Entenda a Pirâmide do Interesse e o seu grau de importância para os consumidores!
Quando você pensa em vender um produto ou serviço para as pessoas, quais estratégias você tem em mente? Fazemos essa pergunta porque, dependendo da pessoa e a relação que esta tem com a sua marca, muitas estratégias podem não dar certo. E é por isso que a pirâmide do interesse será o assunto de destaque de hoje.
Isso porque, para vender bem, você precisa saber exatamente:
– Com quem está falando;
– Qual o interesse da pessoa naquele momento;
– Que tom usar na comunicação.
Guiando você nesse novo material, veremos juntos como utilizar a pirâmide de interesse, suas maiores vantagens e como fortalecer suas vendas. Confira abaixo!
De onde veio a pirâmide do interesse?
Falando de forma resumida, a pirâmide do interesse vem do estudo Pirâmide de Chet Holmes. Nesse estudo do marketing, é taxado quantas pessoas têm real interesse em comprar agora, quais estão dispostas a ouvir o que você tem a dizer e quais não estão abertas a negócios.
Assim, é possível taxar quem realmente trará lucros e investir seus recursos de vendas nos consumidores que trarão um retorno real para você. Mas, você sabe como usar esse estudo no dia a dia?
Um exemplo que usa a pirâmide do interesse para alinhar as pessoas certas e anúncios são as redes do META. Isso porque, através de algoritmos, a plataforma consegue medir seu interesse em um determinado assunto pela quantidade de curtidas e visualizações em posts. Logo, se uma pessoa consome muitos conteúdos sobre arte, e você é uma loja que busca artistas e pessoas interessadas para vender tintas, telas e pincéis, o META ADS segmenta o perfil dessa pessoa para ver seus anúncios. Assim, você tem um caminho mais fácil para atrair, converter e vender!
Pirâmide do interesse – Camada por camada
Esse estudo da Pirâmide de Chet Holmes só é considerado como uma pirâmide, pois, no topo está a porcentagem de quem quer comprar. E, quanto mais próximo da base, menores são os interesses de compra. Porém, a taxa de quem não tem interesse é sempre maior do que, quem tem total interesse de compra.
Lembra do funil de vendas, onde ele vai afunilando cada vez mais, até chegar nos leads que estão totalmente à procura dos seus serviços/produtos? É basicamente o mesmo conceito, mas de cabeça para baixo.
A primeira camada, que representa os leads quentes, somará um total de 3% de todo o volume de pessoas que você segmentou nos seus estudos e planejamentos. Com essa camada, a comunicação e as ações de marketing devem ser totalmente comerciais.
Já na camada abaixo, temos as pessoas suscetíveis a entender e analisar as suas propostas para futuras compras. Aqui, temos 7% de todo o volume identificado em suas pesquisas.
Por fim, na base da pirâmide de interesses, temos 90% das pessoas. Porém, aqui ninguém está interessado em comprar no momento.
E como esses números me fazem vender melhor?
Fazendo parte do planejamento, esses números mostrarão uma quantidade mais assertiva de quem está em cada fase da jornada de compra. Ou seja, as vantagens de vendas começam quando você entende como se comunicar e o quanto investir em cada um desses patamares.
Dessa maneira, se a quantidade de pessoas sem interesse ou dispostas a ouvir for muito superior àquelas que querem comprar, investir em ações de conversão aumentarão os números de leads.
Esse estudo no planejamento otimiza os investimentos em campanhas e permite uma distribuição mais adequada para vender bem e converter mais.
Mas, por que investir fora dos 3%?
É possível que, lendo até aqui, você tenha pensado: não é melhor investir apenas nos 3% e usar seus recursos apenas em quem dará retorno financeiro?
Porém, há uma questão muito importante que faz essa ação ser o seu PIOR INVESTIMENTO: todos querem apostar nos 3%. Ou seja, a sua concorrência nesse patamar da pirâmide de interesse é muito mais concorrida do que nos outros níveis.
Com esse empecilho no caminho, quem investe apenas nos 3% acaba colocando todos os seus recursos em um nicho que também não dê retorno. Principalmente, caso a concorrência invista mais recursos ainda.
O bom de direcionar parte da sua verba na divulgação para pessoas nas outras fases de interesse, é que há um “preparo” para cultivar uma relação entre esses consumidores e a sua marca. Assim, quando estes se tornarem compradores interessados, já conhecerão a sua marca desde antes e saberão que seus produtos/serviços são confiáveis.
Enfim, agora que você já sabe mais sobre a pirâmide de interesse e como aplicar seus dados nas vendas da empresa, que tal conferir mais materiais no Blog Beatz? Atualize-se com a gente em nossas redes sociais e entre em contato para ter suporte profissional na comunicação da sua empresa!
Nos vemos em breve.