Expoente da publicidade no Brasil, Wilson Mateos dá aula de criatividade
Wilson Mateos é um importante redator e diretor de criação Brasileiro. Seu currículo conta com passagens pelas maiores agências do Brasil, bem como, pelas renomadas David & Goliath e 180LA, em sua “turnê” pelos Estados Unidos.
Hoje, ao lado de sócios, ele está à frente de seu próprio negócio, a 11:11, uma “creative shop”, como se autodenomina, ou uma verdadeira loja de criatividade, em tradução livre.
Inspire-se com a vida e obra deste redator que tem construído parte importante da história contemporânea da propaganda brasileira.
Quem é Wilson Mateos
Paulistano, Wilson Mateos deu início em sua carreira na publicidade bem jovem, atuando em uma pequena agência da capital do estado como estagiário no setor de arte. O contato com importantes redatores, grandes mentes criativas, o inspirou a experimentar também criar com as palavras.
De fato, a atitude teve resultados frutíferos para o que viria a se tornar uma carreira de sucesso. Ainda como estagiário emplacou o seu primeiro título, aprovado para promover uma marca de tecidos em tempos de carnaval.
“Neste carnaval, ninguém vai sair pelado”
A partir daí, começou sua viagem pelos maiores e mais importantes grupos do Brasil, como a FCB, Lew Lara TBWA, AlmapBBDO e NeogamaBBH, entre outros, onde atuou como redator e diretor de criatividade.
É claro que não poderia ser só isso. Mateos também viveu uma grande aventura internacional, num período em que foi diretor de criatividade em duas grandes agências estadunidenses.
Na David & Goliath foi responsável pela conta da montadora de automóveis Kia Motors, e em sua passagem pela 180LA, colaborou com a conta da Universidade de Phoenix, deixando a sua marca em sua “turnê” pela América do Norte.
De volta ao Brasil, sua última casa foi a Leo Burnett, onde era Vice Presidente de criação. A parceria, porém, se encerrou em 2020, quando ele se juntou com outras referências de criatividade para conceber a 11:11 “The Challenger Company”.
A companhia é uma creative shop que se propõe a entregar aos clientes soluções em publicidade, marketing e negócios de forma personalizada e, é claro, muito criativas.
Por trás das lentes da publicidade
Mateos reconhece que quem trabalha com comunicação, geralmente, fica por muito tempo com a mente ligada no que faz. Mesmo assim, ele encontra tempo para se dedicar a seus interesses pessoais, que são tão criativos quanto seu trabalho.
Amante de música e da cultura dos clubes de moto, curte heavy metal, motocicletas, Harley Davidson e cerveja artesanal. Do universo da cultura pop, os mangás japoneses, G.I. Joe action figures e os filmes de samurai também entram para a lista de seus hobbies. A fotografia, no entanto, é mais um caso à parte.
Wilson Mateos também prova seu talento criativo pelas lentes das câmeras. Neste caso, seus trabalhos – majoritariamente no gênero de fotografia de rua (street photography) que retratam o dia a dia de gente comum, como eu e você – ganham um tom poético, sem abdicar do senso de humor característico do redator.
Arte com palavras, ou com a ausência delas
Os mais de 25 anos de carreira representam tempo suficiente para desenvolver uma quantidade significativa de trabalhos memoráveis, de títulos que não saem da mente, e até ações de Relações Públicas.
Mateos conseguiu ir ainda mais além, provando o seu talento para a criatividade não só com seu currículo robusto, mas também, pela coleção de prêmios que adquiriu ao longo dos anos. São mais de 10 Cannes Lions, só para citar a premiação mais famosa.
Conheça um pouco mais dos projetos de Wilson Mateos a seguir.
Sem nenhuma palavra, disse tudo. À frente da redação neste projeto, Mateos mostrou toda a potência do carro que anunciava, sem dizer ou escrever nenhuma palavra na maior parte do vídeo. Com tanta criatividade, o resultado não poderia ser outro: a peça levou o prêmio Cannes Lions Shortlist.
Este é um daqueles exemplos de peças que nos leva a indagar: “como não pensei nisso antes?”. Muitas vezes, o insight mais criativo está naquilo que parece óbvio, mas ninguém vê: como associar o nome do carro “Chronos” (tempo, em grego), com o cuco, um relógio antigo e burlesco. Com esta ideia em mãos, Wilson conseguiu fazer arte e nos fez entender muito sobre o produto.
ITAÚ: AGÊNCIAS ABERTAS ATÉ AS 20h
Deste exemplo não há muito o que falar, ele se explica sozinho. Afinal, de forma simples e com descontração na medida certa, o redator conseguiu tocar a persona em uma das suas principais dores: a dificuldade de ir ao banco por conta do horário de funcionamento tradicional.
Beatz podcast com Wilson Mateos
Até aqui você já conseguiu ter uma prévia de toda a bagagem de Mateos e, o quanto ele pode nos ensinar, contando mais sobre sua vida e carreira. Nada melhor do que ouvi-lo em pessoa, se aprofundando ainda mais nas histórias dos caminhos que o levaram do primeiro estágio até os Cannes Lions.
Ele contou tudo isso e muito mais no Beatz Podcast, que você pode assistir no YouTube ou no Spotify. Acesse agora mesmo e se inspire com um dos principais redatores brasileiros dos últimos anos!
Por fim, fique por dentro das novidades e tendências do marketing, em nosso blog. Por lá, há ainda mais conteúdos para você se informar sobre este mercado!