Alinhe confiança e vendas com marketing de relacionamento!
O que você imagina quando falamos “marketing de relacionamento”? Se a sua resposta faz menção às estratégias que buscam maior proximidade com os consumidores, então está no rumo certo. Mas, sabia que estabelecer um relacionamento entre marca e cliente é bem mais difícil do que isso?
Primeiramente, mostrar-se uma marca confiável e que se importa com o bem-estar das pessoas não é algo que se conquista do dia para a noite. Consequentemente, a concorrência e a quantidade de outros nomes no mercado também dificultam o destaque da sua empresa.
Quer saber como ter um relacionamento saudável com as pessoas e fazer desse um fator que melhore as suas vendas? Então confira o material abaixo até o fim e conte com as nossas dicas para ir mais longe no marketing de relacionamento!
No marketing de relacionamento, a 1ª impressão é que fica!
Em se tratando de relacionamento, causar uma boa primeira impressão é sempre muito importante. E, caso você queira impressionar seus futuros consumidores, há uma série de cuidados que precisam ser tomados o mais rápido possível, como:
– Atendimento ágil e que não deixe as pessoas esperando demais;
– Um site muito bem organizado, fluido e fácil de navegar;
– Conteúdos, os mais originais possíveis nas redes sociais, aliados a uma identidade visual forte;
– Propostas inovadoras no mercado;
– Saber explorar os seus diferenciais.
Ou seja, quando um consumidor encontrar a sua marca, a organização e um bom atendimento já construirá a identidade de uma marca comprometida, organizada e experiente. Inclusive, temos materiais sobre otimizações de site em nosso blog que ajudarão você a ter uma orientação completa para se destacar!
Após os preparativos para as pessoas se sentirem bem-vindas buscando a sua marca, podemos seguir para os próximos passos.
Não trate seu cliente como apenas um número
Após a primeira impressão, as pessoas que entrarem em contato precisam entender que você realmente se importa com cada uma delas. Por isso, é preciso pensar em estratégias que vão além de um atendimento frio e técnico.
Um ótimo exemplo que podemos ver no mercado é o Nubank, um banco que investe bastante para ser uma marca mais humanizada em relação aos outros bancos. O padrão de atendimento deles já envia alguns itens juntamente do cartão que é solicitado pelos clientes. Porém, a marca já inovou em ações como:
– Enviar cartas feitas à mão;
– Realizar alta interação com pessoas nas redes sociais;
– Já mandou mimos até para dono de cachorro que mastigou o cartão e virou meme na internet.
São considerações como essa que, sem perder a formalidade de ser uma marca, mostram como aquela empresa sabe ser mais humana e ter empatia por quem está junto dela.
Promoções também valem no marketing de relacionamento
Sem dúvidas, uma das coisas que mais chama a atenção dos consumidores é a existência de promoções. E, como há uma série de estratégias promocionais voltadas exatamente para a fidelização, você pode avaliar quais delas são vantajosas para seu comércio. Exemplos comuns são: acúmulo de pontos com compras, cartão fidelidade, brindes personalizados para quem é cliente há um determinado tempo etc.
Uma boa estratégia é realizar grandes promoções em momentos específicos. Afinal, se a sua marca se torna conhecida por fazer promoções “imperdíveis”, as pessoas consequentemente te acompanharão na web. Inclusive, isso ajuda muito o engajamento se, por exemplo, você divulgasse essas promoções apenas nas redes sociais.
Mantenha uma boa relação para vender bem
Agora que já mostramos os passos principais para ter uma boa primeira impressão, humanização e promoções que engajam, você só precisa saber manter essa relação com os clientes. Acredite, além da dificuldade em conquistar as pessoas, manter essa confiança não é uma tarefa muito fácil.
Isso porque, caso você não faça um “rodízio” de promoções, futuramente suas ações de vendas serão banais. Além disso, a questão da humanização precisa acompanhar as tendências e os acontecimentos atuais. Eventualmente, as prioridades dos consumidores mudam, e você não pode se perder nessas mudanças.
Um erro muito comum que diversas empresas cometem é fazer de tudo para alcançar um lead e, depois de conquistá-lo, nada mais acontece. Na perspectiva do consumidor, esse “abandono” é motivo suficiente para este migrar até uma marca que interaja, ajude e o informe das novidades do segmento.
Ou seja, para não perder sua base de clientes, dê total atenção a quem já confia no seu serviço e nos propósitos da sua marca.
Desse modo, se você não quer se perder nas opções do mercado, invista no marketing de relacionamento hoje mesmo! Entre em contato com a nossa equipe e tenha o suporte perfeito para fidelizar os consumidores. Siga, também, as nossas redes sociais e visite o nosso Beatz Podcast.
Continue de olho em nosso blog para mais materiais como esse. Até mais!