversões de leads.
E aí, gostou do tema do blog de hoje?
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