CRM para empresas: descubra como funciona e em quais plataformas investir
A automação dos processos de uma campanha de marketing, é o ponto principal de uma estratégia eficiente e bem estruturada. Afinal, aproveitar as ferramentas que estão ao nosso serviço, por muitas vezes, pode ser trabalhoso, mas, os resultados são recompensadores.
No dia a dia de um profissional da área, certas plataformas podem ser a chave para uma otimização efetiva dos processos envolvendo a administração de redes sociais, conteúdos em geral e gerenciamento de contatos. Esse último é sobre o que conversaremos neste artigo.
O CRM (Customer Relationship Management), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é uma das ferramentas mais importantes quando pensamos em automação. Isso porque, permite o gerenciamento de contas, leads e oportunidades de vendas.
Quando pensamos na rotina de uma empresa, essa pode ser uma ferramenta muito vantajosa para o dia a dia. Afinal, a organização de contatos é a melhor forma de identificar as melhores oportunidades para o seu negócio e, desse modo, potencializar as ações do seu time.
Bom… então, sem mais enrolações, vamos ao que interessa. Hoje, você vai aprender tudo sobre a aplicação de CRM para empresas, e as melhores plataformas para o seu negócio. Aproveite as dicas!
Quais são as características de um CRM para empresas?
Como vimos anteriormente, CRM, ou Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente, em tradução livre), é uma abordagem essencial para empresas que desejam se destacar no cenário competitivo de hoje. Pois, a principal ideia ao aplicar o CRM para empresas, é de que os clientes são o recurso mais valioso de uma organização.
Desse modo, essa é uma ferramenta que faz parte de uma estratégia que visa entender, nutrir e fortalecer os laços com os clientes ao longo de toda a jornada deles com o seu negócio.
O CRM não se concentra apenas nas tecnologias, mas, em uma mentalidade e um conjunto de práticas que permeia todos os departamentos de uma empresa. Ele envolve o uso inteligente de sistemas e ferramentas para coletar, organizar e analisar dados sobre os clientes, permitindo uma compreensão profunda de suas preferências e necessidades. Isso, por sua vez, possibilita uma comunicação mais personalizada e eficaz, o que contribui para a retenção de oportunidades e o aumento das vendas.
Além disso, o CRM para empresas, é uma ferramenta poderosa para aprimorar o atendimento ao cliente. Ao ter um histórico completo das interações com um determinado lead, as empresas podem resolver problemas de forma mais rápida e eficiente, demonstrando que valorizam a satisfação do público.
O que o CRM possibilita para as empresas?
Se você é um profissional da área, mesmo que iniciante, já deve ter se deparado com programas para automação de CRM, certo?
Essas plataformas são responsáveis por possibilitar tudo aquilo que vimos no tópico anterior. Ou seja, são formas de otimizar o armazenamento de informações de clientes, sejam eles em potencial ou ativos. Desse modo, sua empresa tem acesso facilitado a dados, como:
- Nome;
- Endereço;
- Telefone;
- Perfil profissional;
- E qualquer informação que você solicite em suas estratégias de marketing.
Além disso, através desse tipo de ferramenta, você ainda pode identificar o ponto de contato inicial do seu lead, bem como, todas as etapas percorridas por ele, até se tornar uma oportunidade de venda.
Apesar de esses serem os principais destaques quando pesquisamos por softwares especializados em CRM para empresas, as vantagens não param por aí! Afinal, essas plataformas ainda permitem uma integração entre os dados mais importantes. Desse modo, potencializando o seu time de vendas com informações cruciais para um contrato, além é claro, do histórico de interações com a marca e as preferências do lead.
Como escolher a plataforma de CRM ideal para a sua empresa?
Escolher a plataforma de CRM ideal para sua empresa, é uma decisão estratégica crucial que pode impactar diretamente o sucesso dos seus esforços de relacionamento com o cliente. Desse modo, o primeiro passo para essa escolha é identificar as necessidades específicas da sua empresa, considerando o tamanho da equipe, a complexidade do processo de vendas e o foco principal (vendas, marketing, atendimento ao cliente etc.).
Depois disso, avalie as integrações disponíveis, garantindo que a plataforma possa ser facilmente conectada a outras ferramentas essenciais do seu negócio. Além disso, analise a escalabilidade da ferramenta, levando em conta o crescimento futuro da empresa. A usabilidade é fundamental, então, certifique-se de que a interface seja intuitiva para a sua equipe, facilitando a adoção e maximizando a produtividade.
Outro detalhe que não podemos esquecer, é considerar, também, a personalização das funcionalidades, permitindo adaptar a plataforma às necessidades específicas da sua empresa. Por último, e igualmente importante, realize uma avaliação dos serviços de suporte ao cliente e a disponibilidade de recursos de treinamento para garantir que sua equipe possa aproveitar ao máximo o CRM para empresas.
Desse modo, com uma avaliação criteriosa baseada nessas dicas, você estará no caminho certo para selecionar a plataforma de CRM que vai otimizar o relacionamento com seus clientes e o crescimento do seu negócio.
A seguir, revelamos algumas das principais ferramentas de que a sua empresa pode se beneficiar. Escolha a melhor para o seu negócio e aproveite as vantagens!
Softwares de CRM que podem ajudar a sua empresa
Agendor
O Agendor é um CRM de Vendas brasileiro com mais de 10 anos de mercado e mais de 10 mil empresas em sua base de clientes. A plataforma do Agendor é reconhecida no mercado B2B pela sua facilidade de uso, pelo suporte rápido e pelo ótimo custo-benefício. Com foco em equipes de vendas consultivas, o CRM do Agendor atende tanto gestores comerciais quanto vendedores externos e internos, trazendo praticidade e agilidade para todas as etapas do processo comercial. Entre suas principais funcionalidades estão: múltiplos funções de vendas, campos obrigatórios por etapa do funil, campos personalizados, cadastro de empresas e pessoas, calendário de atividades, automatizações de tarefas, relatórios e relatórios de vendas, geração de leads, telefone virtual com inteligência artificial, personalizações e integração com WhatsApp. Além disso, a plataforma conta com aplicativos móveis gratuitos e API aberta para integração com outros softwares. O Agendor disponibiliza um plano gratuito , com acesso às funcionalidades básicas da ferramenta, e um plano pago completo a partir de R$ 53 mês por usuário.
Salesforce
O Salesforce é uma das principais e mais abrangentes plataformas de CRM do mercado. Oferece uma ampla gama de recursos para vendas, marketing e atendimento ao cliente. Isso porque, sua personalização avançada, integrações poderosas e análise de dados robusta, o tornam uma escolha popular para empresas de todos os tamanhos.
HubSpot CRM
O HubSpot CRM é uma solução voltada para o inbound marketing. Fácil de usar, ele oferece recursos de automação de marketing e rastreamento de leads. A integração com outras ferramentas da HubSpot, como o Marketing Hub, permite uma gestão unificada de marketing e vendas.
Zoho CRM
O Zoho CRM é conhecido por sua acessibilidade. Além disso, ele oferece automação de vendas, marketing e suporte ao cliente, e também, de integrações com várias outras ferramentas da suíte Zoho. É uma escolha certeira para empresas que buscam um CRM econômico e funcional.
Microsoft Dynamics 365
Oferecido pela Microsoft, o Dynamics 365 é uma solução CRM e ERP (Enterprise Resource Planning) unificada. Permite gerenciar vendas, atendimento ao cliente e operações comerciais em um sistema integrado. Dessa forma, a plataforma torna-se ideal para empresas que valorizam a integração com outras soluções Microsoft.
RD Station CRM
O RD Station CRM faz parte da plataforma RD Station, focada em marketing digital e geração de leads. Ele se integra às ferramentas de automação de marketing do RD, facilitando a gestão de leads e o acompanhamento do funil de vendas, especialmente para empresas com uma abordagem de marketing digital estratégica.
E aí? Acha que está pronto para escolher e administrar uma plataforma de CRM para empresas? Aqui em nosso blog você encontra diversos artigos com dicas essenciais para otimizar a rotina de marketing da sua empresa!
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