Linha do tempo: conheça a evolução do marketing e as estratégias que entregam resultados
Para que você possa definir estratégias com a certeza de bons resultados, precisa conhecer a evolução do marketing, assim, poderá decidir por onde começar.
Dessa maneira, entender o que deu certo ou errado dentro de estratégias, te ajuda a pensar no caminho mais apropriado com base em experiências comprovadas.
Por isso, hoje estamos aqui para te contar toda a história por trás de um dos elementos mais importantes do mercado, que visa comportamento, estatísticas, direcionamento e outros aspectos essenciais para a venda e captação de clientes.
Portanto, acompanhe cada etapa dessa jornada e adquira todo o conhecimento que puder, para elaborar planos com alta porcentagem de sucesso.
Boa leitura!
A evolução do marketing
Muito se fala sobre o desenvolvimento tecnológico e como as coisas mudaram depois do surgimento de ferramentas que modificaramas características e necessidades do mercado.
E com o marketing não poderia ser diferente, pois, a mudança no mercado fez com que a estratégia evoluísse com o passar do tempo, se adequando ao comportamento mercantil e de consumidores.
Sendo assim, com as mudanças, novas estratégias surgiram com o intuito de aumentar lucros produzindo serviços e ofertas adequadas.
Mas, é claro que isso não é novidade para ninguém. A evolução do marketing, está associada a um amplo tema que você entenderá mais adiante.
O surgimento do marketing
Apesar do marketing já ter sido explorado muito antes, os precursores surgiram em meados de 1940, através de estudos elaborados por Walter Dill Scott e William Reilly, que tinham visões bem diferentes sobre o assunto.
Os estudos explorados eram diversos, como: aplicação da psicologia na propaganda, leis de gravitação do varejo, mercadologia, poder do marketing, administração, entre outros temas pertinentes.
A evolução do marketing se deu pela necessidade de as empresas entenderem o perfil de seu público consumidor, mas, não foi só isso. O estudo engloba muitos aspectos, como:
- A revolução industrial;
- O aumento da sociedade;
- Produção em massa;
- Divisão social do trabalho;
- Surgimento da internet e das redes sociais.
Muitos são os movimentos que auxiliaram no processo evolutivo da estratégia, e isso se deu, principalmente, com a ampliação de negócios, do mercado, indústrias e corporações diversas.
Afinal, trouxe consigo vários benefícios que facilitaram a vida das organizações, com a adaptação de tarefas.
Etapas evolutivas do marketing
Philip Kotler definiu a evolução do marketing em etapas. Elas foram separadas da seguinte forma:
1.950
Marketing 1.0 (Produtos)
Ainda na Revolução industrial, essa é a primeira fase da estratégia direcionada exclusivamente em produtos, com o foco voltado para o volume de produção.
Dessa forma, a prioridade era a padronização do produto, para que o seu valor fosse baixo e ao alcance de todos.
1.980
Marketing 2.0 (Consumidor)
A era da informação, influenciada pela evolução econômica, focada no comportamento do consumidor.
Nessa fase, houve a percepção da necessidade de analisar os desejos dos consumidores, que com o acesso às informações, questionavam e avaliavam o que realmente queriam comprar.
2005
Marketing 3.0 (Valores)
Conhecida como a era do valor, foi nessa época que surgiu o desejo de solucionar os anseios sociais dentro das necessidades do cliente.
Nessa fase surgiu a divisão de missão, visão, valores e objetivos da empresa.
A inclusão da tecnologia e a globalização do mundo, levou as empresas a oferecerem produtos que a sociedade demanda.
2016
Marketing 4.0 (Digital)
Esse é o período mais atual do marketing, pois, envolve a automatização, tecnologia, internet, redes sociais, marketing de conteúdo e marketing digital.
Assim, os profissionais passaram a utilizar ferramentas como o Google, para atingir o sucesso que uma empresa tanto almeja.
Quais são as estratégias que entregam os melhores resultados?
Existem atualmente, algumas estratégias de marketing que são muito usadas, e que prometem garantir um aumento de clientes, vendas e lucros. São elas:
- Inbound Marketing;
- Marketing de Relacionamento;
- Marketing de Produto;
- Marketing de Confiança;
- Endomarketing.
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