A solução para fortalecer sua marca: consultoria de branding
A consultoria de branding é um serviço que tem ganhado destaque nos últimos anos, especialmente porque as empresas estão cada vez mais interessadas em se diferenciar de seus concorrentes. Neste texto, você vai conferir a importância desse serviço e identificar se a sua empresa precisa dele!
O que é branding?
Nome moderninho que atingiu os holofotes em meados dos anos 1980, branding corresponde ao processo de criação e gestão de uma marca. Mais precisamente, envolve todas as estratégias e atividades para desenvolver a identidade, posicionamento e proposta de valor de uma empresa. Esses elementos, por sua vez, diferenciam a marca da concorrência, além de gerar diferentes formas de conexão (emocional, física, histórica, psicológica, entre outras) com o público-alvo.
Dito isso, uma coisa fica clara: num mercado extremamente competitivo como é o de hoje, a relevância de branding no desempenho de uma empresa é ímpar. Confira a seguir, alguns dos benefícios de implementar uma estratégia de branding robusta:
- Diferenciação no Mercado: como dito, o mercado atual está saturado e o branding destaca a empresa e seus produtos/serviços dos concorrentes;
- Construção de Confiança: confiança é o que cria relações duradouras entre empresa e consumidor, mas esse elo só é atingido por marcas fortes.
- Valor Agregado: os consumidores estão dispostos a pagar um valor mais alto por produtos de marcas bem estruturadas.
- Facilita a Introdução de Novos Produtos: marcas sólidas conseguem mais adesão de seus lançamentos no mercado.
- Em resumo, o branding fortalece a marca no mercado ao mesmo tempo em que impulsiona o crescimento, lucratividade e sustentabilidade da empresa a longo prazo.
O que é uma consultoria de branding?
Não restam dúvidas de que desenvolver uma estratégia de branding para sua empresa é bastante vantajoso. No entanto, isso envolve expertises específicas em áreas como design, redação, marketing, publicidade, entre outras. Nem toda empresa tem um time completo disponível para pensar estrategicamente sobre esses temas. É aqui que entra o serviço de consultoria de branding.
Oferecido por profissionais especializados em estratégia de marca, os serviços de consultoria de branding ajudam empresas a desenvolver, fortalecer e gerenciar sua identidade de marca. Não só dando dicas sobre o tema, como também, analisando o cenário onde a empresa está inserida, obtendo insights sobre quais caminhos seguir e como estruturar um plano de ação. A seguir, estão listados os serviços que uma consultoria de branding pode oferecer:
- Análise da Marca Atual;
- Análise de Cenários;
- Definição da Estratégia de Branding;
- Desenvolvimento da Identidade Visual;
- Definição de um Posicionamento da Marca;
- Desenvolvimento de Voz da Marca;
- Definição de Narrativas/Discursos a serem usados;
- Implementação e Acompanhamento da Gestão das Estratégias.
Vale lembrar que cada profissional ou equipe atua de uma forma diferente, podendo oferecer outros serviços. Mesmo assim, o foco geral será fortalecer a posição da marca no mercado, aumentar seu reconhecimento e a lealdade dos clientes.
Meu negócio precisa de consultoria de branding?
A resposta rápida é que provavelmente sim. A mais elaborada é que a maioria das empresas precisa de um apoio externo quando o assunto é branding. Afinal, uma opinião externa pode ser decisiva para promover mudanças alinhadas às demandas do mercado ao oferecer uma nova perspectiva de análise do negócio.
Mesmo assim, se continua na dúvida se a sua empresa precisa ou não investir em consultoria de branding, confira essa dica: analise os seguintes aspectos, e se a sua marca der “check” em dois ou mais deles, é hora de escolher uma consultoria de briefing de confiança.
Sua empresa precisa de consultoria se:
- Identidade da Marca Desconhecida: você não tem clareza sobre sua personalidade e identidade, e não sabe ao certo como o público vê a marca.
- Baixo Reconhecimento da Marca: sua marca não é reconhecida e lembrada pelos consumidores. A conclusão de venda ocorre por diversos motivos, mas não pela força de sua marca.
- Problemas de Posicionamento: você não consegue identificar o que diferencia a sua marca dos concorrentes, e não sabe qual é o valor único da sua marca.
- Flutuações nas Vendas: você presenciou um ou mais ciclos de vendas instáveis, ou em declínio, mesmo sem ter mudado o padrão de qualidade dos produtos/serviços.
- Expansão ou Mudança de Direção: sua empresa está planejando alguma mudança como expansão, lançamento, fusão ou aquisição, uma revisão ou realinhamento da estratégia, etc.
Esses são apenas alguns sinais de que pode ser benéfico um serviço de consultoria de branding. De qualquer forma, mesmo que você não necessariamente identifique-os, vale contar com profissionais de branding para obter uma análise preventiva periodicamente.
Inclusive, a Beatz pode te ajudar nessa jornada de fortalecimento da sua marca! Se você quer aprender mais, oferecemos um workshop completo sobre o tema. Além disso, temos um time completo de profissionais experientes em branding prontos para elevar a sua marca para um novo patamar, conte conosco!