Vendas caindo por fluxo de comunicação ruim? Saiba o que fazer!
Vender um produto ou serviço não é uma tarefa fácil. E só quem trabalha com a comunicação de uma marca sabe como pode ser trabalhoso engajar as pessoas através dos diversos contatos que existem na publicidade. Por isso que é sempre importante aprender e reforçar as técnicas sobre o fluxo de comunicação.
Sendo um fator que antecede toda tática que chega até as pessoas e apresenta seus serviços e produtos, estudar o fluxo de comunicação é essencial para vender mais.
Quer entender melhor o que é e como usar um fluxo de comunicação a favor da sua empresa? Continue lendo o material que desenvolvemos abaixo!
O que define um fluxo de comunicação?
Falando em poucas palavras, o fluxo de comunicação é o que define a interação comunicativa entre empresa e consumidores. Contudo, dentro dessa interação, há fatores diferentes como:
– Campanhas: para atrair, engajar, vender etc;
– Interação nas redes sociais: criando conteúdos relevantes;
– Apoio de influencers: que mostram, com um olhar mais humanizado os seus produtos;
– A propaganda em si, com insights criativos que destacam seus diferenciais, objetivos e originalidade da marca.
Ou seja, metaforicamente falando, se conquistar e vender algo a alguém seria uma escadaria, o fluxo de comunicação seria um elevador!
E como o fluxo aumenta as vendas?
Em se tratando de comunicação na era digital, é preciso lembrar que sempre há vários comércios e empresas querendo vender a todo momento. É por isso que você precisa construir uma comunicação que chame a atenção e vá aumentando, aos poucos, a percepção de necessidade das pessoas em relação ao seu serviço. Ou então, será mais uma marca chegando apenas para oferecer uma “solução milagrosa”.
Adotar um timing certo é essencial para explicar seus serviços e produtos, mostrar seus diferenciais e ir convencendo que você é uma ótima opção no mercado. Do contrário, o seu fluxo não será convincente, deixando as pessoas insatisfeitas e aumentando as chances de desinteresse.
Fluxo ineficaz: uma comunicação fria e fora de timing
Quem acompanha o nosso blog, sabe bem como cada produto tem uma complexidade única, e que faz total diferença na decisão de como comunicar. Sendo assim, esse fator pode dar um bom apoio para você enxergar as coisas de um “ângulo mais aberto” e investir certo na comunicação da marca.
Por exemplo: um mercado, é o local onde você vai para abastecer a sua casa com coisas que precisa. Dessa maneira, para um mercado se destacar dos demais, ele precisa de preços mais chamativos, produtos com boa qualidade e uma infraestrutura adequada. Assim, a comunicação hard sell é mais efetiva. E é por isso que tabloides, carros de som e cartazes com descontos são ótimos para a comunicação de empresas como essa.
Por outro lado, uma empresa de seguros não pode só sair mostrando os preços por aí e esperar que as pessoas queiram seus serviços. É aí que publicações nas redes sociais, propagandas institucionais com depoimentos e encaminhados para o WhatsApp para conversar, são opções viáveis.
Sendo assim, se uma seguradora se comunicasse de um jeito hard sell, dificilmente ela:
– Mostraria a fundo os benefícios do serviço;
– Entregaria uma identidade de segurança para as pessoas;
– Engajaria as pessoas.
Então, para vender mais, precisamos de muitos contatos em pouco tempo?
Com toda certeza, não!
Fazer o completo oposto do fluxo de comunicação lento não soluciona o problema de conversão dos seus leads.
Uma coisa é fato, quanto mais complexo o seu produto/serviço for, mais explicações o cliente precisa para entender como a sua solução funciona e como melhorará sua rotina. Inclusive, temos um blog explicando tudo o que você precisa saber sobre a pirâmide da complexidade.
Voltando ao foco deste tópico, uma comunicação de alta frequência também assusta os possíveis consumidores. Afinal, ninguém quer preencher um formulário e receber uma chuva de e-mails.
Por isso, defina uma quantidade razoável de contatos que mostrarão os benefícios da sua empresa aos poucos, se atente aos intervalos entre contatos e fique de olho na interação da sua base de leads.
Há um modelo de fluxo de comunicação perfeito?
Se houvesse um modelo de fluxo perfeito por aí, com certeza ele não deveria ser usado por todos os negócios do mercado. Pois como falamos, toda comunicação varia muito de acordo com o que está sendo oferecido, o segmento e o público que está recebendo-o.
Um bom conselho é sempre observar as tentativas anteriores e ver quais erros podem ser evitados nessa nova tentativa.
Vai realizar uma campanha de comunicação nova? Observe como tem sido a experiência das pessoas com o que você tem feito até o momento. Quanto mais satisfeitas as pessoas estão, mais assertivo você está sendo.
Enfim, agora que você já sabe mais sobre o fluxo de comunicação e como este fator pesa no sucesso, no engajamento e nas vendas, que tal entrar em contato e ter o suporte da nossa equipe?
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