Importância do Fit Cultural na Contratação e Retenção de Talentos
Fit Cultural é um termo muito usado no universo da gestão, mais especificamente no ambito dos Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.
De forma geral, trata-se do alinhamento entre valores, crenças, e comportamentos de um indivíduo com os da organização na qual ele trabalha ou aspira trabalhar.
Em muitos casos, tal sincronia contribui para que os colaboradores se sintam mais engajados, motivados e satisfeitos com o seu ambiente de trabalho.
Na perspectva da organização, por sua vez, tem-se um ambiente de maior produtividade, criatividade, bem como uma maior perspectiva de retenção de talentos.
Dessa forma, um fit cultural positivo garante que os novos contratados compartilhem valores semelhantes com a empresa, se adaptem com mais facilidade à cultura organizacional e contribuam para a manutenção e desenvolvimento dessa cultura.
Assim, empresas com culturas fortes e bem definidas costumam comunicá-la de forma simples e acessível, não só usando essa informação como critério de seleção, mas também como artifício de atração de profissionais que realmente desejam trabalhar na organização.
Portanto, compreender e definir sua cultura, contribui para identificar candidatos que se encaixem harmoniosamente em determinada organização durante o processo de recrutamento e seleção.
Como se analisa o Fit Cultural?
O Fit Cultural, ou em tradução livre “adequação cultural” é um indicador de quão bem um indivíduo se integrará à equipe e ao ambiente de trabalho, fator que contribui para sua satisfação, engajamento e retenção a longo prazo.
Para analisar o Fit Cultural, especialistas adotam diferentes estratégias durante o processo de seleção e recrutamento, além de análises ao longo do ciclo de vida do funcionário na empresa.
Algumas das principais abordagens são:
Definição da cultura organizacional
Antes de analisar a adequação dos candidatos, a organização deve ter uma compreensão inequívoca de sua própria cultura, valores, missão e visão. Para chegar em uma definição final, vale realizar pesquisas internas, discussões em grupo e sessões de brainstorming com funcionários atuais, identificando os elementos centrais da cultura da empresa.
Questões comportamentais durante a entrevista
Analisar o comportamento do candidato a partir de questões específicas de seu passado, buscando entender seus valores, motivações e comportamentos.
Integração e orientação
Durante o processo seletivo, realizar dinâmicas em grupo que reforcem a cultura da empresa, bem como promover a vivência dos valores da empresa durante o onboarding.
Feedback contínuo e avaliações de desempenho
Incluir critérios relacionados ao Fit Cultural em avaliações de desempenho regulares, identificando aspectos de melhoria para manter o alinhamento cultural ao longo do tempo.
Envolvimento na comunidade e atividades de equipe
Promover atividades externas ao trabalho que reflitam a cultura e os valores da empresa para reforçar o senso de pertencimento e avaliar a aderência dos funcionários à cultura organizacional.
Dito isso, vê-se que analisar o Fit Cultural não é apenas sobre encontrar candidatos com o encaixe perfeito na cultura atual da empresa, mas também diz respeito à identificação de indivíduos vão de fato contribuir para a evolução da empresa de forma positiva.
Fit Cultural no processo de contratação
Como já mencionado ao longo deste artigo, o Fit Cultural deve ser analisado antes e durante a jornada de um funcionário na presa. Por isso, é uma das principais considerações durante a contratação, podendo ser incorporada no processo seletivo da seguinte forma:
- Incluir elementos da cultura da empresa na descrição da vaga;
- Frisar a cultura e personalidade da marca em materiais de comunicação e marketing de recrutamento;
- Aplicar testes de personalidade e perguntas situacionais nas entrevistas;
- Realizar dinâmicas de grupo com outros candidatos;
- Envolver membros da equipe no processo seletivo, convidando-os para contribuírem em etapas específicas;
Incorporar o Fit Cultural no processo de contratação ajuda a construir equipes mais coesas, mas não é garantia de um ambiente de trabalho mais positivo e uma a probabilidade de sucesso a longo prazo para os novos contratados. Por isso, as equipes de gestão de pessoas, recursos humanos, bem como os líderes, devem criar estratégias de avaliação contínua.
Retendo talentos por meio do Fit Cultural
Existem várias maneiras de aplicar conceito de Fit Cultural estrategicamente para reter talentos, criando um ambiente de trabalho com funcionários conectados entre si, mas também individualmente valorizados e motivados. Algumas abordagens eficazes são:
- Reforcar a cultura organizacional por meio de ações de comunicação interna;
- Realização de programas de integração imerjam os novos funcionários na cultura da empresa;
- Oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional e capacitações alinhadas à cultura
- Implementar programas de reconhecimento e recompensas, celebrando os resultados alcançados conforme os valores da empresa.
- Estabelecer canais de comunicação abertos e transparentes, incentivando o feedback entre todas as partes envolvidas.
- Garantir uma cultura organizacional que valorize a diversidade, promovendo um ambiente inclusivo onde todos possam prosperar.
- Adotar abordagens de gestão de conflitos em harmonia com a cultura da empresa;
- Apoiar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional como parte da cultura organizacional.
Sem dúvidas, administrar uma organização ou liderar uma equipe não é tarefa fácil. Afinal, gerir pessoas com culturas, pensamentos e histórias tão diferentes pode ser um grande desafio. No entanto, aplicar as orientações descritas ao longo deste artigo, pode ser um bom começo. Para mais dicas de gestão e demais assuntos do universo do marketing e negócios, explore o blog da Beatz!