Como configurar o Google Analytics e utilizá-lo em sua estratégias
Se você é proprietário de um site ou blog, certamente já deve ter ouvido falar do Google Analytics. Mas, se você ainda não conhece essa ferramenta essencial de análise de dados vou te contar um pouco sobre ela!
O que é o Google Analytics?
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita de análise de dados fornecida pelo Google. Ela trabalha coletando alguns dados do seu site, como por exemplo: número de visitantes, fontes de tráfego, tempo médio de permanência, páginas mais populares, entre outros. E, com esses dados, o Google Analytics fornece insights valiosos sobre o comportamento do usuário, que devem ser usados para melhorar o desempenho do site e a eficácia das suas campanhas de marketing.
Como funciona o Google Analytics?
O Google Analytics funciona por meio de um código de rastreamento inserido no seu site. E, é esse código que coleta do seu site, as informações que mencionei acima. O código de rastreamento do Google Analytics é gerado automaticamente assim que você cria uma conta nele.
Essa ferramenta oferece uma ampla variedade de recursos e relatórios, como por exemplo:
- Visão geral do tráfego do site: número total de visitantes, sessões e visualizações de página em um determinado período de tempo.
- Fontes de tráfego: de onde os visitantes vêm, incluindo pesquisa orgânica, referências de outros sites, mídias sociais, anúncios e muito mais.
- Comportamento do usuário: como os visitantes interagem com o seu site, incluindo páginas visitadas, tempo de permanência, taxa de rejeição e muito mais.
- Metas e conversões: definição de metas de conversão para rastrear o sucesso das suas campanhas de marketing e monitorar a taxa de conversão de visitantes em leads ou clientes.
Agora que você entendeu o que é e como funciona o Google Analytics, vamos às etapas para configurar a sua conta.
Passo a passo para configurar sua conta no Google Analytics
1. Crie uma conta
- O primeiro passo para configurar o Google Analytics é criar uma conta nele. Para fazer isso, acesse analytics.google.com e clique em “Comece gratuitamente”.
- Em seguida, insira as informações da sua conta, incluindo nome da conta, nome do site e URL. Certifique-se de selecionar a opção correta para a finalidade da sua conta. Se você estiver criando uma conta para o seu próprio site, selecione “Web”.
2. Adicione a propriedade do site
- Depois de criar sua conta, o próximo passo é adicionar a propriedade do site que você deseja rastrear com o Google Analytics.
- Para isso, clique em “Administração” no menu principal e selecione a conta para a qual deseja adicionar a propriedade do site. Em seguida, clique em “Criar propriedade” e siga as instruções para adicionar as informações do seu site.
3. Configure o código de acompanhamento do Google Analytics
- Para rastrear o tráfego do seu site, você precisa configurar o código de acompanhamento do Google Analytics. Esse código é um trecho de JavaScript que você precisa adicionar ao código do seu site para permitir que os dados do seu site sejam rastreados pela ferramenta.
- Para obter o código de acompanhamento do Google Analytics, volte para a página de propriedade do site e clique em “Configuração de acompanhamento”. Em seguida, selecione “Código de acompanhamento” e copie o código gerado.
- Feito isso, abra o código do seu site e cole o código de acompanhamento do Google Analytics imediatamente antes da tag </head> do seu site. Certifique-se de salvar as alterações e atualizar o seu site.
4. Configure as suas metas
- De certo, a definição da meta é uma das etapas mais importantes desse processo. Pois, elas ajudam a medir o sucesso das campanhas de marketing
- Para configurar uma meta, volte para a página de propriedade do site e clique em “Metas”. Em seguida, selecione “Nova meta” e siga as instruções para definir a sua meta.
- É primordial estar atento a esse ponto, pois, se não for configurada, você não receberá dados para análise ou receberá informações incorretas.
- Alguns exemplos de configuração de meta: página de conclusão de cadastro. Veja no seu site qual o final da URL da página de cadastro. Geralmente é /obrigado. Essa será a URL de acionamento dessa conversão. De vendas costuma ser /checkout. Confira certinho antes de configurar.
5. Analise seus dados
- Depois de configurar sua conta no Google Analytics, você, finalmente, poderá começar a analisar seus dados. Para acessar relatórios completos, basta clicar em “Relatórios” no menu principal.
- Os relatórios do Google Analytics fornecem uma visão detalhada do tráfego do seu site, incluindo o número de visitantes, de onde eles vêm e como eles interagem com seu site. Portanto, use essas informações para melhorar suas campanhas de marketing e aumentar o desempenho do seu site.
6. Use os recursos avançados do Google Analytics
- Além das etapas básicas de configuração do Google Analytics, há ainda muitos outros recursos avançados que certamente devem ser utilizados para obter insights mais profundos sobre o tráfego do seu site.
- Entre essas ferramentas está o Google Tag Manager, que permite gerenciar todas as tags e pixels de rastreamento do seu site em um só lugar. Com essa ferramenta você pode configurar diversas tags personalizadas e, dessa forma rastrear eventos específicos, como cliques em botões ou visualizações de vídeo.
- Outra ferramenta avançada do Google Analytics é o funil de conversão, que permite acompanhar em que parte da etapa os usuários abandonam o processo de conversão e, assim, promover melhorias para aumentar as taxas de conversão.
- O Google Analytics também oferece recursos para análise de público-alvo, como a segmentação de dados por idade, sexo, localização geográfica e interesses. Dessa forma, será possível criar campanhas de marketing mais segmentadas e personalizadas para o seu público-alvo.
7. Monitore o desempenho do seu site regularmente
- Sobretudo, monitore regularmente o desempenho do seu site para identificar possíveis problemas e oportunidades de melhorias. Verifique os relatórios com frequência para acompanhar o número de visitantes, as páginas mais visualizadas e o tempo médio de permanência no site.
- Além disso, fique atento a eventos ou mudanças no seu site que possam afetar o tráfego, como a publicação de um novo conteúdo ou uma campanha de marketing. Use o Analytics para medir o impacto dessas mudanças no tráfego do seu site e ajustar as suas estratégias.
Seguindo os passos descritos acima, você, certamente, conseguirá configurar sua conta no Analytics e começar a analisar seus dados em pouco tempo. Se quiser continuar aprendendo sobre outras ferramentas e técnicas de marketing digital, temos diversos conteúdos em nosso blog que certamente vão te ajudar. Além disso, temos também, vídeos em nosso canal do YouTube com dicas e tutoriais práticos sobre marketing digital. Não se esqueça de seguir a gente nas redes sociais (Instagram, Facebook ou LinkedIn)para ficar por dentro das novidades e atualizações do mundo do marketing digital