Um panorama completo sobre o mercado industrial e as estratégias de marketing para o segmento
Se você gerencia o setor de marketing de uma empresa, sabe que o mercado industrial é cercado de desafios para profissionais da área. Mas, é possível estabelecer uma estratégia eficiente e gerar resultados, se você aprender a identificar oportunidades.
Por isso, é preciso estar antenado às novidades do setor e, principalmente as novas tendências e estratégias que, comprovadamente, geram resultados e expandem as possibilidades de crescimento da sua empresa.
Afinal, quando falamos do mercado industrial, a imprevisibilidade exige que tomemos decisões rápidas, com base em informações concretas. Pensando nisso, separamos neste artigo, algumas dicas para a sua empresa, além de algumas tendências de marketing industrial que podem te ajudar ainda esse ano.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira todos os detalhes sobre o tema. Aproveite para já pensar quais das dicas se encaixa melhor no formato da indústria que você atua.
Vamos lá!
Marketing para o mercado industrial
Como vimos anteriormente, o marketing B2B, ou seja, para o mercado industrial, oferece um desafio ainda maior para profissionais da área. Afinal, o que era visto apenas como apenas uma promoção de produtos e soluções, se transformou e passou a abordar o relacionamento entre empresas.
Sabemos que o marketing demanda muito atenção quanto ao desenvolvimento de persona e segmentação de público. Desse modo, quando vendemos um item diretamente ao consumidor final, esse processo é muito mais transparente.
Mas, quando se trata de um processo envolvendo duas empresas, business-to-business, a comunicação deve ser totalmente diferente e apresenta caracteristicas únicas. Por volta dos anos 1980, passamos a observar o marketing de uma empresa para outra, como a extensão de um relacionamento.
Isso aconteceu de maneira geral, para todas as empresas, independente do segmento ao qual ela se dedica. Apesar de todas as dificuldades, isso potencializou as relações comerciais, mas precisava ser aprimorado.
E como se fazia isso? Análise de dados, segmentação de público, estratégias de conteúdo e tudo que utilizamos hoje, mas com a época com um teor experimental e de desenvolvimento. Isso tudo, originou as dicas que vamos apresentar a seguir!
Estratégias de marketing para o mercado industrial
Como vimos, o mercado industrial gerou uma demanda especifica que exigiu de todo os profissionais uma nova linha de pensamento. Com isso, muitas soluções surgiram para problemas variados e estratégias que uniam essas novas soluções em processos complexos.
Desse modo, exigindo a adaptação das indústrias aos novos modos de alcançar os compradores, ou seja, outras indústrias. Vamos descobrir quais foram essas novidades e quais delas são as melhores para aplicar hoje na sua empresa?
Confira 3 estratégias de marketing B2B que podem alavancar o seu negócio e aumentar as suas vendas!
Marketing Conversacional
Atualmente, cerca de 99% dos smartphones do Brasil possuem o aplicativo WhatsApp instalado. Com certeza você utiliza e os seus clientes também, isso já é um indicativo de como a comunicação pessoal pode ser efetiva para as estratégias de marketing.
O uso de IAs (Inteligências Artificiais) nesse tipo de contato se tornou muito comum e efetivo, são os chamados Chatbots. Esses recursos estão otimizando o processo de comunicação com clientes, principalmente aqueles que demandam de atendimento rápido.
Por isso, tornaram-se estratégias comuns em marketing para o mercado industrial, agilizando a comunicação e ampliando as chances de identificar oportunidades entre aqueles que visitam o seu site, por exemplo.
Isso porque, o visitante que entra em contato tem mais chances de fechar negócio com a sua empresa do que aquele que apenas visita os seus conteúdos, não que um seja mais importante que o outro. Acontece que eles estão em etapas diferentes e por isso, demandam atenções diferentes.
Data Driven Marketing
Outra estratégia que está se destacando, principalmente no mercado industrial, é o Data Driven Marketing, inclusive ela promete ganhar ainda mais destaque no decorrer do segundo semestre, graças aos resultados que vem trazendo para empresas de diferentes segmentos.
Como sabemos e vimos anteriormente, saber quem é o seu cliente é fundamental, principalmente quando falamos do mercado B2B. E qual a melhor forma de conhecer o seu público se não por meio da análise de dados?
Mas, para chegar nos resultados ideais, é preciso muita atenção. Afinal, não basta coletar dados de forma descompensada e sem planejamento.
Para implementar o Data Driven Marketing de maneira eficiente é preciso coletar os dados certos, armazená-los de maneira eficaz e saber como utilizá-los para conquistar insights poderosos para o seu negócio.
Quer entender mais sobre essa estratégia? Em nosso blog Data Driven Marketing: como os dados podem ser seus melhores parceiros no universo do marketing, você encontra todos os detalhes!
Comunidade
Uma das principais vantagens em se fazer marketing da sua solução para outras empresas é a possibilidade da criação de comunidades. Afinal, você já deve ter percebido que a união entre os profissionais da área supera qualquer nível de competitividade.
Isso porque, estamos a todo momento trocando informações, fazendo indicações e aumentando a base de contatos, ou seja, realizando o networking. Aproveitar essa tendência na sua estratégia de marketing, pode potencializar os seus resultados.
Terceirização do marketing para o mercado industrial
Atualmente, a sua empresa conta com a disponibilidade de agências especializadas em marketing para o mercado B2B. E porque isso é interessante para você?
A primeira coisa que se destaca nesse mercado, é que esses profissionais concentram o seu desenvolvimento em estratégias que, comprovadamente, entregam resultados compatíveis com o porte da sua empresa.
Além disso, as estratégias são desenvolvidas e aplicadas pensando em todos os dados existentes sobre as empresas que a sua indústria almeja alcançar como cliente. Ou seja, uma agência de marketing especializada em B2B pode te ajudar a entender mais sobre o mercado e, também, sobre as técnicas que vão te ajudar!
A Beatz Marketing Digital, por exemplo, está a quatro anos no mercado, atendendo indústrias de todos os portes e segmentos. Nesse período, desenvolvemos um know-how que proporciona estratégias impares e resultados que toda a empresa quer ter.
Quer conhecer mais sobre as estratégias que a Beatz tem para a sua empresa?
Entre em contato conosco e confira todos os detalhes e veja como a Beatz pode ajudar a sua empresa a crescer e se destacar no mercado industrial. Estamos esperando por você!