3 dicas e ferramentas para você se preparar para o marketing do futuro
De acordo com uma pesquisa feita pelo LinkedIn, nos últimos 5 anos, as demandas por critérios técnicos nas contratações de marketing aumentaram em 47%.
Esse indicativo mostra que, as empresas estão abandonando os “achismos” no planejamento de estratégias de marketing. Mas, como isso pode afetar o seu trabalho hoje?
Você já deve saber que o setor de marketing está em constante evolução. Por isso, estar um passo à frente é, sem sombra de dúvidas, a chave para o sucesso do seu negócio.
Dessa forma, trouxemos para você, 3 dicas que podem te ajudar nessa tarefa e fazer com que sua empresa saia na frente nessa corrida. Continue a leitura e confira!
O que significa marketing do futuro?
Você já deve saber que o marketing digital é o conjunto de estratégias e ações de marketing executadas por meio de canais on-line para promover produtos, serviços e marcas. Dessa forma, ele é uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, personalizada e no momento certo.
Quando pensamos no marketing do futuro, sabemos que a forma como consumidores e marcas se relacionarão deve ser o foco da sua atenção. Assim, estar antenado em novas perspectivas é a melhor forma de reagir adequadamente às mudanças.
Padrões de comportamento, compra e comunicação, são aspectos que apresentarão mudanças no decorrer do tempo. Assim, é preciso manter a mente aberta para tomar as melhores decisões e montar estratégias mais eficientes.
Acompanhe as dicas que eu separei para você!
Como se preparar para o marketing do futuro?
Os números apresentados pela pesquisa reforçaram a necessidade de desenvolver técnicas. Por isso, esse é um momento em que você deve estar antenado nas tendências do mercado.
Além disso, é preciso encontrar o equilíbrio entre tantas inovações. Pois, queremos melhorar os resultados, mas, ainda assim, ter destaque no mercado.
Porém, existem outros fatores que podem contribuir para um entendimento maior do que está por vir no segmento. Veja quais são!
Pessoas x tecnologia
Sem sombra de dúvidas, o marketing do futuro será uma batalha constante pela atenção das pessoas. Por isso, se eu pudesse te dar uma única dica, seria: entenda o que elas pensam.
Foque seus esforços nisso porque, depois, será muito mais fácil adaptar a tecnologia disponível e conquistar o seu objetivo.
Isso, em razão de a tecnologia, assim como o marketing, estarem em evolução constante. Desse modo, se preparar para um futuro longínquo com base nesse fator, não parece uma boa ideia.
Agora, as pessoas sempre serão o objetivo primordial e, entender como elas se comportam, compram, pensam e consomem, é o ideal para alcançá-las de forma mais assertiva.
Então, foque seus estudos no alvo de suas campanhas e da sua marca e, apenas depois de ter tudo em mão, busque por tecnologias que possam te ajudar.
Ressignificar conceitos
Muito do que você aprendeu no início da sua carreira, não pode ser aplicado nos dias de hoje. Eu já falei aqui e, provavelmente, serei obrigado a repetir: o marketing está em constante mudança.
Mas, calma. Não vou pedir para você abandonar tudo o que você aprendeu. Porém, é preciso ressignificar alguns conceitos.
Essa é a única solução para entender o que fará sentido no marketing do futuro.
Além disso, essa é uma maneira de se preparar para adversidades que possam surgir com o tempo e tomar decisões mais assertivas para o seu negócio.
Automatização
Fazer parte de um time de vendas ou comunicação pode parecer um trabalho de formiguinha. O marketing do futuro nos permite simplificar os processos através da automatização. E que tipo de atividades dá para automatizar? Segue a lista:
- Mensagens massivas;
- Pedidos feitos no seu e-commerce;
- Pesquisas ou NPS;
- Faturas eletrônicas;
- Responder perguntas frequentes de seus clientes.
Uma das soluções mais comuns para você mergulhar no marketing do futuro é assinar uma plataforma de CRM. Por exemplo, com a Kommo os empresários podem integrar seus canais de comunicação: WhatsApp, Telegram, E-mail, SMS com seus times internos.
Assim você garante a eficiência da equipe de vendas e simplifica seus processos, tornando tudo mais fácil para os seus consumidores e colaboradores.
A web 3.0 é o berço do marketing do futuro
E mais uma vez eu vou ter que te alertar sobre as mudanças que agitam o mundo do marketing e tecnologia. A web 3.0 está entre nós e muitos já defendem a chegada da web 4.0.
Entendê-la, será algo significativo para suas estratégias de marketing. Por isso, busque pelo máximo de informações possível e atualize o seu repertório sobre o assunto.
Afinal, o marketing digital está cada vez mais presente na realidade de empresas de todos os portes. Deixar isso para depois é, sem sombra de dúvidas, uma atitude prejudicial para o seu negócio.
Evolução para o marketing 5.0
A evolução na internet acontece quase que simultaneamente enquanto você lê esse texto. Afinal, a cada minuto uma novidade é inventada, uma nova metodologia surge e mais um conteúdo se torna viral.
Isso tudo pode contribuir para mudar os rumos desse desenvolvimento e, acima de tudo, pode mudar o comportamento do público-alvo.
Você já deve ter ouvido falar sobre o marketing 5.0, certo? Esse é o mais novo conceito criado por Philip Kotler para tentar explicar a forma atual pela qual nós consumimos e interagimos com empresas.
Para isso, ele analisa a sociedade a partir da insurgência e popularização de diversos recursos tecnológicos que facilitam o cotidiano das pessoas, e que, ao mesmo tempo, podem ser usadas para estratégias de marketing.
Gostou das dicas e quer saber mais sobre o mercado do marketing e tecnologia? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de todos os detalhes desse universo!
Marketing do futuro nos dias de hoje
Não pense que a conversa sobre marketing digital é um vislumbre de um tempo tão distante assim. Afinal, já é possível se deparar com ferramentas que prometem revolucionar o marketing. A inteligência artificial, por exemplo, vem dominando o mercado e se aperfeiçoando a cada dia.
Esse é um marco não só para os profissionais da área, mas também, para o usuário. Isso porque, mecanismos como ChatGPT e Google Bard, são mais comuns no cotidiano de muitos, até mais do que se imagina.
Para atender aos requisitos dos usuários e a necessidade de tanto conteúdo, entregue de forma cada vez mais rápido, os motores de pesquisa estão apostando no Machine Learning. Esse é o jeito bonito de dizermos que “quanto mais pesquisamos, mais o buscador aprende”.
A Inteligência Artificial de modo geral já domina a corrida entre grandes nomes da internet. Google, Microsoft e muitas outras já investiram na ferramenta a ponto de fazer dela verdadeiros trunfos.
De certo modo, se pararmos para analisar, esse é um método que requer tempo para aprimoramento, mas já define o futuro do desenvolvimento de novas estratégias de marketing. Afinal, toda e qualquer mudança nos tramites da internet, impactam imensamente nos passos dados por profissionais de diversas vertentes dentro do segmento.
Queremos saber o que você pensa sobre o assunto! Já tivemos que nos adaptar ao surgimento da Inteligência Artificial, será que logo teremos novidades nesse segmento? E como você acha que isso pode impactar o desenvolvimento de estratégias de marketing?
Redes sociais e o marketing do futuro
Ainda sobre o papel dos buscadores no cotidiano do usuário, um cenário que pode se destacar e desbancar grandes empresas está evoluindo de maneira tímida no horizonte das redes sociais.
O TikTok chegou de maneira abrupta no cenário das plataformas de conteúdo. Os vídeos curtos fizeram sucesso durante o período de pandemia, o que ninguém imaginava era o poder promissor dessa rede.
Até os dias de hoje podemos ver ela crescer e conquistar novos mercados a cada momento. A publicidade, por exemplo, já encontrou um grande suporte dentro da plataforma e os usuários parecem gostar do algoritmo e dos conteúdos que a plataforma oferece.
Afinal, não é qualquer um que consegue desbancar o Google como ferramenta de pesquisa, certo?
É isso mesmo! O TikTok hoje, tem oferecido diversos recursos que corroboram com a perda de espaço de outros buscadores. De acordo com pesquisas realizadas pelo Capterra, plataforma de comparação de softwares empresariais, 37% dos Gen Z abandonaram os buscadores tradicionais (Google, Yahoo, Bing etc.).
Quer saber mais sobre esse tema? Você pode ficar por dentro de todos os detalhes acessando o artigo completo sobre como as redes sociais poderão desbancar o líder dos buscadores, aqui mesmo no blog da Beatz!
Beatz Podcast
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Nos vemos na próxima!