Netflix marketing: o que podemos aprender com a gigante do streaming?
Não tem como negar, hoje todos temos uma marca do coração. As estratégias para reconhecimento de marca tomaram conta do mercado e, hoje, podemos ver cada vez mais empresas investindo em branding estratégico.
Obviamente, que essa não é uma coincidência. Isso porque, a mudança de comportamento do consumidor, indica para as empresas uma necessidade maior de conexão entre público e marca.
De fato, essa é uma estratégia que dá certo. Empresas como: Apple, Sony, Microsoft, Samsung e outras gigantes compreenderam isso com muita antecedência.
Hoje, essas empresas somam números estarrecedores e possuem os seus fãs espalhados pelo mundo.
Outra marca que já conquistou o seu espaço no mercado é a Netflix. A pioneira do mercado de streamings é, atualmente, a plataforma mais amada entre os brasileiros.
Esse é um cenário que se sustenta até mesmo com inúmeros concorrentes surgindo no segmento. Com a Netflix estando no topo dos canais mais populares, a lista segue a seguinte ordem:
- Netflix
- Amazon Prime Vídeo
- Disney+
- Globoplay
- HBO GO
- Telecine Play
Mesmo não tendo o valor mais baixo entre as concorrentes, a liderança do ranking mantém o seu número inalcançável. Mas, como isso é possível?
É isso que vamos entender hoje. Como, o jeito que a Netflix faz marketing, impacta no sucesso dela no mercado de streaming?
Então, se você quer se inspirar e entender todos os detalhes que levam ao sucesso dessa marca, acomode-se e dê o play boa leitura!
A ideia por trás das telas
Isaac Asimov, responsável por obras como Fundação e Eu, robô, disse uma vez em uma singela participação num projeto envolvendo táticas militares, realizado pelo MIT, que a ideia é o poder de criar conexão entre cartas postas à mesa. Ou seja, uma grande ideia surge através da identificação de uma demanda e de como uma solução pode ser criada a partir de coisas já existentes.
Desse modo, uma ideia só pode surgir se você tem o domínio e a maturidade necessárias para enxergá-la em meio a todas as oportunidades diante dos seus olhos. Mas, por que falar sobre isso agora?
Bom… antes de mensurar a força que a Netflix conquistou através do marketing, é interessante sabermos mais sobre a composição dessa ideia. Além disso, esse é um tópico que mostra como um negócio de sucesso pode surgir de uma simples viagem até o trabalho.
Quando Marc Randolph e Reed Hasting, se encontravam em um estacionamento para partir em direção ao escritório em que trabalhavam juntos no Vale do Silício, era difícil acreditar que daquela rotina, poderia surgir algo tão grandioso quanto a plataforma que conhecemos hoje. Quase sempre, as ideias giravam em torno de algo como “uma empresa de pranchas de surf personalizadas”, ou um “serviço de delivery de shampoos”, nada que Hasting levasse muito a sério.
O mercado cinematográfico e as videolocadoras
Quem é do tempo, lembra como era irritante ter que pagar as multas por atraso na devolução de um filme na locadora. Mas, dois caras de Palo Alto (Reed e Marc), criaram a partir disso, uma ideia. E se as pessoas pudessem alugar esses filmes sem ter que sair de casa?
Muitos desafios surgiram nesse percurso, o valor dos envios de fitas VHS, por exemplo, inviabilizava o projeto. Mas, no horizonte surgiam novas tecnologias (os DVDs) que trouxeram esperanças para a equipe que já começava a se formar. Além disso, o tempo de envio era outro ponto negativo, pois, as pessoas não precisavam esperar dias para alugar um filme, poderiam caminhar 15 minutos até uma locadora.
Entretanto, a indústria cinematográfica começou a perceber que o lucro desses estabelecimentos em cima de uma única fita VHS era algo para se preocupar. Foi nesse período que os preços começaram a aumentar e as locadoras entraram em uma crise significativa.
Tudo isso trabalhava a favor da ideia que ia se desenvolvendo entre uma reunião ou outra que a equipe, que crescia a cada dia, vinha tendo em restaurantes que ficavam no centro dos trajetos dos membros que levaram os filmes até a tela de computadores e celulares.
Como a Netflix surgiu?
Não têm como não conhecer. Como vimos anteriormente, a Netflix é uma das maiores plataformas de streaming de filmes e séries da atualidade. Muito disso pela qualidade das produções, mas, o marketing da empresa também é destaque entre o público.
Com o sucesso estrondoso da marca, essa não é uma pergunta difícil de ser respondida. Afinal, sua repercussão no mercado de streamings fez com que a marca sempre estivesse a frente das produções.
De fato, quando vamos assistir a um filme nos cinemas, muitas vezes, não nos preocupamos com o responsável por aquela produção. Mas, esse é um comportamento praticamente impossível quando falamos do fenômeno Netflix.
Mas como a empresa surgiu?
Você se lembra do tempo em que tínhamos que nos deslocar até determinado local para alugar um filme? Para você que não é dessa época, as famosas videolocadoras já foram o auge do consumo de filmes.
E foi nessa época, em 1997, que a empresa surgiu. Pelas mãos de Marc Randolph e Reed Hasting.
Mas, em pouco tempo a empresa já começou a inovar e apresentar diferenciais no mercado de locação de filmes, sendo a pioneira em uma espécie de delivery de títulos cinematográficos.
Desse modo, já apresentando certo destaque no mercado e entre o público, por conta da facilidade de aproveitar os seus serviços e produtos.
Apenas em 1999 surge o serviço de assinatura no segmento. Assim, os clientes poderiam receber filmes e séries em suas casas por meio de uma taxa mensal paga a empresa.
Oportunidades que surgiram com o tempo
Com certeza, podemos perceber em meio a todas essas inovações, que a Netflix é uma empresa com grande potencial. Pois é, isso foi notado desde o início quando a empresa recebeu propostas de compra, significativas para a época.
A primeira, em 1998, sendo oferecida por Bezos (CEO da maior concorrente da empresa, a Amazon), pela bagatela de US$ 12 milhões. Já em 2000, a própria empresa se ofereceu para a liderança do mercado de locação de filmes da época, a gigante Blockbuster, dessa vez por US$ 50 milhões.
Como a Netflix dominou o mercado de streaming?
Bom, já vimos que a plataforma surgiu e teve a inovação como chave para o sucesso. Isso se perpetuou por um bom tempo e foi assim que ela adentrou no mercado de streaming, através de processos de inovação.
Apenas em 2007 pudemos perceber os primeiros sinais da era dos streamings. Nessa época, os DVDs já estavam perdendo espaço no segmento, muito por conta das novas tecnologias que estavam surgindo.
Como tudo, o programa começou através de tentativas e investimentos em áreas que podiam não ser as ideais para o momento.
Primeiro, os donos da plataforma buscaram por uma equipe que pudesse criar um algoritmo, capaz de suportar a demanda e entregar conteúdo relevante para o usuário.
Nesse início, o desenvolvimento operacional ainda causava receio em investidores. Foi após a demonstração do potencial de mercado e entendimento dos investidores que o negócio decolou.
Netflix no Brasil
Aqui no Brasil, a inovação só chegou em 2011. Porém, logo fez sucesso entre o público, principalmente, pela variedade de títulos que trazia.
Isso porque, o canal de streaming tinha contratos para licença de transmissão com diversas organizações, que inclusive já desenvolveram seus próprios canais de streaming, como:
- Disney;
- Sony Pictures Television;
- Paramount Pictures;
- Lionsgate;
- Miramax;
- MGM;
- Televisa;
- TV Bandeirantes.
Assim, a empresa tem hoje, apenas no Brasil, mais de 19 milhões de assinantes. No mundo, esse número chega a 220,6 milhões.
Anúncios na Netflix? Como isso pode impactar a empresa?
Nem tudo são flores. O mercado de streaming tem ganhado cada vez mais concorrentes, isso é visível pelo número de plataformas que surgiram nos últimos tempos.
Assim, a Netflix perdeu a vantagem de ser a pioneira no mercado para a variedade de preços, disponibilidade de títulos diversos e, também, contratos que fizeram com que a própria empresa perdesse muitas de suas obras não originais.
Hoje, tornou-se difícil competir com preços como dos pacotes da Prime Vídeo, que possibilita o acesso à plataforma, além de frete grátis no e-commerce da empresa e outros benefícios, pelo valor de R$14,90.
Ou então, com as superproduções da HBO que já fazem o maior sucesso entre os fãs, como: Game of Thrones que recebeu o título de programa televisivo mais assistido da história, com 13,6 milhões de espectadores acompanhando o final da série de forma simultânea.
De fato, os números indicam a perda de potencial da empresa, o que pode dificultar os próximos passos, caso não sejam tomados com cautela e de forma estratégica. Mas, o que pode mudar no marketing feito pela Netflix?
Solução para Netflix através do marketing
Nos últimos tempos surgiram muitas notícias sobre os anúncios para o marketing da Netflix, isso nunca esteve tão próximo.
Você já deve ter ouvido falar do plano de assinaturas da Netflix, não é mesmo? Se não ficou sabendo, não tem problema, porque a empresa está levando essa nova empreitada com muita discrição.
Mas, esse é um cenário que se aproxima cada vez mais. A proposta é baratear o custo de assinatura através de um plano com anúncios entre os conteúdos.
Dessa forma, o público tem uma opção mais acessível, e as empresas acesso a uma plataforma de segmentação e propaganda. Parece ótimo, não é?
Até certo ponto, sim. Mas, existe um “porém”: a Netflix ainda não pode determinar quais obras receberão os anúncios. Assim, os critérios de segmentação, até agora são incertos ainda.
Dessa forma, por conta dos licenciamentos de reprodução, os profissionais que quiserem utilizar a plataforma de anúncios, não poderão escolher em quais títulos eles serão transmitidos. Entretanto, esse é um detalhe que pode ser ajustado muito em breve, de acordo com especialistas.
O maior problema, visto pelos profissionais que utilizaram a plataforma em suas estratégias de marketing, está no valor por anúncio, que promete ser o mais elevado do mercado.
Existem muitos pontos a serem observado ainda. A previsão de lançamento do novo modelo era para o início de 2023. Mas, para se antecipar à estreia do plano com anúncios da concorrente Disney (8 de dezembro de 2022), a Netflix pretende apresentar sua versão ainda em novembro de 2022.
As maiores lições da Netflix sobre marketing
Ok, em meio de tantas mudanças no mercado e uma história promissora, qual o diferencial da empresa agora?
Um ponto de extrema importância em toda a sua trajetória, foi a forma como a Netflix se relacionava com os seus clientes, atendendo às características regionais e, até mesmo, de consumo dos seus clientes.
Dessa forma, criando uma forma de se comunicar especifica, atendendo demandas de cada um dos seus públicos. Afinal, como vimos anteriormente, são mais de 220 milhões de assinantes em todo o mundo.
As estratégias de marketing da empresa, de fato, são dignas de grandes cases de sucesso. Além disso, sua estratégia de branding pode referenciar o seu negócio.
Quer entender como a empresa se destaca no mercado de marketing? Continue a leitura!
Interação com o consumidor
Eu já falei anteriormente, sobre a qualidade de atendimento da Netflix, afinal o método deles envolve adequar a comunicação ao seu usuário. Por isso, a empresa tem grande destaque nesse quesito.
Dessa maneira, transformando o canal de streaming em uma persona que fala abertamente com seu público e, acima de tudo, interage proativamente com os seguidores das redes sociais.
O que podemos chamar de Netflix Marketing se estabeleceu como uma tendência entre empresas do segmento e até mesmo no varejo, como é o caso do Magazine Luiza.
Além de conseguir definir um tom de voz para determinadas regiões, com base nas características culturais, a Netflix pode ser ainda mais específica, estabelecendo uma comunicação baseada no consumo do seu usuário.
Quem aí lembra do dia em que a plataforma atendeu seu cliente como se estivessem em um episódio da série Star Trek? Esse foi um episódio icônico em que a plataforma transformou uma situação em que o cliente reportava um problema numa verdadeira experiência.
Isso acontece até mesmo nos dias de hoje, principalmente no Twitter, onde a empresa costuma interagir bastante com o seu público.
A questão aqui é: se você tem uma voz para a sua marca, pode muito adaptar o tom para determinados públicos. Assim, cativando-o e mantendo seus seguidores engajados.
Os usuários não enxergam uma empresa, mas sim a Netflix, que está ali respondendo suas dúvidas e participando das suas brincadeiras.
Domínio das redes sociais
Hoje, você pode encontrar a Dona Netflix e suas estratégias de marketing em todas as principais redes sociais, e para cada uma delas, desenvolveu uma característica própria.
Então, no Instagram da plataforma de streaming você pode ver stories e posts mais interativos, enquanto no Twitter existe um certo diálogo com o seu público, até mesmo no WhatsApp a marca está presente.
No dia 30 de outubro de 2021, a plataforma de streaming abriu o seu canal de comunicação no app de mensagens. Permitindo que, com alguns comandos, seus usuários tivessem acesso às figurinhas de suas séries. Dessa forma, potencializando a presença da marca.
Não é novidade que, quando uma série aguardada é lançada, a internet coloca isso em pauta. E o papel da empresa é manter a conversa o maior tempo possível. Para isso, ela faz bom uso das redes.
Além disso tudo, a Netflix faz bom uso de memes, o que reforça o engajamento do seu público. Mas, é importante entender se esses recursos podem ser utilizados com o seu público.
Não se esqueça também, de que as redes sociais são canais de comunicação mais leves. Por isso, uma das lições da empresa nesse quesito pode ser a de oferecer conteúdo menos denso. Além do mais, esses meios de comunicação são cenários perfeitos para fazer com que sua marca seja reconhecida.
No caso da Netflix, o uso de conteúdos disponíveis em seu catálogo ganha destaque nas publicações. Mas, isso é algo que pode ser adaptado para o seu negócio, basta entender o que os seus seguidores procuram em suas redes.
Marketing de experiência
Proporcionar uma experiência que tenha significado e faça com que uma marca seja lembrada, é um desafio para diversas empresas. Muitas se afastam desse tipo de ideia por conta do investimento exigido, outras por conta do trabalho que envolve uma reunião com potenciais clientes.
A presença em feiras, por exemplo, é um grande diferencial para empresas que estão procurando por formas de crescer em seus respectivos mercados. Mas, no caso da Netflix, que já possui uma grande relevância, ela precisa ser o centro das atenções.
Foi aí que surgiu o TUDUM, nome dado ao evento da empresa que faz referência ao som no início de um filme do seu catálogo. Nele, vemos diversas personalidades se reunindo para falar sobre as produções, novos passos e, claro, experiências que levam os fãs para um novo estágio de conexão com a marca.
E olha que aqui nem entramos no mérito do marketing de influência, que arrasta multidões de fãs para um contato mais próximo com a marca e com as suas produções.
Marketing da Netflix para experiência do usuário
De fato, como podemos notar no decorrer deste artigo, um dos principais focos da empresa, é a experiência do usuário. Observamos isso desde o surgimento do negócio até os dias atuais.
Mas, qual é o diferencial do marketing da Netflix para que seus clientes a tenham como uma das melhores opções do mercado, mesmo vendo concorrentes com diferenciais atrativos?
Estudos da Netflix para marketing
Antes de mais nada, o cliente está no centro de tudo. Ou seja, o planejamento de marketing é feito para os usuários. Assim, fica muito mais fácil atingi-los de maneira positiva.
Além disso, desde que chegou ao Brasil, podemos notar diversas mudanças em seu layout. Seja de marca, catálogo ou página de assinatura, tudo passou por teste. Esses experimentos tinham como objetivo entender o que era mais atrativo para os usuários.
Por isso, hoje temos uma página com poucas informações, ao contrário do que vimos em anos anteriores.
Desse modo, a empresa busca entender a tendência entre seus usuários, para entregar facilidades e conteúdos que engajam. Se você achou que tudo o que falamos até agora é apenas uma estratégia de marketing, se enganou.
Todos os posts interativos, interações, testes de layout, servem para a prever o que os usuários buscam. Por isso, temos a impressão de que a Netflix sempre está a frente de seu tempo com o marketing.
Mas, você também pode fazer isso. Estabeleça uma comunicação orgânica com seus clientes e por meio dos resultados, determine o que pode ser mudado ou acrescentado. Além disso, essa é uma boa forma de conseguir ver por outra perspectiva o seu planejamento de marketing.
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Até a próxima!