Aprenda a criar as melhores newsletters e potencialize a sua estratégia de nutrição de leads
Se você acessou esse artigo, provavelmente quer começar uma estratégia para criar as melhores newsletter para o seu público. Mas, existem alguns pontos para se atentar nesse processo e para refletir antes mesmo de começar a desenvolver o seu projeto.
Por isso, reunimos aqui, algumas dicas que podem te ajudar nessa etapa, além é claro, de alguns exemplos de newsletters que se destacam entre diversos segmentos.
Para começo de conversa, se a sua dúvida é em relação a efetividade de uma newsletter, saiba que esse é um material com muito potencial para a sua estratégia de conteúdo. Entretanto, é preciso saber utilizá-la e evitar as ciladas que afetam a maioria dos criadores de conteúdo.
Então, vamos parar de enrolação e desvendar esses detalhes de uma vez por todas. Boa leitura!
Para que serve uma newsletter?
Essa é uma dúvida comum para quem está começando uma estratégia de conteúdo orgânico. Afinal, qual a finalidade de uma newsletter?
A resposta pode não ser tão simples quanto você esperava, mas, vamos explicar todos os detalhes. Em primeiro lugar, a newsletter é uma ferramenta de comunicação entre duas pessoas.
Por que ressaltar isso?
Muitos escritores esquecem da finalidade de um e-mail quando começam a pensar nele como um canal de conteúdo. Por isso, é comum vermos newsletters que não dialogam com o público em questão e serem unicamente para divulgação de outros canais, como blogs, redes sociais, materiais ricos etc.
Além disso, para entender e definir a melhor finalidade para a sua newsletter, é preciso compreender o que o seu público espera daquele e-mail. Se a sua marca já é reconhecida e possui clientes altamente engajados, um e-mail com novidades pode ser muito útil para mantê-los atualizados.
Mas, existem outras formas de utilizar uma newsletter e, trazer notícias do segmento em que a sua empresa atua, por exemplo, pode ser fundamental para engajar a sua base de leads. Esse formato funciona, principalmente, como uma espécie de curadoria de conteúdo.
Desse modo, você busca levar até o seu público as notícias que acredita serem mais relevantes para aqueles que leem seus e-mails. Obviamente, não podemos esquecer do caráter de comunicação desse formato.
Assim, entregar esse conteúdo como sendo um compilado de dicas ou de temas que o seu lead precisa saber naquela semana, quinzena ou mês, torna-se uma maneira excepcional de utilizar essa ferramenta.
Por que investir nas melhores newsletters?
Em primeiro lugar, uma newsletter é a forma perfeita para estreitar o relacionamento que a sua empresa tem com os seus leads. Afinal, é através dela que você deixará claro que se importa com eles e quer vê-los mais informados.
“Lembrei de você quando vi isso…”
“Acho que esse conteúdo pode ser interessante para você…”
“Tenho certeza que você vai gostar de ler isso…”
Essa é a ideia que a sua newsletter deve transparecer e, obviamente você utilizará termos, frases e elementos diferentes na construção do texto. Isso porque, ela não deve parecer padronizada, mas, ter sido feita exclusivamente para o seu lead.
Além disso, saindo um pouco do uso exacerbado de newsletter para divulgação de materiais e marca, você pode trazer notícias e conteúdos que remetam a sua solução, fazendo uma ligação indireta entre o tema da news e o seu produto/serviço.
Um cliente em potencial pode estar em qualquer lugar, mas, nem sempre ele quer receber propagandas explícitas. Pense que a internet está a todo momento oferecendo anúncios para ele, mas, você não está na internet, está na caixa de entrada desse lead, no local mais reservado que ele pode ter dentro da internet.
Por isso, aproveite a oportunidade que você ganhou, em ter uma comunicação direta com essa pessoa, e faça com que ela goste do seu conteúdo. Então, se ela não é uma pessoa extremamente interessada na sua empresa, talvez se autorreferenciar não seja a melhor abordagem.
Quem sabe utilizar a newsletter para tornar esse lead o maior fã do seu trabalho?
Como criar as melhores newsletters?
Apesar de dependerem muito do público e finalidade pensada para a sua newsletter, existem algumas “fórmulas” que podem te ajudar a conseguir bons resultados logo no início da sua estratégia. Principalmente, para identificar tudo aquilo que você precisa saber para otimizar o envio de e-mails.
Desse modo, separamos algumas dicas que aplicamos no processo de criação das newsletters da Beatz e estratégias que aplicamos até hoje. Confira algumas delas!
Converse com o seu público
Se você tem uma base de leads estabelecida, esse trabalho torna-se ainda mais fácil. Como vimos anteriormente, as melhores newsletters devem dialogar com o seu público. Por isso, uma pratica considerada prejudicial, é estabelecer que todos os seus leads conversam da mesma forma.
Dentro de um grande público, mesmo que este compartilhe de algumas características, existem detalhes que podem tornar o seu e-mail ainda mais pessoal. Como havíamos mencionado, um erro comum é entender a sua newsletter como uma extensão da propaganda feita para o seu site, produto ou serviço.
Então, lembre-se que você conquistou um espaço na caixa de entrada desse lead. Faça isso valer a pena e ofereça um conteúdo interessante, que evite a qualquer custo que ele clique no botão de desinscrever-se.
Estabeleça contato
As melhores newsletters até podem ser apenas um e-mail de curadoria de conteúdo, mas estabelecer um canal de contato com a sua base de leads é uma boa estratégia. Existe uma metodologia que aborda as questões trazidas pelo público, como tópicos para futuros conteúdos.
Então, interagir com o seu lead e estimular a participação e exposição de dúvidas, pode ser um bom método para engajá-los e ser mais assertivo nos conteúdos que você oferece.
Mas atenção: não adianta uma simples frase para que ele deixe uma pergunta ou comentário. É preciso estar presente e respondê-lo, dando sentido ao papel de um bom e-mail, a comunicação entre dois pontos.
Entenda como ele se comunica
As melhores newsletters são formas de entender quais elementos de comunicação funcionam melhor em sua base de leads. Então, se você não sabe se o seu público gosta de memes, que tal testar isso na sua newsletter e analisar a aceitabilidade por meio das métricas?
Além disso, pensando no sentido de troca de informações, em uma resposta, você consegue identificar os termos e linguagens utilizadas e usar isso na criação de personas, por exemplo, levando elementos das melhores newsletters que você vai criar, para outros canais de comunicação, como as redes sociais.
Mas é preciso ter cuidado. Muitas vezes, canais de comunicação diferentes, podem exigir linguagens diferentes, então, não exagere.
Esperamos que você tenha gostado das dicas. O que acha de assinar os e-mails da Beatz e conferir na prática como são feitas as melhores newsletters? Basta aproveitar o pop-up que vai aparecer nessa página.
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