Tipos de anúncio: conheça os principais e quais usar para seu negócio
Todo negócio precisa ser notado para efetivar suas vendas. Por isso, esperar que seus potenciais clientes simplesmente encontrem seu site ou ponto de venda, é dar vazão para que eles tenham mais chances do seu concorrente impactá-los com uma propaganda.
Por isso, saber como anunciar é fundamental para ter visibilidade diante do seu comprador e ser reconhecido no mercado.
Assim, neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre os tipos de anúncio e como fazer para que esse investimento traga retornos.
O que são anúncios?
Anunciar é o ato de trazer para o conhecimento público qualquer informação. No contexto da propaganda, anunciar é fazer seu público conhecer ou fazer com que ele deseje seu produto.
Por isso não basta anunciar, é preciso que seu anúncio seja estratégico, de modo que o público impactado pela sua propaganda efetivamente passe a conhecer sua marca, confie nela e tenha vontade de comprar.
Dessa forma, para obter os melhores resultados sem desperdiçar verba, é preciso ter um conhecimento profundo do perfil de compradores da sua marca e investir nos meios em que eles estão. Seja por meio de mídia física ou digital.
Quais as diferenças entre os tipos de anúncio digital e off-line?
Os anúncios off-line são aqueles que nós da publicidade chamamos de mídia tradicional. Ou seja, as antigas formas de se anunciar: no jornal, na revista, em comerciais de televisão, na rádio, em outdoor etc.
Essas formas de anúncio, em geral, são bastante caras e conhecidas por atingirem um público muito amplo, mas pouco qualificado. Afinal, ao anunciar um produto durante o Jornal Nacional, por exemplo, você estará expondo sua marca para todo o Brasil, ou seja, pagando muito caro para atingir um público bastante inespecífico.
Já os anúncios on-line são famosos por atingirem um público bastante segmentado e propenso a fechar negócio com você. Por isso, se tornam bem mais baratos no custo por aquisição de cliente que os meios de mídia tradicional.
Tipos de anúncio digital
Na internet, existem “N” possibilidades de anunciar e fazer com que a sua marca fique registrada na mente do consumidor.
Por isso, o ideal é que você não invista em apenas uma, mas sim, em várias formas de anúncio.
Assim, seu comprador fica cercado pela sua marca e cada vez mais propenso a confiar no seu negócio e comprar. Dito isso, alguns tipos de anúncios patrocinados são:
Posts patrocinados
Hoje em dia, quase a totalidade das redes sociais disponibilizam a possibilidade de patrocinar posts dentro da plataforma. Com isso, você frequentemente verá no YouTube, alguma postagem oferecendo um produto no Facebook ou Instagram.
Esses posts patrocinados podem ter vários formatos a depender da plataforma, pois existem publicações com múltiplas imagens, vídeos, uma única imagem e por aí vai.
Como você viu anteriormente, a grande vantagem desse tipo de anúncio é que você pode “nichar” o conteúdo para um público mais propenso a comprá-lo.
Ou seja, diferentemente de um outdoor que atinge toda a população de uma região, um anúncio de post patrocinado pode atingir somente as mulheres de determinada faixa etária de uma região. Bem mais específico, né?
Links patrocinados
São aqueles primeiros resultados que aparecem ao fazer uma busca no Google. Assim, sempre que um usuário fizer uma busca procurando pelas palavras-chave programadas para remeter ao seu produto, seu anúncio aparecerá na primeira página do Google.
Anúncio em display
Já reparou que quando você está navegando por algum portal de notícias aparecem vários anúncios do lado ou até no meio do texto? Esses são os chamados anúncios em display.
Por vezes, eles aparecem em formato de GIF, apresentando algum movimento para chamar a atenção do usuário. Esse tipo de anúncio precisa de uma imagem chamativa e um texto persuasivo para fazer com que o leitor da notícia clique e converta para o site do anunciante.
E-mail marketing
Esse é um dos recursos mais famosos dentro do universo do Inbound Marketing. Graças à comunicação constante via e-mail, você pode gerar conteúdo relevante e personalizado para seus potenciais clientes.
Afinal, quando esse possível comprador faz cadastro para receber comunicações da sua empresa, ele fornece dados que podem ser estratégicos para oferecer promoções e descontos.
Você pode usar esse tipo de anúncio para oferecer cupons de desconto de aniversário para os clientes, por exemplo.
Anúncios de remarketing
Sabe quando você entra em um site e imediatamente surge um pop-up na tela ou uma barra na base do site perguntando se você permite o uso de cookies?
Essa ferramenta serve para que as empresas possam coletar seus dados de uso e navegação pelo site. Assim, é possível identificar suas preferências e fornecer anúncios compatíveis com sites que você acessou anteriormente.
Como escolher os tipos de anúncio?
Como dito anteriormente, o ideal é não se restringir a uma plataforma só. Seus potenciais clientes estão em todos os lugares e você deve reafirmar sua marca assim também.
Com insistência e investimento o bastante, sua marca têm mais chances de provocar curiosidade e ser procurada pelo público.
Por isso, é tão importante definir um orçamento e ter estratégia para distribuir sua verba de modo a investir nas plataformas em que seu público tem mais chances de ser impactado.
Identifique seu público
Antes de apostar todas as suas fichas em um anúncio que não converterá seu investimento em vendas, faça um estudo do público-alvo da sua ação.
Assim, tenha em mente que determinadas faixas etárias, sexo e classes sociais tendem a consumir conteúdo em plataformas diferentes.
A exemplo disso, é uma tendencia da geração Z fazer pesquisas diretamente no TikTok em vez de procurar no Google. Logo, se você quer atender a esse público jovem, é uma boa estratégia optar por investir na plataforma dos vídeos curtos.
Por isso, entenda para quem você vende e adapte sua comunicação para estar nas plataformas que seu público mais utiliza.
Independente dos tipos de anúncio, acompanhe sua campanha
Não se esqueça: mais do que fazer os anúncios, é imprescindível alcançar as metas de conversão em vendas. Para isso, talvez seja preciso fazer alguns ajustes em sua campanha e refinar a comunicação para que seus anúncios gerem resultados melhores.
Mas lembre-se que para isso, é preciso acompanhar os números que seu anúncio está gerando. Por isso, observe as métricas periodicamente para verificar o custo por aquisição de cliente, quantas conversões em venda você está obtendo etc.
E se você precisar de um especialista para fazer seus anúncios chegarem estrategicamente para os seus potenciais compradores, fale com a Beatz.
Aqui, temos um time especializado que se dedica exclusivamente à programação e análise dos anúncios para o seu negócio.
Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais, lá temos vídeos criativos para você se inspirar e começar a criar conteúdo estratégico para o seu negócio.
Estamos no Instagram, Facebook, YouTube, Spotify e LinkedIn.