Marketing direto: alcance um público específico com muito mais eficiência
Talvez você já tenha sido impactado pelo marketing direto sem sequer saber que esse é o nome determinado para essa forma de propaganda.
Isso porque, o marketing direto é uma das formas mais antigas de vender que existe. Trata-se da venda feita mirando diretamente em um comprador específico.
Ou seja, se o marketing indireto como o de um outdoor impacta milhares de pessoas em uma rodovia, o marketing direto bate na porta de quem tem potencial para comprar um produto.
Neste artigo, você entenderá mais sobre como funciona essa forma de marketing que ainda é bastante efetiva,
O que é marketing direto
O marketing direto é uma forma de vender diretamente para um cliente específico. Ou seja, são aquelas ligações que recebemos diariamente oferecendo planos de celular, serviços bancários etc.
Assim, perceba que os telefonistas que nos contatam sabem exatamente quem nós somos, sabem nosso nome, nossos dados e estão à nossa procura para oferecer um serviço que talvez seja interessante para nós.
Afinal, nenhum telemarketing telefona para sua casa querendo falar com qualquer um, eles sempre procuram pelo dono da linha e dos dados cadastrados no sistema.
Da mesma forma, funcionam todas as outras maneiras de marketing direto. São as formas de efetuar vendas oferecendo produtos endereçados diretamente ao comprador em potencial. Isto é: de modo personalizado e oferecendo produtos ou serviços compatíveis com as preferências do alvo desse marketing.
Tipos de marketing direto
Assim como existem dezenas de formas de se fazer marketing indireto, há muitas maneiras de impactar seu público com uma abordagem personalizada, exclusivamente para cada comprador. São alguns exemplos de marketing direto:
Telemarketing
O já citado telemarketing é um dos exemplos mais claros e clássicos de como funciona o marketing direto.
Afinal, essas companhias de telefonemas são responsáveis por manejar um grande volume de dados de cadastro e transformá-los em vendas em potencial, oferecendo soluções que sejam interessantes e tentadoras para o consumidor do outro lado da linha.
E-mail marketing
E é claro que o marketing digital não ficaria de fora dessa forma de gerar vendas! Graças às Landing Pages e páginas de cadastro, hoje é possível ter o e-mail, aniversário, telefone, sexo e gênero, idade e qualquer outra informação dos seus clientes em potencial.
Com isso em mãos, é mais do que possível fazer campanhas direcionadas especialmente para o seu público, gerando descontos exclusivos em produtos que sejam objeto de desejo para pessoas específicas dentre seus leads.
Um exemplo disso é o e-mail marketing de aniversário. Assim, durante o mês de celebração de mais um ano do seu cliente, você pode enviar um e-mail oferecendo ofertas, brindes e cupons personalizados!
Venda direta (cosméticos)
Essa forma de venda já foi febre e ainda faz sucesso entre aqueles que buscam uma segunda fonte de renda. Quem nunca comprou ou já viu uma tia comprar cosméticos por catálogo?
Aquelas vendedoras que iam de casa em casa oferecer cremes e perfumes, talvez nem soubessem, mas estavam trabalhando com a lógica do marketing direto.
Afinal, por vezes, telefonavam avisando que um produto ou outro que uma cliente estava esperando chegou à loja! Quer mais personalização do que esse contato tão próximo quanto esse que as vendedoras de cosméticos têm com as suas clientes?
Cupons
Os cupons de desconto exclusivos operam em uma lógica muito parecida com as demais formas de marketing direto. Já percebeu que muitas farmácias geram descontos quando você informa seus dados aos atendentes?
Graças a computação dos seus dados o sistema é capaz de identificar suas compras recorrentes, suas preferências por marcas e, por vezes, geram promoções tentadoras naqueles produtos que você está predisposto a comprar.
Benefícios de fazer marketing direto
Embora esse tipo de marketing requeira uma boa organização e catalogação dos dados dos clientes, ele pode ser muito efetivo.
Afinal, ao mirar em um cliente em específico ao invés de vários, você tem mais chances de entender as dores desse comprador e fazer propostas compatíveis com as suas necessidades.
Cliente mais qualificado e disposto a comprar
Ao mirar no cliente específico, você está oferecendo um produto que ele já está acostumado, tem muita familiaridade ou pré-disposição a gostar.
Por isso, o processo de aquecer esse lead é bem mais curto e o tempo que você levará para efetuar uma venda é bem menor.
CAC mais baixo
Outro fator vantajoso em aplicar o marketing direto é diminuir o custo de aquisição por cliente. Isso porque, um comprador que ainda desconhece sua marca, precisa passar por muitas etapas até confiar no seu produto e efetuar uma compra.
E portanto, os custos com propaganda para atingi-lo vão aumentando à medida em que você precisa fazer mais e mais ações para atingir esse público que ainda não te conhece.
Mensagem personalizada
Conhecendo seu cliente e tendo seus dados em mãos, você consegue fazer ações para trazê-lo de volta para efetuar uma nova venda por meio de mensagens personalizadas.
Muitas lojas enviam e-mails mostrando uma roupa já comprada e sugerindo opções similares dentro da loja.
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