Como aplicar o Marketing 4.0 na indústria
Marketing 4.0 é um termo criado por Philip Kotler, Iwan Setiawan e Hermawan Kartajaya, que tenta explicar as dinâmicas contemporâneas de consumo. O conceito considera a relação das pessoas e o marketing a partir da intensificação do uso dos recursos digitais.
Compreender este contexto é fundamental para empresas de todos os setores obterem um bom desempenho financeiro. Isso porque as mudanças sociais inerentes as transformações tecnologias impactam profundamente o mercado. É inevitável: a tecnologia muda, as pessoas mudam e o comportamento de consumo muda também.
A cada virada de chave nas tecnologias relacionadas a comunicação e informação, tivemos também uma transformação no que era considerado boas práticas em publicidade e marketing. Aconteceu com o surgimento da imprensa, com a criação da televisão, com a disseminação da internet…
É certo que, com tantos novos recursos de comunicação surgem a todos os momentos na atualidade, as transformações no perfil dos consumidores se dariam em intensidade proporcional.
Enfim, se você deseja acompanhar tamanha movimentação, precisa conhecer o conceito do marketing 4.0. Então, continue a leitura e aproveite!
O que é o marketing 4.0?
Em 2017, Philip Kotler, Iwan Setiawan e Hermawan Kartajaya escreveram o livro Marketing 4.0: Do Tradicional ao Digital. Nele, eles discorreram sobre a quarta fase do marketing, a qual teve início especialmente com a insurgência do marketing digital.
Dessa forma, os autores explicam como o marketing se comporta a partir da emergência de uma cultura da colaboração e compartilhamento, bem como a intensificação das interações online e popularização da criação de conteúdo, entre outros.
Para eles, marketing 4.0 é uma etapa focada no ser humano inserido na era digital. Por tanto, as estratégias de marketing devem se apropriar da intensa conectividade e surgimento de subculturas, comuns em nosso cotidiano na atualidade.
Como resultado, são as novas formas de se conectar com os consumidores, por meio de redes sociais, e-mail, entre outros recursos digitais. Além disso, foi nessa fase que se tornou propício à orientação do marketing para os dados, ou melhor, a formulação de metodologias de data drive marketing.
Mais adiante no texto, você poderá conferir exemplos práticos das aplicações do Marketing 4.0 nas estratégias de promoção de marcas e produtos, com foco especial no setor industrial. Isso porque, principalmente por ser bastante tradicional, é comum se imaginar que o marketing digital e humanizado não seria relevante para este mercado. No entanto, já adianto que ele é, na verdade, fundamental para esse mercado. Mas antes, vamos nos aprofundar um pouco mais na teoria de Kotler.
Qual é o pensamento de Philip Kotler?
O termo marketing 4.0 não nasceu do nada. Ele é, na verdade, uma das revisões do conceito de marketing desenvolvido por Philip Kotler. O professor universitário e referência mundial em marketing identificou que o marketing passa por fases que correspondem a lógica da sociedade em determinado período.
Segundo ele, o marketing já passou por quatro fases, e já está em vias de entrar na quinta. A primeira seria o marketing tradicional, com foco no produto. A segunda foca no consumidor. A terceira em valores. A quarta, como viu ao longo deste texto, preocupa-se especialmente com o mercado digital. Por fim, a quinta fase focará no bem-estar humano.
Apesar de tal delimitação entre os estágios do marketing, o surgimento de um não anula o outro. Isto é, à medida que evolui, o marketing agrega novas características a seu conceito, tornando-se mais complexo.
Sendo assim, o marketing ainda se preocupa com o produto, mas também com o consumidor, com os valores agregados, com o meio digital e o bem-estar humano. Não é de se duvidar que em muito breve contaremos com mais um componente.
Exemplos práticos do marketing 4.0 no setor industrial
Engana-se quem pensa que o marketing 4.0 é uma estratégia restrita às empresas B2C. Diante de tamanha complexidade de todos os setores do mercado na atualidade, é preciso empregar o máximo de recursos disponíveis ao realizar as ações de marketing e vendas, inclusive na indústria.
Sendo assim, confira, a seguir, alguns exemplos práticos da aplicação do marketing 4.0 na indústria contemporânea.
Redes sociais
As redes sociais já se consolidaram como um importante canal para divulgação de serviços e produtos, extrapolando seu objetivo original de conectar pessoas. Também tem se tornado plataformas de buscas, onde potenciais clientes podem buscar pela sua empresa para verificar informações e até mesmo atestar sua confiabilidade.
Conteúdo de qualidade
Até os profissionais mais técnicos consultam informações na internet quando desejam otimizar o trabalho, buscar novos fornecedores, entre outros. Imagine só como sua empresa se destacaria em termos reputação se entregasse a esse profissional as respostas de suas dúvidas. Por isso, é fundamental investir na construção de um blog e site robustos, com conteúdo de qualidade.
Experiência do cliente
No marketing 4.0, existem 2 principais focos de atenção: os clientes e o digital. Sendo assim, é preciso investir nas melhores práticas digitais para melhorar as experiências dos clientes com a sua empresa. Isso se exemplifica em um site responsivo, onde os clientes obtenham o máximo de informações sobre a sua empresa, além das interações em redes sociais, e-mail marketing com segmentações estratégicas, entre outros.
Por fim, eu sei que são muitas informações, especialmente quando se está no início do processo de uma empresa do setor industrial para a lógica digital. Mas não se preocupe, aqui no blog da Beatz você encontra uma grande variedade de conteúdos que vão tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Porém, se ainda tiver perguntas, estamos aqui para te ajudar! Fale conosco.