Tráfego pago: como funciona e porque essa solução traz mais retorno para as empresas
O tráfego pago é um método muito usado dentro do Marketing Digital, para atrair mais visitantes para um determinado site. Sem dúvida, você já teve contato com esse tipo de comunicação por meio de anúncios em redes sociais ou, principalmente, no começo de vídeos no YouTube.
Mas é claro, para que o anúncio tenha o resultado esperado, é necessário saber como essa estratégia funciona e os melhores meios para realizá-la.
Quer saber mais sobre o tráfego pago e como ele pode trazer mais retorno para sua empresa? Então, continue acompanhando este conteúdo que preparamos para você.
O que é tráfego?
Primeiramente, antes de ir mais a fundo sobre as estratégias de tráfego pago, vamos entender o que é o tráfego e como ele funciona.
O tráfego condiz com o movimento de usuários nas páginas de internet. Ou seja, a partir dele, o dono da página pode compreender o fluxo de visitas que o seu site está recebendo. Assim, pode elaborar as melhores estratégias para gerar mais conversões e vendas.
Existem dois tipos de tráfego que se destacam, sendo eles: orgânico e pago, dos quais falaremos mais a seguir.
O tráfego orgânico ocorre de maneira mais espontânea, quando o seu site é recomendado por outros clientes através do compartilhamento da postagem ou até mesmo do envio de um link do seu blog.
O que é tráfego pago?
O tráfego pago é uma das estratégias mais usadas quando se tem a intenção de gerar mais cliques ou atrair uma certa quantia de visitantes em um curto período de tempo.
Como o próprio nome já diz, a diferença entre o tráfego pago e o orgânico, é o investimento que você fará para atrair tais clientes.
Aqui, o visitante encontra o seu negócio através de uma publicidade em diversas plataformas virtuais. Ou seja, os visitantes chegam até a sua página ao clicar em algum dos anúncios espalhados pela internet.
A seguir, vamos te explicar como o tráfego pago funciona e porque é a estratégia que mais traz retorno para o seu negócio.
Aliás, tanto o tráfego pago quanto o orgânico, são alternativas altamente importantes dentro do Marketing. O pago traz um retorno mais rápido, enquanto o orgânico fica responsável por tornar a relação com o visitante mais duradoura.
Como o tráfego pago funciona
Como sabemos, as redes sociais e o Google são as plataformas mais acessadas do mundo, sendo o Facebook a rede social que mais possui hóspedes, segundo os dados da ComScore.
Uma das plataformas mais conhecidas é o Google Ads. Através desta ferramenta, é possível criar anúncios que podem deixar o seu site visível na primeira página do Google.
Assim que o usuário clicar no anúncio, ele é direcionado para a página de destino. Ou seja, o seu site.
Porém, é importante não depender apenas do tráfego pago para atrair clientes, uma vez que o anúncio sai do ar quando o dinheiro investido acaba.
CPC x CPM
No entanto, é preciso entender como é feito a parte de pagamento. Neste caso, quando falamos sobre anúncios, existem dois métodos para que sua página ganhe tráfego:
- CPC: A sigla CPC equivale ao Custo por Clique, ou seja, você só paga quando o seu anúncio começa a receber cliques. Sendo o método mais indicado entre quem trabalha com Marketing Digital.
- CPM: Já o CPM, que significa Custo por Mil Impressões, é indicado para quem deseja ter mais visibilidade e por mais tempo.
Enfim, se você tem uma noção do quanto quer gastar em cada campanha, escolha o CPC. Se ainda não tem uma noção, ou está começando um novo negócio, prefira o CPM.
Principais Vantagens
Caso ainda tenha dúvidas se realmente vale a pena investir uma certa quantia em tráfego pago, trouxemos duas principais vantagens para você aderir a essa estratégia:
Melhora na taxa de conversão
Quando o usuário faz a pesquisa com uma determinada palavra-chave, significa que ele já detectou que tem um problema e está em busca de solução. Ao ver o seu anúncio, se bem estruturado, ele vai clicar e visitar a sua página de destino. Após isso, você consegue converter este visitante em um lead.
Aumenta a visibilidade do seu site
Caso você esteja em busca de maior visibilidade para o seu negócio, faça o uso do tráfego pago para gerar mais visitantes. O investimento em campanhas aumenta (e muito) sua visibilidade e o reconhecimento da sua marca. Depois que o visitante encontrou e se interessou pelo seu conteúdo, fica ainda mais fácil moldá-lo para que se torne um lead qualificado.
Uma outra vantagem que o tráfego pago pode proporcionar, é a delimitação de quem receberá o anúncio. Isso mesmo, você pode configurar o público-alvo para receber a sua campanha nas plataformas, podendo determiná-lo por: idade, principais interesses, região, entre diversas outras.
Plataformas mais usadas no tráfego pago
Agora que você já sabe como esse método é feito e suas vantagens, chegou a hora de conhecer quais as plataformas mais usadas para criar anúncios e gerar maior número de cliques para o seu negócio.
1. Google Ads
A plataforma de anúncios do Google é, sem dúvidas, a mais usada para a criação de campanhas. O seu uso pode permitir que seus anúncios sejam exibidos para públicos em determinada faixa etária, localização e principais interesses.
Todavia, essa é uma forma de atrair um público mais qualificado e que já esteja na última etapa do funil.
2. Facebook Ads
O Facebook Ads é a plataforma de anúncios tanto do Facebook, quanto do Instagram. Ou seja, é capaz de exibir anúncios dentro dessas duas redes sociais
Também é capaz de trazer um público mais segmentado e, assim, aumentar a visibilidade da sua marca.
3. YouTube
Quando o assunto é vídeo, a melhor plataforma é o YouTube. Nele, é possível exibir anúncios nos próprios vídeos ou deixar que apareçam apenas na tela principal do YouTube. De fato, é a melhor opção para se escolher, caso o seu negócio goste e queira apostar nesse tipo de conteúdo.
Dicas para ter melhores resultados
Finalizando, reunimos algumas dicas para que você complemente suas estratégias na hora de criar um anúncio.
- Crie anúncios verdadeiros: não adianta gastar uma certa quantia em anúncios que não vão cumprir o seu prometido. De fato, isso só vai aumentar a sua taxa de rejeição e pode derrubar o desempenho do seu site.
- Conheça sua persona: conhecer e entender as dores da sua persona e qual linguagem ela fala, facilita muito na hora de criar o anúncio.
- Deixar claro qual deve ser a ação final do visitante: é preciso definir qual a ação final que você deseja que o visitante realize; isso também ajuda para que ele não fique perdido na hora de tomar uma decisão.
Conseguiu entender como o tráfego pago funciona e como ele pode te ajudar a trazer mais visibilidade para a sua marca? Uma boa estratégia pode tornar seus anúncios ainda mais efetivos e atrair um público qualificado para a sua rede de leads.
Como falamos anteriormente, apostar no uso dos métodos pagos e orgânicos unidos em uma estratégia, ajuda ainda mais na visibilidade e duração do contato entre a empresa e seu futuro cliente.
Sempre estude o seu público antes de iniciar uma campanha, assim, seu anúncio se torna mais assertivo e você conquista um maior número de cliques.
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