Dificuldade no recrutamento e seleção? 5 dicas de gestão para não errar na hora da contratação
São seus colaboradores que fazem a interface entre o lado de dentro e o lado de fora do seu negócio, portanto, são os primeiros clientes e divulgadores do seu trabalho.
Assim, ter trabalhadores alinhados com os valores da sua empresa é fundamental para fortalecer a imagem e cultura da sua marca.
Qual a diferença entre o recrutamento e seleção?
Primeiramente, vamos estabelecer as diferenças entre as etapas de busca por talentos. O recrutamento é o momento em que a vaga é publicada, é o período que visa atrair o maior número de talentos possível.
Já a seleção, é a segunda etapa, em que os recrutadores fazem a avaliação dos currículos, entrevistam os candidatos e analisam os perfis mais compatíveis.
1. Tenha uma cultura de empresa estabelecida
A cultura de empresa, ou cultura organizacional são a visão, missão, valores, forma de se relacionar com os clientes e colaboradores, tom de voz e imagem que uma empresa passa no mercado.
Assim, a cultura organizacional é o que guia a ética e a forma de trabalhar dentro de uma corporação.
De toda forma, vale lembrar que cada empresa tem uma cultura própria e muito diferente umas das outras. O que não é positivo e nem negativo, é apenas uma forma de alinhar as expectativas e a organização dentro da corporação.
Nesse sentido, algumas empresas têm uma cultura mais informal, descontraída e flexível, enquanto outras são mais técnicas e formais, ou prezam pela proximidade e familiaridade.
A cultura da empresa é importante para saber se o candidato à vaga aberta será compatível com o ambiente de trabalho. Afinal, um candidato com perfil mais técnico pode ter dificuldade de ser produtivo em um ambiente muito comunicativo e sem sistemas rígidos de organização.
Políticas sobre híbrido, presencial e home office
Assim, atualmente, um dos pilares que tem determinado a cultura das empresas é a modalidade de trabalho. Algumas empresas têm alguns departamentos com possibilidade de híbridos e home-office, outros optam pelo 100% home-office etc.
Avalie o que é importante para que seu colaborador desempenhe bem suas funções e verifique quais flexibilidades fazem sentido e está disposto a agregar à vaga.
Ter esse tipo de política definida atrairá os candidatos que se identificam com a cultura e afastará aqueles que não funcionam bem sob sua modalidade de trabalho, facilitando assim, o processo de seleção.
Sistemas de ponto e folgas
Outro ponto importante a definir é o sistema de horários, folgas e flexibilidade. Novamente, não existem pontos negativos ou positivos. Ter esses parâmetros bem definidos apenas ajuda o recrutador a atrair os colaboradores mais alinhados com o perfil da empresa.
Pessoas com famílias e rotinas agitadas podem precisar de horários mais flexíveis. Já pessoas mais metódicas se adaptam bem a horários rígidos.
Hoje, discute-se novas jornadas de trabalho, e algumas indústrias já estão escalando seus funcionários para operar dia sim, dia não. Com isso, metade da empresa trabalha em um dia e a outra metade no outro, assim a fábrica nunca para.
Já outros lugares, estão aderindo às semanas de 4 dias, acrescentando 1 dia a mais ao final de semana. Esse tipo de formato, também é fator constituinte da cultura da empresa e importante de estar bem definido.
Projeção de carreira
Outro ponto fundamental para determinar a cultura de uma empresa, são as projeções de carreira. Aqui na Beatz, por exemplo, operamos com um sistema de crescimento em Y.
Ou seja, nossos colaboradores têm a oportunidade de escolher se querem ser promovidos para áreas técnicas ou de negócios
A forma como sua empresa gera perspectiva de carreira afeta não apenas o momento da contratação, mas também a retenção daquele colaborador, uma vez que, se o trabalhador sentir sem perspectiva dentro da empresa, ele poderá se sentir tentado a migrar.
Benefícios
Atualmente existem muitas formas de gerar benefícios para os colaboradores, desde cartões de benefícios flexíveis até os famosos gympass. Esses atributos também constituem a cultura organizacional e são bons meios de atrair e reter talentos.
2. Defina a vaga antes de começar o recrutamento e seleção
É normal que quando você abra uma vaga, venha uma chuva de currículos para a plataforma de recrutamento ou para sua caixa de e-mails.
Assim, para ajudar seu recrutador no processo de seleção, é importante fazer uma filtragem prévia antes mesmo de anunciar a vaga. Dessa forma, é possível analisar os currículos mais qualificados com calma e atenção.
Defina as necessidades técnicas
Esses são os requisitos mais básicos para preencher a sua vaga. São as aptidões, cursos e formação do seu candidato. Apesar de serem as habilidades mínimas para estar na sua equipe, em geral são os mais simples de serem ensinados e treinados.
Afinal, lembre-se de que é mais fácil ensinar um colaborador proativo a fazer as tarefas, do que um expert nas tarefas a ser proativo.
Defina as soft skills necessárias
As soft skills são aquelas habilidades difíceis de se colocar no currículo, mas que fazem toda diferença para alinhar as expectativas do colaborador com as políticas da empresa e necessidades da vaga.
Assim, são soft skills: criatividade, proatividade, perfil de liderança, empatia, perfil de equipe ou individualista, flexibilidade, perfil técnico etc.
3. Escolha uma boa plataforma para anunciar o recrutamento e seleção
Essa é outra decisão a ser tomada antes de fazer o anúncio da vaga. Para fazer a escolha da plataforma é importante ter em mente o perfil da empresa e de candidatos que você pretende recrutar.
Assim, existem plataformas que atraem pessoas mais jovens, enquanto outras, atraem candidatos com perfis mais corporativos e assim vai.
Considere o recrutamento ativo
Outra forma de realizar o recrutamento para a sua empresa é fazer a escolha ativa dos perfis que se adequam a sua vaga.
Você pode digitar o profissional e cargo que deseja no buscador do LinkedIn e convidar candidatos para fazer a entrevista. Dessa forma, você pode ter um número mais delimitado de currículos e perfis para avaliar.
Essa possibilidade é especialmente estratégica se você tem urgência para preencher a vaga disponível.
4. Faça um roteiro de entrevistas estratégico para o recrutamento e seleção
Agora que você já entendeu a importância de ter a cultura organizacional definida e o perfil de colaborador ideal para a vaga disponível, é hora de montar um bom roteiro de entrevistas. Pois sem este guia, você terá dificuldade de se guiar para avaliar os prós e contras de cada candidato.
É graças ao roteiro e o perfil da empresa que você poderá avaliar se aquele potencial trabalhador tem a ver com sua dinâmica de trabalho. Por isso, pergunte sobre os valores, estilo de trabalho e preferências do candidato.
Lembre-se que a incompatibilidade do trabalhador com a dinâmica da sua empresa poderá gerar atritos e quiçá, até requerer uma nova contratação.
5. Não esqueça de dar feedbacks
Por fim, não esqueça de dar um respaldo para aqueles que se dispuseram a participar do seu processo seletivo.
Afinal, sabemos que às vezes o volume de candidatos impossibilita dar uma atenção personalizada para todos, mas, além de serem potenciais futuros talentos, lembre-se de que essa comunicação com o público externo também determina a imagem que sua empresa passa para o mercado.
Por isso, busque dar feedbacks humanizados e se puder, oriente o candidato sobre o porquê de não ter optado por aquele talento.
Quer mais dicas para potencializar a cultura e a imagem que sua empresa passa para o mercado? Acompanhe a Beatz nas redes sociais!
Estamos no LinkedIn, Instagram, Facebook, YouTube, Spotify e aqui mesmo no blog.