Estratégias para conversão de leads que utilizamos na Beatz
A conversão de leads é fundamental para qualquer empresa. É por isso que diversas empresas, de inúmeros setores, se dedicam a criar estratégias rebuscadas para alcançar os melhores resultados.
Um lead está posicionado na etapa mais importante para uma estratégia de marketing digital. É nesse passo que vamos identificá-lo como um cliente em potencial para o seu negócio. Além disso, é a partir desse primeiro contato que vemos que ele está apto para estreitar o relacionamento com a empresa.
Mas, como conquistar mais leads para a sua empresa? Se você tem essa dúvida, não precisa se preocupar, afinal, ela está na rotina de diversas empresas. Por isso, preparamos esse artigo para mostrar a você como a Beatz atrai e converte mais leads para os nossos clientes.
A seguir, vamos listar todas as etapas de uma estratégia eficiente para conversão de leads! Aproveite a leitura e tire todas as suas dúvidas!
O que é um lead?
Vamos começar do princípio. No cenário acelerado do marketing digital, compreender o conceito de lead é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento. Dessa forma, um lead é alguém que entrou na sua estratégia de marketing, seja através de uma landing page ou qualquer outro método que você possa atribuir para que esse contato seja estabelecido.
Em termos simples, um lead é um potencial cliente que demonstrou interesse em seu produto ou serviço, fornecendo informações de contato, como e-mail, número de telefone ou outros dados relevantes. Como dito anteriormente, esse interesse é geralmente manifestado através do preenchimento de formulários em sites, assinatura de newsletters, participação em webinars ou até mesmo interações em redes sociais.
Do desconhecido ao cliente leal
Cada lead inicia sua jornada como um desconhecido, um visitante ocasional em seu site, plataforma de mídia social ou blog. Dessa forma, a conversão de um lead acontece quando esse visitante decide interagir mais profundamente com sua marca. Assim, essa ação pode ser concluída ao assinar uma newsletter, baixar um e-book, solicitar uma demonstração ou participar de um webinar.
É através desse ato de interesse que uma pessoa se transforma de um desconhecido em um lead, podendo assim, ser direcionado através de um funil de vendas e, desse modo, se tornar um lead qualificado, e por fim um cliente.
Como realizar a conversão de leads qualificados?
O processo de qualificação do lead é fundamental para o direcionamento de esforços de marketing. Isso porque, nem todos os leads são iguais, e é importante identificar aqueles com maior potencial de conversão.
Desse modo, através de formulários de registro e análise de comportamento, é possível obter informações que classificam os leads de acordo com suas necessidades, intenções de compra e estágio no ciclo de vendas. Com essa segmentação em mãos, você pode planejar estratégias de marketing ainda mias personalizadas e direcionadas de forma eficaz
Dessa forma, você economiza tempo e recursos ao alcançar as pessoas certas com a mensagem correta.
5 dicas da Beatz para realizar a conversão de leads
Bom… você já percebeu que a conversão de leads é um processo fundamental para qualquer empresa e, também, uma etapa natural de uma estratégia de marketing eficiente. Mas, para fazer isso, é preciso seguir algumas dicas.
Mas, pode ficar tranquilo, pois, revelamos algumas das principais ações que atribuímos em nossas estratégias para garantir o sucesso de uma campanha de marketing digital. Confira as dicas da Beatz para a sua empresa ter sucesso na conversão de leads.
1. Conteúdo relevante e otimizado para palavras-chave
Antes de pensarmos em converter leads, precisamos conquistar visitantes. Por isso, produza conteúdo relevante e informativo que atenda as necessidades e interesses do seu público em diferentes estágios do funil de vendas. Para isso, realize uma pesquisa de palavras-chave para identificar termos e frases relevantes para o seu negócio e incorpore-as naturalmente em seus artigos, e-mails e materiais.
2. Use estrategicamente as CTAs (Calls-to-Action)
O CTA é a maneira perfeita de chamar o seu lead e fazer com que ele conclua uma ação específica. Desse modo, incorpore-os ao longo do seu conteúdo para incentivar a interação dos leads. Apesar de simples, esse é um processo muito importante.
Então, use textos atrativos, que despertem o interesse e a curiosidade, e direcione os leads para páginas de destino relevantes e otimizadas.
4. Utilize títulos e meta descrições atrativos
A verdade é cruel, mas precisa ser dita: poucas pessoas vão ler todos os seus conteúdos e isso vale para qualquer formato. Nem todo mundo vai conseguir passar do título de uma determinada página. Por isso, abuse de títulos e meta descrições bem elaboradas. Afinal, elas podem fazer uma grande diferença na taxa de cliques dos seus links nos resultados de pesquisa.
E você não pode esquecer: certifique-se de incluir palavras-chave relevantes e promover benefícios claros para atrair os leads a clicar e acessar seu conteúdo.
5. Monitore e analise o desempenho:
Já falamos por aqui sobre a importância das métricas para uma estratégia de marketing digital. Desse modo, elas não poderiam ficar de fora quando o assunto é conversão de leads.
Por isso, acompanhe as métricas relevantes, como: taxas de abertura de e-mails, taxas de cliques, tempo de permanência nas páginas e conversões. Você pode apostar em ferramentas analíticas para entender o que está funcionando e o que pode ser otimizado em sua estratégia de nutrição de leads.
Como sempre, essas são apenas algumas das estratégias que você pode aplicar em suas estratégias. Mas, não ache que acabamos por aqui! A otimização é um processo que pode ser demorado e necessita de apoio em todas as etapas. E isso, você pode encontrar em nosso blog.
São diversos materiais para ajudar sua empresa a alcançar os melhores resultados para o seu negócio. Além disso, você pode ficar por dentro de todas as nossas novidades, simplesmente nos seguindo nas redes sociais da Beatz. Lá, informamos tudo sobre nossos novos conteúdos, além de ajudar nossos seguidores com mais dicas práticas para aprimorar o marketing digital.
Nos vemos por lá!