Você sabe o que é funil de vendas e como ele pode ajudar a sua empresa?
Será que o caminho trilhado pelo seu cliente é algo importante para os processos da sua empresa? De fato, saber como ele entra no seu funil de vendas, se comporta e as possibilidades de fazer com que se torne um cliente, pode te ajudar a tomar decisões mais assertivas.
Mas afinal, o que é um funil de vendas e qual a sua verdadeira finalidade nos processos envolvendo o marketing digital? Essa é uma pergunta que está entre profissionais e iniciantes na área, por isso, vamos falar hoje sobre essa ferramenta tão importante para o desenvolvimento do seu negócio.
Então, se você tem dúvidas sobre o assunto, chegou o momento de sanar todas elas! Vamos nessa?
O que é funil de vendas?
Você está inserido em um funil de vendas neste exato momento. É isso mesmo, pois, lendo este texto você, provavelmente, vai adentrar em nosso funil de vendas, seja em busca de mais informação sobre o assunto, ou à procura de uma determinada solução.
Essa é uma prática muito comum quando falamos de marketing digital. É preciso prever possíveis movimentos em uma estratégia, e com isso determinar os passos para que o seu lead avance no conteúdo. Mas, vamos começar do princípio.
O funil de vendas, em marketing digital, é caracterizado por uma sucessão de etapas com objetivos específicos dentro da sua estratégia. Em geral, recebe uma representação visual e, como dito anteriormente, pode ser dividido para atender melhor aos requisitos de uma campanha.
De modo abrangente, o funil de vendas pode conter:
Atração
Quando pensamos em um funil, o formato já pode nos indicar muito sobre o porquê dele ser aplicado no marketing digital. Na primeira etapa, onde temos a área mais ampla de um funil, nos concentramos na atração de usuários e visitantes para o seu site.
Para isso, é preciso trabalhar conteúdos com alto poder de atração e, apesar de não dispensarmos o papel de uma persona e um público-alvo, a estratégia deve ser abrangente. Assim, “afunilando” a maior quantidade de pessoas possível, até que restem os mais interessados e propícios a adquirir a sua solução.
Conversão
A partir do momento que você já tem um número expressivo de visitantes, chegou o momento de filtrá-los e descobrir quem realmente quer avançar no funil de vendas. Chegou o momento da conversão.
Em etapas como essa, o principal trabalho que temos é o de transformar visitantes em leads. Ou seja, precisamos de informações para que a comunicação se torne cada vez mais pessoal e efetiva. Em uma estratégia de conteúdo, por exemplo, investimos na oferta de materiais ricos, ou seja, aqueles que são tão interessantes que precisam de algo em troca para garantir o acesso, como os dados de contato.
Qualificação
Assim como as demais etapas, quando falamos em qualificação, estamos pensando em uma nova forma de reter apenas aqueles que estão realmente interessados no seu produto/solução. Nesta etapa, o objetivo é avaliar se as oportunidades de venda são mesmo qualificadas para a empresa.
Isso pode ser feito por meio de uma entrevista, uma apresentação, ou um teste. Bem como, através da confirmação entre as informações do seu cliente ideal com aquelas obtidas neste processo.
Venda
Depois de tudo isso, chegou o a hora de finalizar a sua venda, ou seja, é o momento das negociações e apresentação das soluções para aqueles leads que você qualificou por todo esse processo. Nesta etapa você pode ter a certeza de que eles estão prontos para comprar o seu produto — só estão esperando pelo momento certo.
Relacionamento
Muitos acreditam que a venda é o último passo do funil de vendas, mas, esse é um pensamento errôneo. Afinal, é preciso garantir um cliente e não apenas uma venda.
Se o cliente teve uma boa experiência é provável que ele volte a comprar, mas você precisar deixá-lo ciente de que a sua empresa está preparada para atendê-lo.
Funil de vendas Beatz
Entendemos na Beatz, que esse processo pode ser ainda mais simplificado. Afinal, os procedimentos que envolvem a conversão e a qualificação, exigem uma comunicação ativa entre público e empresa. Desse modo, dedicamos essas etapas ao relacionamento com os leads, potencializando a chance de conversão e confiança na marca e, efetivamente, contribuindo com a venda.
Assim, o funil de vendas da Beatz pode ser representado dessa forma:
Como usar o funil de vendas no marketing digital?
Agora que você já sabe o que é um funil de vendas, precisamos entender como aplicá-lo no marketing. Separamos algumas dicas que podem te ajudar a implementar essa solução em suas estratégias. Aproveite!
Definir os objetivos
O primeiro passo é definir os objetivos do funil de vendas. Como vimos anteriormente, um funil de vendas pode ser adaptado para os seus objetivos, por isso, é importante ter em mente qual a sua intensão ao definí-lo. O que a empresa espera alcançar com ele? Aumentar as vendas? Melhorar a eficiência? Aumentar a satisfação do cliente?
Identificar o público-alvo
Assim como qualquer passo no marketing digital, é importante identificar o público-alvo do funil de vendas. Ou seja, descubra quem são as pessoas que a empresa está tentando atingir e quais são as suas necessidades e interesses.
Mapear a jornada de compra
Qual é o caminho que o seu visitante tem que percorrer para se tornar um cliente? É isso que você deve fazer ao mapear a jornada de compra da sua empresa. Defina tudo que ele deve fazer até se fechar um contrato ou comprar um produto. Assim, você já pode imaginar quais são as etapas do seu funil de vendas em marketing digital.
Desenvolver estratégias para cada etapa
Existe uma forma de agir e uma técnica certa para cada etapa. Como vimos anteriormente, existem inúmeros processos que podem ser aplicados no decorrer do funil.
Por isso, é importante determinar a melhor estratégia para cada situação. Conteúdo, landing page, e-mail marketing, portanto, chegou o momento de escolher as melhores etapas para as diferentes fases do funil.
Acompanhar e medir os resultados
Por fim, é importante acompanhar e medir os resultados do funil de vendas para identificar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. Desse modo, potencializando a sua estratégia, o seu funil de vendas e, consequentemente, os seus resultados.
Antes de ir embora, você ainda pode aprender muito mais sobre funil de vendas. O blog da Beatz está recheado de conteúdos que vão mostrar tudo que você precisa saber para potencializar as suas estratégias e campanhas. Além disso, você ainda pode conferir o Beatz Podcast. Todas as terças-feiras, às 09h30, estamos lá no nosso canal oficial do YouTube.