Rebranding: o que é, quando fazer e cases de exemplo.

O mundo da comunicação, tanto visual quanto falada e escrita, pode ser facilmente definido como uma metamorfose constante. Entre estilos e épocas, é comum que marcas queiram se atualizar diante ao mercado e a sociedade, e é para isso que serve o rebranding.
A Beatz preparou um conteúdo exclusivo com dicas e definições simples sobre o que é rebranding e quando ele é necessário, para ajudar você a entender melhor a imagem da sua empresa no mercado.
Rebranding: uma nova forma de se apresentar.
Afinal, o que é rebranding?
A morfologia da palavra, por si só, vem de branding – ‘brand’ significando ‘marca’ em ingês – com o ‘re’ de renovação, ou seja, modificação de marca. Intuitivamente, a ideia é de um reposicionamento de marca, sugerindo algo refeito.
De forma simples, o rebranding é uma estratégia de marketing usada para alinhar a marca ao seu público, especialmente em momentos de transição, como a mudança de gerações, algo comum em empresas mais antigas que buscam se conectar melhor com o consumidor atual.
Em resumo, a forma mais comum de rebranding é a atualização visual da marca, que pode ser sutil, preservando a essência original do negócio, ou mais radical, envolvendo uma renovação completa.
Rebranding: quando se faz necessário?
Em essência, o momento mais claro para fazer um rebranding é quando a imagem da marca já não reflete mais seu posicionamento. Isso pode acontecer por causa de um novo manifesto, novos valores ou mudanças na estratégia. Quando o visual já não representa quem a empresa é, é hora de mudar.
O rebranding também é bem-vindo em processos de modernização, como a atualização de fontes e a simplificação de elementos visuais.
Atualmente, as marcas tem optado por imagens e paletas mais ‘minimalistas’. Isso porque vivemos uma era onde o menos é visto como mais moderno e elegante.
Outro sinal de que é hora de considerar um rebranding é quando a empresa decide expandir seus horizontes. Um bom exemplo é a Old Spice, a tradicional marca de higiene masculina passou por uma reformulação completa para atrair um público mais jovem, e a estratégia foi um sucesso.
Além disso, é fundamental entender que uma renovação de marca precisa ser estratégico. Não se trata apenas de mudar o visual da empresa, mas de basear essa mudança em pesquisas e análises sólidas. Caso contrário, a renovação pode comprometer a imagem da marca, em vez de fortalecê-la.
Um exemplo de reposicionamento que não teve a aceitação esperada foi a mudança do nome da rede social Twitter para o polêmico ‘X’. A transição foi tão brusca que muitos usuários, especialmente das gerações mais jovens, (o principal público da plataforma) ainda se referem a ela como ‘Twitter’ ou ‘a rede do passarinho’, seja por hábito ou apego à identidade anterior.
Cases de sucesso: casos de rebranding que mudaram marcas para melhor.
Nos últimos anos, os cases de rebranding têm crescido significativamente e, na maioria das vezes, resultam em melhorias relevantes. Ainda assim, alguns exemplos merecem destaque, pois ilustram bem os pontos que abordamos até aqui.
Apple: a inovação na tecnologia – e na imagem.
Qualquer um que veja a maçãzinha em um celular ou aparelho digital, logo identifica de que marca é. Há anos, a Apple nunca passa despercebida: mas nem sempre foi assim.
Em seu início, nos anos 70, o logotipo da marca era um desenho esboçado, que pouco refletia seu nome. Mas não durou muito: no ano seguinte, a famosa maçã foi empregada, com cores vivas de um arco-íris. A partir daí, as mudanças foram sutis, mas sempre visando as eras da tecnologia, mantendo a elegância e a inegável presença.
Airbnb: repensado para o mundo.
Quando se trata de rebranding, um dos cases mais interessantes a serem citados é, com certeza, o do aplicativo de hospedagem e aluguel ‘Airbnb’.
Foi em 2014 que a marca passou a ser repensada. A logo antiga não cabia mais, por não refletir a imagem que a empresa queria repassar: de que as pessoas pertencem a todos e a qualquer lugar do mundo.
Foi aí que, numa sacada genial, o símbolo carinhosamente chamado de ‘Bélo’ foi pensado. Uma mistura de ‘pessoa + coração + símbolo de localidade + A’ foi criado para aproximar pessoas, em uma proposta afetuosa de definir e reforçar seu posicionamento: o símbolo é tão fácil, que o Bélo pode ser desenhado por qualquer um, em qualquer lugar. Genial!
OBoticário: a marca de beleza que lembra o brasileiro.
Conhecida pelo Brasil todo, a marca de cosméticos OBoticário teve seu rebranding no ano de 2011, para comemorar seus 34 anos de história. A ideia principal era modernizar a logo, sem perder a essência principal, mas se tornando ainda mais atrativa, tanto para a geração atual, quanto para seus clientes fiéis.
Instagram: a rede social da geração.
Atualmente, o aplicativo de fotos ‘Instagram’ é o favorito entre jovens, desbancando o antigo ‘Facebook’, apesar de serem da mesma empresa.
Ambos passaram por um rebranding significativo, mas o Instagram mudou quase completamente no ano de 2016. Alterando a paleta de cores, e modernizando a logo da famosa câmera, é quase impossível de imaginar a rede social de outra forma, agora que a conhecemos em seu formato atual.
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