Alt Text: você sabe qual a importância do recurso para suas estratégias?
Você tem todo o cuidado com as boas práticas de SEO na hora de produzir um artigo para blog, mas, deixa de pensar nos recursos visuais? Infelizmente, você está perdendo pontos com o Google.
Pense comigo: quando o mecanismo de busca analisa o seu site para definir qual vai ser a sua posição na SERP, ele precisa olhar para todos os elementos da página. Mas, o algoritmo tem dificuldade em trabalhar com recursos visuais.
Por isso, é preciso dar a ele uma descrição das imagens que você utiliza. É aí que abordamos o Alt Text, ou texto alternativo.
Se você não sabe o que é isso, ou ainda não dá a devida atenção para ele, hoje, eu vou te mostrar todos os detalhes que fazem dele um aspecto muito importante para o sucesso do seu site.
Acompanhe o texto e tire todas as suas dúvidas!
O que é Alt Text?
O texto alternativo, como vimos anteriormente, funciona como uma descrição para a imagem que você introduz nos conteúdos publicados no seu blog.
Assim, é possível dar ao mecanismo de pesquisa, meios para análise desse tipo de recurso.
Para ficar mais fácil, pense no Alt Text como palavras-chave que descrevem os elementos de uma determinada imagem.
Quando um usuário pesquisa por um tema na internet, utiliza palavras que façam com que ele se aproxime da resposta ideal para a sua pergunta. O algoritmo do buscador, faz o caminho inverso, e entrega resultados com base na palavra-chave.
Mas, como ele pode classificar uma imagem se não é capaz de identificá-la?
Por isso, utilizamos o Alt Text, para que o algoritmo consiga, de fato, ver os elementos que compõem a sua imagem, só que por meio das palavras.
Através de um bom texto descritivo é que o Google encontra a imagem que você utiliza e apresenta para novos leitores, que buscam pelas palavras-chave utilizadas. Ou seja, facilita que o seu conteúdo seja entregue ao usuário!
Por que otimizar suas imagens para SEO?
De fato, quando pensamos em SEO, é comum associarmos a estratégia ao conteúdo do texto e, também, disposição de palavra-chave, mas não e só isso!
É preciso ter cuidado, também, com as imagens e elementos que compõem a sua aplicação no material, como é o caso do Alt Text.
Afinal, é ele que determina a entrega do seu blog nas pesquisas de imagens parecidas.
Além disso, o Alt Text é mostrado para o usuário caso o browser utilizado não consiga carregar a imagem. Assim, garantindo que ele tenha acesso ao conteúdo, mesmo impossibilitado de vê-lo.
Esse recurso, também aumenta a acessibilidade do site. Isso porque, é utilizado por mecanismos que realizam a apresentação por voz dos elementos da tela, permitindo que todos tenham acesso ao conteúdo da imagem.
Como otimizar imagens para SEO com o Alt Text?
Imagino que até aqui, você tenha entendido toda a teoria a respeito do Alt Text. Mas, e na pratica, como funciona?
Como você viu anteriormente, os textos alternativos são recursos importantes para estratégias de SEO, mas, eles também são ferramentas para o usuário ter acesso a determinado conteúdo.
Com isso em mente, existem algumas dicas que podem te ajudar a criar bons Alt Texts para suas imagens. Para isso, você deve:
- Priorizar a experiência do usuário e não do motor de busca;
- Manter entre 4 a 8 palavras;
- Não abusar das palavras-chave no Alt Text, o Google penaliza essa ação;
- Manter um texto simples e sucinto;
- Ter em mente a forma com a qual o Alt Text se integra com o texto de blog.
Agora, você está pronto para criar Alt Text que vão potencializar a suas estratégias de conteúdo orgânico.
Gostou das dicas e quer aprender muito mais sobre estratégias de SEO para blog? Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro de tudo sobre o assunto!