Sua empresa pode ter mais engajamento no marketing de conteúdo?
Uma das principais dúvidas para profissionais de marketing está no engajamento do público, e isso se intensifica quando pensamos no uso de redes sociais para potencializar estratégias. Entretanto, é preciso entender como essas métricas influenciam em seus resultados.
Por isso, preparamos um artigo completo para te mostrar todos os detalhes. Hoje, você vai aprender tudo sobre os métodos e técnicas para aumentar o engajamento das suas campanhas e, acima de tudo, entender se isso é realmente o que você precisa.
Então, se você quer tirar todas as suas dúvidas, continue a leitura!
O que é engajamento no marketing?
Como vimos, se você trabalha com marketing, já deve ter ouvido falar nesse termo. Afinal, muitas empresas se empenham para conquistar um engajamento maior do seu público. Mas, qual é a real importância do engajamento no marketing?
Em primeiro lugar, precisamos entender que o engajamento é uma métrica relativamente fácil de ser mensurada. Isso porque, consiste na participação do seu público, bem como, nas interações deixadas por eles.
Ou seja, o engajamento pode ser determinado através do que chamamos de “métricas de vaidade”. São dados como número de curtidas em um post, seguidores nas redes sociais, comentários em um blog entre outros detalhes.
Mas, por que chamamos elas de métricas de vaidade?
Esse nome se deve ao fato de que, essas métricas não são diretamente ligadas à venda de um produto ou solução. Dessa forma, pensando em uma estratégia com essa finalidade, o engajamento talvez não seja o ponto alto de uma campanha. Entretanto, ele não perde a sua importância!
Afinal, temos outras áreas dentro do marketing que dependem de um bom engajamento, e como exemplo, podemos citar as estratégias de e-mail marketing. Desse modo, para ter sucesso com o marketing, é preciso que a sua base de leads interaja com a sua marca.
Da mesma maneira, se as redes sociais são o foco da sua estratégia, precisamos trabalhar para aumentar o engajamento de uma determinada campanha.
Como conquistar um engajamento melhor?
Já temos que adiantar que essa não é uma tarefa fácil. Isso porque, existem muitas variáveis entre a sua empresa e o seu objetivo final. Entretanto, existem algumas dicas que podem te ajudar nesse novo projeto.
Listamos algumas delas para guiar você em uma campanha de marketing que tenha o engajamento como ponto principal. Continue a leitura!
1 – Produza conteúdos relevantes
Como vimos anteriormente, o engajamento está relacionado à interação que o seu público tem com os conteúdos que a sua empresa publica. Desse modo, é preciso entregar materiais relevantes, ou seja, que deem satisfação o seu público-alvo.
Assim, é possível garantir que o nível de interação será maior, afinal, você pode perceber isso na forma que consumimos conteúdo na internet, curtimos aquilo que nos agrada, comentamos nos posts que geram discussão e compartilhamos informações. Tudo isso pode ajudar sua marca a crescer.
Mas, para isso, é preciso estabelecer um planejamento de conteúdo que esteja de acordo com a persona da sua empresa. Ou seja, o cliente ideal para a sua marca.
2 – Invista em campanhas de comunicação
Já havíamos mencionado que estratégias de e-mail marketing necessitam de um maior engajamento. Entretanto, esse também é um método para aumentar essa métrica.
Isso porque, esse é o principal modo de estabelecer uma comunicação direta com a sua base de leads. Desse modo, se aproximando do seu público e fazendo com que ele interaja com conteúdos publicados em outras ferramentas, como é caso das redes sociais.
3 – Estabeleça estratégias de comunicação personalizada
Não basta contar com uma lista de leads, mesmo que qualificados. É preciso estabelecer uma maneira de personalizar a forma como você se relaciona com o seu público.
Desse modo, entenda quais são as expressões que a sua persona utiliza, quais assuntos, e comece a investir tempo na construção de uma relação. Uma loja, por exemplo, pode utilizar o Instagram para enviar cupons de desconto para clientes especiais.
Da mesma forma, você pode dedicar alguns minutos do seu dia para interagir com os comentários de uma publicação, mostrando para quem te acompanha, que você está presente para ajudá-lo.
Sua empresa deve investir em métodos para aumentar o engajamento?
Nas metodologias utilizadas pela Beatz, por exemplo, as métricas de vaidade não são tão relevantes, obviamente, dependendo do objetivo estabelecido. Afinal, elas nem sempre são indicativos de venda.
Entretanto, como afirmamos, isso pode depender do seu objetivo e elas também podem te ajudar. Se o seu público está engajado, com certeza se lembrará de você em um momento de decisão.
Além disso, aproximar o seu público é a melhor forma de garantir que ele esteja atento às novidades da sua empresa e, desse modo, tenha acesso fácil as suas soluções.
Mas, o que você pensa sobre o assunto? O engajamento é uma métrica essencial para a sua marca?
Queremos muito saber a sua opinião, portanto, venha conhecer as nossas redes sociais e interagir conosco. Ficaremos felizes em sanar dúvidas e ajudar sua empresa a crescer!
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