Você sabe como a jornada do cliente pode impactar o seu negócio?
Definimos como jornada do cliente, toda a experiência de um consumidor com uma empresa ou organização. Desde o ponto em que ele descobre uma marca, até o momento de compra.
Conforme o tempo foi passando, o comportamento dos clientes mudou, dessa forma, as estratégias de marketing precisaram mudar também. Atualmente, as empresas devem estar mais próximas dos seus consumidores durante toda a sua jornada de compra.
É possível perceber que com o aumento frequente no valor dos produtos, as pessoas deixaram de adquiri-los de uma hora para outra. Com o passar do tempo, a tomada de decisão tem se tornado cada vez mais complexa e madura sobre a compra que será realizada.
Por isso, hoje nós iremos falar sobre a jornada do cliente, como ela funciona e como é importante entendê-la.
O que é a jornada do cliente?
Ela é o trajeto que o cliente segue durante a sua relação com uma marca, desde o primeiro contato, até a compra de um produto. Funciona como um “relacionamento” entre cliente e empresa.
Sendo assim, esse primeiro contato pode ser através de um material impresso, conteúdo visual ou até mesmo uma visita.
Dessa forma, a equipe de marketing consegue analisar como funciona a linha de raciocínio do cliente, para estruturar um planejamento mais eficiente.
É importante lembrar que, a experiência também faz parte da compra de um produto ou serviço, ou seja, é algo que deve ser levado em conta. Pois, assim será possível criar um conteúdo de marketing melhor.
Por isso, empresas devem informar e educar o mercado antes de ofertar algo. Assim, o público poderá identificar melhor, os problemas que existem ou podem existir em seus negócios.
Como a jornada do cliente pode ajudar a entender o seu consumidor?
Ao mapear a jornada do cliente, passamos a saber de todas as ações que o mesmo realiza. Sendo assim, torna-se possível analisar o seu comportamento e conseguir elaborar uma estratégia de venda mais assertiva para o mesmo.
Ainda com a jornada em ação, ao mapear o seu cliente, é possível descobrir os motivos que o impediram de realizar a compra do seu produto.
Uma vez que você sabe como o seu cliente se comporta, o processo se torna ainda mais fácil, e você pode descobrir onde estão os pontos mais fortes e os mais fracos quando relacionamos a marca e o cliente.
Qual a diferença entre jornada de compras e jornada do cliente?
Muitas pessoas ainda confundem esses termos ou acreditam que não existem diferenças entre os dois, e que um pode ser usado como sinônimo do outro, mas não é bem assim que as coisas funcionam, e por mais que eles se interliguem, as suas diferenças não estão apenas em seus nomes.
Como falamos acima, a jornada do cliente irá cobrir todas as ações entre o consumidor e a marca. Já quando falamos em jornada de compra, falamos de algo que sempre apenas a uma pequena parcela no caminho.
Ela se inicia com a percepção de uma necessidade do cliente, mas termina assim que a compra é realizada. Ou seja, ela tem o foco somente nessa ação.
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Quais são as 4 etapas da Jornada do Cliente?
A jornada do cliente funciona como um mapa, com objetivo de guiar o cliente durante seu processo de informação e compra de um produto. Sendo assim, podemos dividi-la em 4 etapas, com o intuito de montar estratégias adequadas para cada uma.
Agora, vamos falar um pouco sobre elas:
Aprendizado e descoberta
A primeira etapa é a de aprendizado e descoberta. Aqui, o cliente ainda não tem certeza de que tem um “problema” ou necessidade. Talvez ele tenha uma certa dúvida, e por isso acabe pesquisando uma palavra-chave.
Ele está procurando por um conteúdo mais geral e informativo, através de blogs ou infográficos também. Portanto, nessa etapa você ainda não deve falar sobre a sua empresa. Postagens de blog são eficientes nesse momento.
Lembrando que nessa etapa, o cliente só está procurando informação. Então, não seja invasivo na sua abordagem. O essencial agora é educar e trazer conteúdo para ele.
Reconhecimento do problema
Chegou o momento em que o cliente está considerando uma solução, já que ele reconheceu que tem um problema. Por isso, ele começa a procurar o que pode resolver a sua necessidade.
Aqui chega o momento de você apresentar o seu produto ou serviço, mostrando que ele pode encontrar o que precisa na sua empresa. O uso da estratégia de Marketing de Conteúdo é eficiente nessa etapa. Pois, ao mostrar que você entende do assunto, o cliente vai se interessar.
Conteúdos mais específicos como E-books são ótimos, já que eles são mais aprofundados e podem informar melhor ao cliente. Mas, tome cuidado, ainda não é o momento para tentar vender o seu produto.
Consideração da compra
Agora, o potencial cliente já entende exatamente o que precisa para resolver seu problema. Dessa forma, ele começa a considerar opções, e chegou o seu momento de brilhar.
O cliente vai estar apto a receber opiniões e recomendações para ajudar na sua decisão. Por isso, apresente conteúdos que funcionem como demonstrações, para que ele saiba que a melhor opção é a sua empresa.
Então, é a hora de fazer uso de estratégias para descobrir mais detalhes e chegar com a solução perfeita para a necessidade dele. E, enfim, fale sobre o seu negócio!
Momento da compra
O seu cliente está muito mais amadurecido desde o começo da sua jornada, após passar por todas essas etapas. Nesse momento ele está propenso a fechar o negócio.
Porém, aqui você precisa continuar tendo cuidado, afinal, ele não pode ser pressionado de forma negativa a concluir uma compra. Mantenha contato, deixe à mostra os benefícios do seu produto e diferenciais também. Ele precisa escolher a sua opção.
O uso de cases de sucesso pode te ajudar, pois o cliente poderá ver que outros obtiveram êxito ao optar pela sua empresa. Sem contar que eles podem funcionar como um gatilho mental.
Mesmo assim, o trabalho não termina por ai e fidelizar o cliente também é essencial dentro de um negócio. Afinal, clientes fiéis servem como defensores da sua empresa.
Dessa forma, mesmo depois de fechar negócio, mantenha um relacionamento com o seu cliente, principalmente dando suporte e produzindo conteúdos relevantes.
Mas, quais as vantagens de entender essa jornada do cliente?
Quanto mais uma empresa conhece o seu público, mais fácil fica de criar estratégias eficientes. Ao entender o comportamento dos clientes, torna-se possível montar experiências específicas para eles.
Com isso, você vai saber o que deve corrigir ou melhorar, e ver onde o seu planejamento está acertando. Dessa forma, os custos também vão diminuir, gerando maior economia.
Se guiado de forma correta, a chance do cliente fechar uma compra se torna maior, aumentando, assim, as vendas do seu negócio.
A jornada na prática
Não existe uma fórmula para mapear a jornada do cliente, então é necessário que você preste muita atenção naquilo que realmente funciona para o seu negócio. Fique sempre de olho nos detalhes, isso pode contribuir muito.
E lembre-se, quanto antes a sua empresa entender o comportamento do seu público, mais ágil é o processo de melhoria das estratégias.
Então, se você deseja obter mais sucesso e ser mais assertivo em suas vendas, não deixe de estudar e elaborar uma boa estratégia para a jornada do seu cliente. E se ainda tiver dificuldade, entre em contato com especialistas que possam te ajudar com o assunto.
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