O que é o inbound marketing B2B e como ele funciona na sua indústria?
Vender para outras empresas envolve muitos desafios, como por exemplo, questões burocráticas que dificultam o processo comercial. Por conta disso, implementar ações de marketing é uma tarefa desafiadora, porém, é isso que te ajudará a converter leads, ou seja, seus clientes potenciais em compradores, e a fortalecer o relacionamento com eles. Nesse sentido, surge o inbound marketing, a estratégia mais eficiente para fazer uma empresa crescer através da internet, que visa atrair, nutrir e converter clientes através de conteúdos relevantes. Mas, para obter melhores resultados, é ideal adequar as estratégias às necessidades do seu tipo de negócio, identificando como o inbound marketing se aplica a sua indústria. Quer entender mais sobre inbound marketing B2B e como ele funciona?
Então, continue a leitura e confira!
B2B x B2C
Antes de entender mais sobre inbound marketing B2B, é preciso saber as diferenças entre uma empresa B2C e B2B.
A principal diferença é o tipo de cliente que cada um tem como alvo. O modelo B2C busca atrair consumidores individuais, enquanto o B2B atrai clientes empresariais.
O tamanho dos mercados é também outra diferença entre esses dois modelos, já que o mercado B2C é aquele que abrange todos os consumidores finais, sendo um mercado grande e geralmente amplo, enquanto no B2B, o mercado tende a se direcionar para nichos, visto que o objetivo é entregar soluções bem específicas para outras empresas. Dessa forma, o mercado-alvo para uma empresa B2B, geralmente, é muito menor do que o mercado-alvo de uma empresa B2C.
Um outro ponto é que o processo de compra é mais demorado no B2B, pois, os tomadores de decisão das empresas tendem a ser mais criteriosos em uma organização do que os consumidores individuais.
Dessa forma, o inbound marketing B2B requer uma estratégia mais elaborada, já que lidar com as empresas pode ser mais complexo do que com os indivíduos.
O que é Inbound Marketing B2B?
O inbound marketing B2B é a estratégia que tem como objetivo, gerar interesse e conscientização sobre a empresa e seus produtos por meio de conteúdo valioso, tendo como função atrair, nutrir e converter leads em clientes.
Alguns dos caminhos utilizados para a geração de leads, para direcionar mais tráfego e aumentar as vendas, são o marketing de conteúdo, mídia social e otimização de mecanismos de busca (SEO), além de estratégias de performance que visam desenvolver anúncios exatamente para os públicos que a empresa deseja alcançar.
Nessa estratégia, a lógica é fazer com que sua empresa mostre para os seus clientes potenciais que eles precisam do seu serviço. Assim, o sentimento provocado no cliente, é de ter encontrado o que estava procurando. Isso gera confiança nos compradores, facilitando o processo de venda.
As mensagens são direcionadas de acordo com o público-alvo e mercado, e a abordagem adotada é diferente e personalizada, já que é segmentado para outras empresas.
Mas, tudo é feito de acordo com a etapa da jornada de compra em que o seu possível cliente se encontra. Então, um dos fatos mais interessantes e vantajosos do Inbound marketing, é que ele produz conteúdos para diversos momentos do lead, como você pode ver a seguir.
Entenda mais sobre cada etapa
Em atração, por exemplo, o possível cliente vai ler materiais sobre aprendizado e descoberta, e reconhecimento de problemas que ele certamente identificará como seu.
Em consideração das soluções, ele verá opções para resolver o desafio que vem enfrentando para, por fim, em decisão de compra, entender que a opção que a sua empresa oferece, é exatamente a que ele precisa.
Por fim, o Inbound marketing recomenda, ainda, a produção de conteúdos de retenção, que são os chamados materiais de manutenção, que ajudam o cliente a usufruir melhor do que comprou ou, até mesmo, a renovar ou ampliar o contrato com o seu negócio.
Portanto, se você tem uma empresa B2B, o inbound marketing deve ser uma de suas prioridades. Isso te ajudará a gerar mais leads que, eventualmente serão convertidos em clientes, a aumentar o número de oportunidades e concretizar mais vendas.
Quais as estratégias de Inbound Marketing para B2B?
Presença digital
Em primeiro lugar, é importante ter uma presença digital. Mídias sociais e canais ativos e com conteúdo relevante são fundamentais na hora de criar estratégias de inbound marketing para indústrias B2B.
Elabore uma estratégia para suas mídias sociais que ajude seus clientes a conhecer, ponderar e escolher o seu produto como a melhor opção. Além disso, produza conteúdos diferentes para cada fase em que seu possível cliente se encontra.
Qualificação do lead
Sem dúvida, é importante saber por qual forma os seus clientes chegam até o seu negócio, pois, isso te ajudará a elaborar as melhores estratégias a serem usadas por sua indústria, visando captar novos clientes.
Com o Inbound marketing B2B, você consegue monitorar o caminho percorrido pelo seu possível cliente para entender se ele realmente está pronto para comprar o seu serviço ou produto.
Persona
De fato, para estruturar um processo de vendas de sucesso, é essencial que o seu primeiro passo seja definir a persona.
Ela é um personagem semifictício que representa a pessoa para quem você deseja vender, dentro do seu Perfil do Cliente Ideal.
Em nosso blog, temos um texto completo que explica tudo sobre persona. Clique no link e leia este conteúdo também!
Ao entender melhor sobre a persona da sua empresa, você pode tomar decisões focadas em seu comportamento, preferências e necessidades, aumentando as chances de ter sucesso em suas estratégias.
Funil de vendas
Depois de falar sobre persona, precisamos citar o funil de vendas. Pois, trata-se de algo fundamental. Para gerenciar a performance do setor comercial da sua indústria é estabelecer um funil de vendas. Esse é o momento em que você poderá identificar possíveis gargalos de perda de vendas e entender melhor o seu processo.
Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é focado na sua persona e no seu funil de vendas, e é capaz de fortalecer sua marca através da criação e distribuição de conteúdo relevante e consistente.
Nesse sentido, a produção de conteúdo aumentará o conhecimento e a percepção positiva de sua marca, assim como, a interação dos clientes com ela, além de ajudar na criação de uma jornada para os consumidores, e de oportunidades de negócio e vendas.
Ou seja
Com o inbound marketing B2B, a sua indústria gera conteúdo de qualidade para conseguir autoridade na internet, tendo como resultado clientes educados e conectados com seu negócio, pois, os conteúdos produzidos o tornarão mais maduro para adquirir seus produtos.
Dessa forma, a empresa gera conteúdos tão relevantes que fazem com que o próprio cliente vá de encontro com ela. Assim, eles ficam a apenas um passo da decisão de compra.
Portanto, pode-se dizer que o conjunto de estratégias utilizados no inbound marketing B2B ajudará o seu negócio a atrair e converter usuários espontaneamente.
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