Público-alvo: como encontrar o seu, e utilizar em suas estratégias?
Com certeza você já viu aqui no blog, alguns artigos sobre a criação de planejamento e organização de conteúdo. Então, deve ter percebido que em todos esses artigos, existe um elemento em comum: o público-alvo.
Isso mesmo. Definir com quem a sua estratégia vai conversar, é um dos pontos fundamentais para começar a desenvolvê-la. Desse modo, é imprescindível que você, como profissional de marketing, saiba tudo sobre a pesquisa de público-alvo e as melhores técnicas e ferramentas para delimitar e segmentar de forma eficaz suas campanhas.
Pensando nisso, nossa equipe revelou todas as etapas que utilizamos aqui na Beatz para te ajudar nessa fase do seu planejamento. Se você ainda não sabe por onde iniciar, neste artigo, você começa a dar os primeiros passos rumo a sua estratégia de sucesso.
Então, aproveite o conteúdo e tire todas as suas dúvidas sobre a definição de público-alvo para as suas próximas campanhas. Boa leitura!
O que é um público-alvo?
O público-alvo é um grupo de pessoas, segmentado através de características em comum, para o qual a mensagem da sua marca será veiculada.
Assim, para defini-lo, é preciso reunir uma série de dados, como: informações geográficas, demográficas, comportamentais e psicográficas. Entre essas informações, as mais comuns são:
- Idade;
- Gênero;
- Renda;
- Nível educacional;
- Interesses;
- Objetivos;
- Entre outros.
Desse modo, é possível tornar o seu conteúdo, suas campanhas e ações, mais direcionadas e comunicar a mensagem em questão com mais eficácia. Como dizia o ditado: “quem quer agradar todo mundo acaba não agradando ninguém”.
Por que definir um público-alvo?
De fato, essa é uma etapa fundamental do planejamento criado para sua estratégia. Afinal, como vimos anteriormente, não se pode direcionar uma campanha de comunicação, sem saber para quem você deve comunicar, certo?
Desse modo, já temos aí a resposta para o questionamento principal ao iniciarmos uma conversa sobre público-alvo: qual a finalidade dessa limitação?
Entenda que, nem todas as pessoas do mundo precisam do seu produto, muitas não sabem que precisam. Porém, uma parcela considerável precisa do seu produto, mas, pode não conhecer a sua marca ainda. Desses três exemplos qual deles faria mais sentido para a sua estratégia de comunicação?
É obvio que o foco seria nas pessoas que precisam, mas, ainda não escolheram uma marca e precisam saber mais sobre a sua empresa. Afinal, isso pode ser uma delimitação de público-alvo.
Ou seja, a segmentação pode depender da sua intenção, mas, independente de qual for ela, é impossível atingir seus objetivos falando com todo mundo.
Como saber qual é o meu público?
O processo para delimitação do público da sua estratégia, ou até mesmo do seu produto, está no aprofundamento das suas pesquisas. Você precisa conhecer todos os detalhes que podem afetar, de forma positiva ou negativa, o recebimento da mensagem principal.
Desse modo, a primeira dica para você que está pensando em determinar o público-alvo da sua campanha é: entenda o mercado no qual a sua empresa está inserida. Então, você pode buscar por informações como:
- Posicionamento dos concorrentes;
- Características dos segmentos atendidos por eles;
- Como eles atuam;
- Necessidades e demandas sem suporte;
- Características comportamentais;
- Hábitos de consumo;
- Entre outras.
Com essas informações, é preciso voltar o olhar para a sua marca e o seu produto. Ou seja, pergunte-se qual a proposta de valor da sua marca, quais os seus destaques em meio a concorrência, e as características do seu produto que serão atrativas para o seu público-alvo.
Desse modo, segmentar o público, com base nas categorias que citamos anteriormente (geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais), é possível entender qual é o perfil do cliente ideal para a sua marca.
Com tudo isso definido, chegou a hora de determinar a forma de alcançar esse público. Ou seja, é aqui que identificamos a melhor linguagem para esse processo, os principais canais e demais recursos essenciais para esse contato.
Como definir o público da sua estratégia?
De fato, conhecer o mercado, o seu produto e, por fim, o seu público é o objetivo que estamos tentando alcançar. Mas, como encontrar tantos dados?
Aqui na Beatz, por exemplo, apostamos em ferramentas que já se tornaram essenciais para o processo de definição da persona e público-alvo. Para te ajudar nessa tarefa, separamos as principais. Confira a seguir!
- Google Analytics;
- Google Trends;
- Formulários online, como Google Forms;
- Institutos de pesquisa (o IBGE é um dos mais utilizados);
- Audience Insights;
- Entre outras plataformas.
Público-alvo x Persona
No tópico anterior, você pode ter reparado que eu mencionei algo como “persona”. É preciso se atentar, pois, é um erro muito comum confundir esse termo com o público-alvo.
Isso porque, ambos, de certa forma, se relacionam e até mesmo possuem certo nível de dependência. Após a construção da sua segmentação principal, constituída por um grupo de pessoas com características semelhantes, você pode ir além.
Para isso, você precisa delimitar uma persona, ou seja, um cliente ideal que é estipulado através das informações coletadas. Desse modo, é possível tornar os seus conteúdos ainda mais exclusivos.
É preciso ter em mente que a persona é um cliente semifictício. Por isso, leva-se em conta informações coletadas no processo de definição do público-alvo, mas, não deixa de observar experiências com potenciais clientes e profissionais da área.
Ademais, ao contrário do público, a sua persona recebe um nome e idade fixos, além de gostos, desejos, dores, e demais informações que a deixam mais próxima da realidade.
Gostou do conteúdo de hoje? Então, tenho certeza que você vai querer conferir o nosso blog. Nele você encontra diversos artigos que vão te ajudar a entender melhor o universo do marketing digital e a planejar as melhores estratégias. Acesse agora mesmo!