3 dicas para potencializar suas campanhas de LinkedIn para marketing B2B
Mídia social, sem sombra de dúvidas, é uma das grandes incógnitas do marketing digital. Se por um lado temos o avanço em estratégias para as mais variadas redes, por outro, nos deparamos com algoritmos em constante mudança.
Então, como conciliar esses dois polos e fazer com que essas plataformas trabalhem a favor da sua empresa?
Essa é uma dúvida que talvez não tenha uma resposta direta. Mas, dicas são sempre bem-vindas. Por isso, preparamos esse artigo com os principais pontos para a aplicação do LinkedIn para marketing B2B. Afinal, a plataforma oferece diversas ferramentas interessantes para esse tipo de estratégia.
Vamos pular a parte sobre a importância do LinkedIn para sua empresa. Você já deve saber que mídias sociais, no geral, oferecem diversas vantagens. Não existem muitas barreiras quanto ao conteúdo e a apresentação, tudo pode depender do seu objetivo e do seu público. Por isso, é importante se atentar aos detalhes.
Peguemos como exemplo a grande estrela desse artigo: o LinkedIn. Quando comparado a outras redes sociais ou de conteúdo, alcançamos uma maior segmentação do público. Isso faz dela uma ferramenta perfeita para ampliar a sua captação de leads e oportunidades em meio os seguidores que acompanham o seu conteúdo.
Ok… mas, como aproveitar os recursos que a plataforma oferece e potencializar as suas campanhas de LinkedIn para marketing B2B? É isso que vamos ver de agora em diante!
Então, se você quer resultados através da rede social profissional, você chegou ao lugar certo. Você só precisa acompanhar o texto e aplicar os tópicos no seu dia a dia para comprovar na prática!
Porque utilizar o LinkedIn para marketing B2B?
Com tantas redes sociais crescendo instantaneamente nos dias de hoje, pode até não parecer, mas o LinkedIn é uma plataforma única. Isso porque, quando pensamos em sua funcionalidade e principalmente no público ali presente, estamos falando de algo criado especialmente para discussões e experiências profissionais.
De cara já podemos tirar o estigma de que o LinkedIn é uma rede social careta. Isso está longe de ser verdade, afinal, muitos dos conteúdos produzidos na plataforma são descontraídos, justamente para tornar o ambiente propício ao compartilhamento.
Porém, isso não significa que você deve abdicar das características da sua marca para se encaixar aos padrões da plataforma. Afinal, é fundamentalmente isso que traz vantagens para os milhões de usuários, a sua versatilidade.
Vantagens do LinkedIn para marketing B2B
De fato, se pararmos para analisar, a principal vantagem da plataforma são os recursos de segmentação. Entre o viés mais “profissional” e os recursos disponíveis para definir o seu público, você com certeza conseguirá encontrar um caminho para a sua empresa.
Através de mecânicas envolvendo seguidores e conexões, o algoritmo estabelece uma rede de contatos com características semelhantes. Desse modo, torna-se imensamente mais fácil entender o seu público e localizar as pessoas que o seu conteúdo/estratégia deve alcançar.
Além disso, a rede social permite o direcionamento do seu conteúdo para os usuários que possuem o perfil que você procura. Em estratégia como a Account-Based Marketing, essa pode ser uma ferramenta essencial.
Se você vem recebendo cobranças do time de vendas, que pede por leads mais qualificados, talvez seja hora de considerar o LinkedIn. Pois, de fato, a plataforma se destaca quando o assunto é segmentação, ou seja, possuí um grande potencial para encontrar o seu cliente ideal.
Agora, se o assunto for anúncio no LinkedIn, as funcionalidades da rede social tornam-se ainda mais fantásticas. Além de todos os detalhes que já mencionamos, você ainda pode definir dados de maior relevância para a sua campanha, como: idade, cargo, tempo de serviço, função específica, entre outras informações.
Mas, não adianta saber que essas ferramentas existem sem saber usá-las com eficiência. Vamos para as melhores dicas de aplicação do LinkedIn para marketing B2B!
Dicas para otimizar os seus resultados no LinkedIn para marketing B2B
Como vimos anteriormente, existem inúmeras razões para que o LinkedIn seja considerado uma ferramenta importante para a sua empresa. Afinal, a funcionalidade dessa plataforma é voltada para a criação de conexões entre profissionais.
Mas, a gente sabe que nem só de vantagens vive o profissional de marketing, certo?
Por isso, precisamos entender como aplicar esses recursos de forma eficiente para que, dessa forma, seja possível alcançar suas metas e conquistar os objetivos do seu setor.
1 – Monte estratégias de lances no LinkedIn
Se você ainda não é familiarizado com os anúncios no LinkedIn, pode ter deixado passar que a plataforma conta com um sistema de lances. Para simplificar, precisamos entender que a maioria das mídias sociais funcionam como um grande leilão. Os anunciantes estão a todo momento fazendo lances por um determinado posicionamento no feed de um público específico. E não podemos esquecer: todo esse processo ocorre em velocidade digital. Então, a atenção deve ser redobrada e a análise deve ser constante.
Através desse sistema a plataforma entende o quão interessado você está por aquele posicionamento e, principalmente, o quanto está disposto a pagar por ele.
Calma que isso não é nenhum bicho de sete cabeças, pode ficar tranquilo. Você dispõe de três opções, dadas pelo LinkedIn, para adaptar esse processo à sua rotina. Sendo elas:
Entrega máxima (automatizada)
Essa é a opção padrão da rede social e de fato é bem aceita pelos profissionais que atuam por lá, pois, trata-se de um dos métodos mais fáceis de configurar uma campanha. Podemos dizer que ao escolher a entrega máxima o LinkedIn faz o trabalho para você.
Assim, ele dará automaticamente o lance que achar necessário para superar a concorrência. Então, é importante enfatizar que, apesar da praticidade, esse recurso pode custar muito para sua empresa e entregar resultados abaixo da expectativa.
Limite de custo
Essa é uma funcionalidade muito interessante se você trabalhar com recursos limitados. Nela, você poderá dizer à plataforma o quanto está disposto a pagar por uma determinada posição.
Desse modo, os lances serão dados automaticamente, mas, otimizados para ficarem abaixo do limite estipulado.
Assim, como a opção anterior, essa tem prós e contras. Apesar de apresentar CPLs previsíveis, esse método reduz o alcance da sua campanha de forma significativa, dependendo do seu limite.
Lances manuais
Por fim, existem ainda os lances manuais. Com esse método você poderá definir quando dar o lance e o valor de cada um deles. Pois, como o próprio nome já diz, aqui você realiza todo o trabalho.
Por isso, muitas vezes essa opção demanda muito do profissional, porque, não é voltada para a otimização da rotina do responsável.
Entretanto, pode apresentar mais eficiência e contribuir com a redução de gastos.
2 – Use formulários de geração de lead
Uma funcionalidade muito importante da rede social, é a facilidade de captação de leads na própria plataforma. Isso porque, ela possibilita a inserção de formulários.
Desse modo, fazendo com que o seu lead em potencial não precise ser redirecionado ao seu site ou página de cadastro para realizar o preenchimento. Assim, aumentando as chances de captar um lead e qualificá-lo a partir desse primeiro contato com o seu conteúdo na rede social.
3 – Crie grupos de campanha
No LinkedIn, todos os critérios para criação de um bom anúncio (seu objetivo, segmentação, otimização, orçamento), são controlados nos níveis de campanha.
Por isso, é comum no decorrer da sua estratégia, se deparar com a função de gerenciar mais de uma campanha na rede social. Isso porque, todas as alterações devem ser feitas a partir da criação de uma nova campanha.
Isso ocorre, também, caso você se depare com a necessidade de testar mais de um formato dos anúncios propostos para a sua estratégia.
Com isso em mente, é importante saber que, é possível determinar níveis organizacionais para facilitar a sua rotina, através dos grupos de campanha.
Desse modo, podem ser configurados para serem executados em horários e com orçamentos específicos ou, também, sempre ativos sem limites de gastos.
Agora, você tem tudo que precisa para arrasar na formulação e gerenciamento das suas estratégias do LinkedIn para marketing B2B.
Mas, se precisar de ajuda, a Beatz está aqui para prestar total suporte para a sua empresa, não só no LinkedIn, mas também, em todas as outras mídias sociais.
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