SEO para YouTube: você sabe como colocar os seus vídeos no topo das pesquisas?
Eu já falei diversas vezes aqui no blog, sobre as vantagens de investir em estratégias de SEO para o seu site e, também, para seus conteúdos de blog. Mas, se você costuma produzir vídeos para o YouTube, saiba que essa técnica pode te ajudar também.
O YouTube, hoje, é o segundo maior buscador on-line do mundo, ficando atrás apenas do próprio Google. Dessa forma, é importante entender que ele pode potencializar suas estratégias de marketing digital.
Mas, como aplicar os métodos de SEO em suas produções na plataforma?
Apesar de simples, essa é uma técnica que requer muita atenção aos detalhes. Isso porque, são os detalhes que indicarão o sucesso dos seus esforços.
Antes de mais nada, eu preciso que você pense na seguinte questão: o que chama a minha atenção ao pesquisar por um vídeo?
Com isso em mente, chegou a hora de entender as vantagens das estratégias de SEO para YouTube. Quer aparecer nas primeiras posições dos resultados de pesquisa da plataforma?
Acompanhe a leitura e aprenda a conquistar o primeiro lugar!
O que é SEO para YouTube?
Se você acompanha nosso blog, já sabe que as técnicas de SEO são essenciais para aumentar o seu alcance e, também, a captação de visitantes orgânicos para o seu site.
Dessa forma, essa estratégia é composta por diversos métodos que facilitam o ranqueamento do seu site através da otimização para buscadores on-line. Por isso, recebe o nome de Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Busca, ou SEO).
Por meio dela, você pode indicar ao Google a relevância do seu conteúdo, fazendo com que ele mostre para mais pessoas que pesquisam por uma determinada palavra-chave.
O que muitos não sabem, é que esse recurso não se resume ao ranqueamento de sites e blogs. É possível aplicar as táticas de SEO em seu canal no YouTube.
Como foi comprado pelo Google, o YouTube utiliza os mesmos recursos para entrega de conteúdo relevante em determinada pesquisa. Dessa forma, quando o usuário busca por algo na plataforma, a IA vasculha e entrega vídeos e canais que possam responder a sua dúvida.
De fato, existem muitas variáveis nos critérios de escolha, mas, recursos como o histórico de busca, tornam a experiência mais personalizada. Além disso, existem alguns fatores que podem determinar se o seu conteúdo é relevante para aquela determinada pesquisa.
Entre esses fatores, podemos citar:
- Atenção aos campos de título;
- Bom uso de tags;
- E boas descrições.
Se o seu vídeo preenche esses requisitos, com certeza, você conquistará bons posicionamentos no motor de busca. Mas, é preciso aplicá-los de forma otimizada para que sejam relevantes para o seu público e para o YouTube.
Quer saber como fazer isso? Acompanhe o texto e confira as dicas que eu trouxe para você!
Por que investir em SEO para YouTube?
Bom, se você chegou até aqui, está buscando por formas de otimizar o seu conteúdo em vídeo, ou está pensando em começar a produzir para o YouTube. Independente do seu objetivo, existem muitos motivos para persistir nessa ideia.
Em primeiro lugar, como eu disse anteriormente, o YouTube é a segunda maior plataforma de busca do mundo. Ficando atrás, apenas, do próprio Google.
Mas, essa não é uma posição difícil de se conquistar quando você tem mais de 1,9 bilhões de usuários ativos todos os meses. Com tanta gente assim consumindo conteúdo no YouTube, parece fácil conquistar a atenção do seu público, certo? Errado!
Precisamos que entender que, quando a demanda é alta, a oferta acompanha. A internet em si é um caos de conteúdo, e o YouTube não seria diferente.
A cada minuto, cerca de 500 horas de conteúdo surgem na plataforma, somando mais de 2 bilhões de visualizações por dia.
Então, a pergunta certa aqui seria: o quanto disso eu estou perdendo para a minha empresa?
Começando a entender o YouTube
Para aplicar as técnicas de SEO que eu ensinarei ainda neste texto, você precisa entender certas funcionalidades da plataforma. Por exemplo, saber como os vídeos são entregues para os usuários, é fundamental.
Isso porque, quando trabalhamos com produção de conteúdo para internet, pensamos em tráfego orgânico, pago, de referência e outros meios comuns para o segmento. Mas, quando analisamos o YouTube, algumas mudanças são visíveis.
Veja as três principais formas que o YouTube utiliza para entregar seus vídeos!
Recomendação
As recomendações do YouTube seguem um padrão que prioriza a experiência do usuário. Por isso, se você quer que o seu vídeo apareça como um conteúdo recomendado, precisa voltar sua atenção para alguns pontos. Entre eles:
- Criar conteúdo original;
- Aplicar as melhores práticas de SEO;
- Utilizar títulos e miniaturas atraentes;
- Investir na divulgação das suas redes sociais.
Desse modo, seu conteúdo pode aparecer como uma recomendação da plataforma, aumentando o número de acessos ao seu vídeo.
Externo
Como vimos anteriormente, a divulgação do seu conteúdo em plataformas externas pode potencializar a entrega dele nos vídeos recomendados do YouTube. Mas, esse método por si só é uma forte ferramenta de geração de tráfego.
Desse modo, utilizar a técnica de divulgação por meio de links externos, pode potencializar ainda mais o seu alcance. Além disso, pode funcionar como uma estratégia de link building eficiente, tornando o seu conteúdo ainda mais relevante para a plataforma de busca.
Tráfego de pesquisa
Por fim, temos o tráfego de pesquisa que é, aquilo que buscamos aumentar com as estratégias de SEO. Nesse método, alcançamos o público por meio dos resultados de pesquisa do buscador.
Quanto mais otimizado o conteúdo, mais fácil aparecer no topo dos resultados, onde os usuários buscam pela resposta para sua pergunta com mais frequência. Ou seja, raramente costumam buscar pelos resultados mais baixos.
Com a entrega exponencial de conteúdo nessas pesquisas, entender como manter o seu vídeo no topo, torna-se fundamental para obter resultados com o conteúdo que você produz para o YouTube.
Chegou o momento! Agora, vamos entender como conquistar mais tráfego de pesquisa para o seu canal através das estratégias de SEO para YouTube. Continue a leitura e confira!
SEO para YouTube na prática: dicas e técnicas essenciais
Ok. Agora que você já sabe como o YouTube entrega os vídeos para os usuários e, também, por que devemos investir em SEO para YouTube. Precisamos compreender como aplicar isso na prática.
Ao longo do artigo, citei alguns pontos essenciais para a sua produção de conteúdo. Agora, veremos como elas impactarão o seu vídeo e como fazê-las de fato.
Confira 3 regras para conquistar bons posicionamentos nas pesquisas do YouTube!
1. Pesquise sua palavra-chave
Assim como para textos de blog, o SEO para YouTube requer uma boa pesquisa de palavras-chave. Isso porque, é por meio delas que a plataforma de pesquisa identifica o seu vídeo como “resposta” para determinadas pesquisas.
Desse modo, é preciso inserir as palavras-chave em campos como: titles, tags e descrições. Assim, tornando o ranqueamento do conteúdo mais simples e, consequentemente, a favor do seu canal na plataforma.
Para definir o melhor termo para o seu conteúdo, você precisa se perguntar como alguém que procura por aquele vídeo pesquisaria por ele. Aqui na Beatz, por exemplo, utilizamos uma linha de prioridades, sendo elas:
- Relevância para a persona;
- Volume de busca nas principais plataformas de pesquisa;
- Dificuldade de ranqueamento com base na concorrência.
A primeira, é definida através de um processo de pesquisa que visa entender como a persona se comunica e, também, como consome determinados conteúdos.
Além disso, as razões para criar uma persona para os seus planejamentos, vão além de identificar como ela pesquisaria pelo seu conteúdo. Confira nosso vídeo com motivos para investir em um cliente ideal.
2. Escreva boas descrições
Como o nome diz, neste tipo de texto você deve ser o mais descritivo possível. Por isso, diga ao espectador sobre o que o seu vídeo fala, e comente na descrição tudo aquilo que a concisão do título não permite dizer.
É importante lembrar ainda, que a descrição pode ser um meio de persuadir o seu público, aumentando o engajamento e dando sinais positivos para a plataforma. Isso porque, a parte inicial do seu texto aparece nos resultados de pesquisa.
Desse modo, é preciso introduzir as informações mais importantes no início do texto, para que elas sejam vistas pelo maior número de pessoas.
Além disso, a descrição é uma ferramenta para facilitar a análise que a plataforma realiza nos vídeos publicados, ou seja, quanto mais descritiva, mais rápido será determinada uma boa posição para o seu novo vídeo.
Você ainda pode investir em CTAs (Call to Action), ou seja, chamadas para ação, incentivando o seu visitante a se inscrever no canal ou direcioná-lo para o seu site, blog ou página que possa ser interessante.
3. Transcrições e legendas
Além de acessibilidade, as legendas e transcrições podem ser decisivas para o ranqueamento do seu conteúdo. Isso porque, o algoritmo da plataforma entende códigos e textos, então, esses elementos podem tornar a análise do conteúdo mais fácil.
Desse modo, aumentando as chances de conquistar uma posição melhor nas pesquisas.
Para isso, você pode utilizar as ferramentas de automação do Google, podendo incluir temporização, transformando sua transcrição em legenda, tornando seu conteúdo acessível àqueles que possuem deficiência auditiva.
Se você quer aplicar esse recurso em suas próximas produções, basta seguir as instruções da plataforma!
Agora que você sabe como otimizar o Youtube…
Neste artigo, você viu todos os detalhes sobre a otimização de conteúdo para o Youtube. Mas, que tal aprender ainda mais conceitos para melhorar mais ainda as suas estratégias?
Então, se você quer aprender tudo sobre a arte do SEO para Youtube, precisa continuar acompanhando nosso blog. Assim, você fica por dentro das melhores técnicas para SEO e conteúdo!