Não deixe os leads esfriarem, com o Remarketing
Todo mundo que já planejou e realizou uma estratégia de marketing digital sabe que nem todos os leads chegam a converter em vendas. Porém, isso não significa que você deve parar por aí e deixar que a oportunidade vá embora. Foi percebendo essa necessidade que nasceu o remarketing.
Assim como é preciso muita análise e cautela para conquistar os consumidores, consequentemente, buscar pelos clientes de volta exige o mesmo cuidado. E, se você ainda não usou essa tática, ou já realizou uma tentativa sem muitos resultados, esse material é perfeito para você e a sua empresa.
Confira mais detalhes sobre o remarketing, suas maiores vantagens e precauções, até a reconquista dos leads não convertidos.
Remarketing – Não dependa só da 1ª tentativa
A julgar pelo nome, não é difícil entender que remarketing significa realizar suas ações de venda novamente, nas mesmas pessoas que não geraram uma venda na ação anterior. Isso porque, é normal que uma porcentagem da sua base de leads não tenha interesse o suficiente para ser engajada por suas táticas.
Mas é preciso tomar alguns cuidados ao adotar o remarketing. Isso porque, buscar outra vez por uma pessoa que não demonstrou interesse algum na sua marca e produtos, transparece insistência demais da sua parte. O ideal é focar naquelas pessoas que mostraram certo interesse, mas que, só não estavam motivadas o suficiente para comprar suas soluções naquele momento.
O que pode desmotivar uma conversão de leads?
Em certos casos, a desmotivação de um lead pode acontecer porque não era um momento propício para aquela pessoa fechar negócio com você. Fatores que geram essa desistência giram em torno de:
– Desestabilidade financeira;
– Inserção fraca da marca no “radar de compra” das pessoas;
– Tempo de decisão rápido demais.
Outra questão muito importante que faz muitas pessoas não comprarem é o momento certo do ano para realizar a ação de venda. Por exemplo, se você é uma empresa de eletrônicos, a sua campanha não deve acontecer no mês de Outubro. Isso porque, no mês seguinte, temos o Black Friday. Logo, é fácil para as pessoas pensarem: “vou economizar agora para comprar com desconto depois”.
Ou seja, além de avaliar a concorrência, fique de olho em:
– Datas comemorativas;
– Tempo de maturação da sua campanha;
– Fatores socioeconômicos atuais.
Como fazer um remarketing certeiro?
Como estamos falando do remarketing para leads e consumidores no meio on-line, precisaremos rever táticas do marketing digital e adaptar da maneira certa para os leads mornos.
Usar a sua base de contatos para fazer um fluxo de e-mails é uma boa opção. Afinal, essas pessoas já te conhecem e o que você tem a oferecer. Mas, dessa vez, você precisa focar no insight certo para convencer que aquele é o momento perfeito da compra.
Ou então, se você tem medo de ser só mais um e-mail na caixa de entrada, invista nos anúncios de redes sociais. Segmentando as pessoas certas e usando apelos visuais/textuais que chamem a atenção, seus anúncios funcionarão como aquele empurrãozinho que faltava para converter o lead.
Só não esqueça de usar os gatilhos mentais corretos! Artifícios como “ainda dá tempo de ter o seu…” funcionarão melhor do que “tenha”, “aproveite”, “compre agora”.
Não espere compras do dia para a noite
Por mais que todas as estratégias tenham sido pensadas com total cautela em cada detalhe, isso não significa que as pessoas estarão 100% engajadas a consumir sua marca. Afinal, elas tiveram seus motivos para não comprarem na sua primeira ação.
No remarketing, o maior objetivo é mostrar que você é uma solução de alta prioridade que não deve ser dispensada. Porém, insistir demais traz uma postura não muito atrativa para o público.
Portanto, mantenha um bom tempo fortalecendo o relacionamento com os leads mornos, construa cuidadosamente o destaque dos seus benefícios e faça como o ditado: dê tempo ao tempo!
Quando é a hora certa de fazer o remarketing?
Para não perder o lead não convertido, você precisa ter um timing certo de quando se apoiar no remarketing. Então, não demore muito para voltar a falar com quem mostrou interesse nas suas propostas. Do contrário, outras marcas terão mais tempo para se aproximarem, relacionarem e converterem uma venda que deveria ser sua.
Por fim, se você não quer mais deixar a sua base de leads esfriar, entre em contato e tenha o suporte profissional da Beatz para aumentar seu volume de vendas! Conheça mais dicas do marketing digital em nosso blog e acompanhe todas as novidades da agência em nossas redes sociais!