Algoritmo do Google: revisão de produtos ganha nova atualização
Está sendo lançada uma nova atualização que vai melhorar o algoritmo do Google para revisão de produtos.
Contudo, a empresa confirmou a melhoria através do Twitter, em julho de 2022, sendo a quarta de uma série de realizações que já estavam sendo processadas.
Essa novidade é uma surpresa para você? Isso ocorre porque muitas vezes, as mudanças que o Google proporciona não são avisadas, deixando, normalmente, a maioria das pessoas espantadas.
Mas não se preocupe, pois, te explicaremos como a ferramenta começa a se portar a partir de agora!
Afinal, essa atualização visa destacar e recompensar avaliações de produtos que ofereçam análises mais profundas e valiosas para os usuários da plataforma, incentivando os criadores de conteúdos a desenvolverem produtos de alta qualidade.
Continue lendo nosso texto e fique por dentro de todas as novidades!
Última atualização
O último lançamento aconteceu em março de 2022, uma das partes do Product Review Update. Ou seja, renova-se o algoritmo do Google para revisão de produtos, a fim de adicionar novos métodos às atualizações executadas desde o ano passado.
O algoritmo do Google, mudou com o propósito de exibir análises de produtos de alta qualidade em seus resultados de pesquisa.
O ideal, é acompanhar os artigos publicados pela plataforma e seguir suas recomendações. Pois, nele você tem acesso ao padrão desejado. Além disso, proporciona uma boa experiência ao seu usuário.
Com esse lançamento, a empresa fez uma lista com algumas recomendações que podem te ajudar nesse processo.
Quais são os critérios para a criação de uma avaliação de produtos?
Confira a seguir, as orientações propostas pelo Google para a produção de uma boa avaliação:
- Inclua detalhes nos itens, como: benefícios e desvantagens;
- Mostre o produto fisicamente, como ele é, assim que chega na casa dos clientes;
- Coloque informações exclusivas para fornecer experiência;
- Explique o que o diferencia dos concorrentes.
Essa atualização foi executada com o intuito de, proporcionar destaque aos reviews que trazem informações mais relevantes, através de diferentes formatos, como fotos, áudios, vídeos, entre outros.
O que está mudando agora, no algoritmo do Google?
Dessa vez, desenvolve-se um processo de refinamento de revisão de produtos, continuando o que já foi introduzido em março.
O próprio algoritmo, foi projetado para recompensar avaliações que compartilham pesquisas mais aprofundadas, ao passo que, ignora conteúdos rasos com informações que podem ser encontradas no site do produtor.
Contudo, com essas novas modificações, a empresa não incluiu nenhum tipo de orientação. Então, continue explorando novos formatos, como por exemplo:
- Fotos;
- Áudios;
- Vídeos.
Dessa forma, se torna um algo mais atrativo para o seu público, além de seguir todos os padrões exigidos pelo Google.
Portanto, os sites que trabalham publicando análises de produtos, são conduzidos a continuar dando destaque aos critérios rigorosos do Google, para assim, produzirem conteúdo de qualidade.
O que deverá ser feito?
Em outras palavras, essa nova atualização, deixa de forma clara, a comprovação de um produto, e deverá conter, por exemplo, fotos de como ele é na vida real.
Para isso, você deve deixar essa informação de forma visível e objetiva para o mecanismo e seus leitores.
Seja como for, devem ser incluídos detalhes como medidas quantitativas, vantagens, desvantagens e comparação com outros produtos, entre outras soluções.
Dessa maneira, o Google começa a priorizar avaliações que oferecem algum tipo de valor.
Ou seja, esqueça réplicas e seja exclusivo! Mostre o seu diferencial para o público e ganhe mais destaque no mundo corporativo.
Quem será impactado?
Se você não tem um site que publica análises de produtos, esta atualização não fará tanta diferença para você.
Pois, não é uma atualização que atinge todos os resultados de pesquisa do algoritmo.
Portanto, não se preocupe se você vende produtos em seu site, onde os clientes costumam realizar suas avaliações.
Eventualmente, essa atualização está se aplicando a sites que fazem análises de produtos em formato longo, da mesma forma que o Wirecutter e CNET.
Então, se você quer melhorar o seu posicionamento na plataforma, siga todas as instruções e torne-se proativo, ou seja, busque informações para garantir mais preparação em todos os seus processos.
O intuito é aprimorar o seu conteúdo para que ele não fique genérico. Pense que as informações que você está trazendo, devem ser exclusivas e bem aprofundadas sobre o produto.
Por fim, se você sentir que foi impactado de forma negativa, o melhor jeito de melhorar as páginas de avaliação de seus produtos, é seguir as orientações do Google. Assim, ganhará mais relevância entre o seu público.
Saiba muito mais!
Agora que você já ficou por dentro dessa nova atualização do algoritmo do Google, que tal dar uma olhadinha em nossos outros conteúdos?
Publicamos regularmente muitos assuntos relacionados ao mundo digital. Acesse nosso blog e confira agora mesmo!
Acesse o nosso blog, confira agora mesmo e esteja preparado para as mudanças que o mercado exige diariamente.
Até breve!