Benchmarking: como se tornar o melhor do seu segmento de mercado
Você já ouviu falar sobre benchmarking? Hoje vamos te mostrar um pouco mais sobre esse método de monitoramento da concorrência e te fazer entender melhor o que é, como funciona e qual a sua importância para alcançar o sucesso de vendas em uma empresa.
Nos dias de hoje, com o mercado cada vez mais concorrido, criar um negócio ou dar início à uma empresa é algo que está se tornando cada vez mais difícil. Pois, é preciso passar por muitos obstáculos, e ser um profissional bem sucedido, é a meta de muitos empresários e gestores.
Porém, aqui é onde encontramos uma das maiores dificuldades para esses profissionais: como fazer um negócio crescer com tantos concorrentes, que na maioria das vezes estão no mercado há mais tempo?
Com base no questionamento, o processo de benchmarking torna-se fundamental para ajudar em uma situação como essa, e podemos defini-lo como um método de analisar e estudar a concorrência. Mas calma, vamos te explicar melhor como ele funciona.
Então, se você quer saber mais sobre esse tema, continue a sua leitura e descubra todas as informações que você precisa!
O que é benchmarking?
O benchmarking é uma prática que está presente em muitos negócios de sucesso, e ele visa monitorar e analisar a concorrência. Com isso, uma empresa consegue comparar o seu desempenho, com base no de outras.
Supondo que, você é dono de uma mercearia, e o movimento está baixo nesses últimos meses, acarretando em problemas financeiros e resultados ruins. Mas, acaba descobrindo que em um local próximo, uma nova mercearia surgiu, e está movimentada e bem sucedida.
Se você decide estudar os processos e performances desse lugar, com o intuito de entender o porquê dele estar conseguindo bons resultados, tecnicamente, está fazendo benchmarking.
Ou seja, avaliar e estudar a concorrência são métodos presentes nessa técnica. Por isso, se questione sempre, sobre o que você pode estar fazendo e como estão seus resultados.
Ter um feedback sobre o que funciona é fundamental. Pois, ajuda na hora de tomar decisões em relação ao seu negócio. Então, esteja sempre monitorando o mercado.
Quais as vantagens de fazer benchmarking?
Adotar essa técnica na sua empresa é essencial para conseguir bons resultados. Afinal, ela traz muitas vantagens, que podem te ajudar a se destacar em meio aos concorrentes.
Podemos listar aqui, algumas dessas vantagens:
- Descobrir as tendências de mercado;
- Entender melhor como funciona tal setor do mercado;
- Aprender com experiências de outras empresas;
- Ter referências que podem ajudar na tomada de decisões;
- Desenvolver um planejamento mais eficiente;
- Incentivar a sua equipe para bater metas.
Mas, mesmo assim, você precisa ter cuidado, principalmente na hora de aplicar alguma técnica que outra empresa usou. Nem tudo que funciona para um outro negócio, pode funcionar para o seu.
Dessa forma, entender e interpretar dados será fundamental aqui. Pois pode acontecer de você querer “copiar” a tática de uma empresa, porém, no momento errado, e isso acabar trazendo prejuízos.
Então, não foque em excesso nos concorrentes. Tentar demais se parecer com eles, pode fazer a sua empresa perder características individuais dela.
Quais os tipos de benchmarking?
Existem vários tipos de benchmarking no mercado, que podem ajudar a sua empresa.
- Genérico: surge quando os processos são parecidos, mesmo sem ter uma competição no mercado;
- Funcional: aqui existe uma procura de táticas que podem ser utilizadas, mesmo com os empreendimentos sendo diferentes.
- Competitivo: nesse tipo, é bom usar dados oficiais, pois nele acontece uma mensuração direta com os concorrentes que disputam o mercado.
- Cooperativo: aqui, duas empresas entram em contato, e fecham uma parceria para trocar experiências.
Mas, como ele pode se juntar ao marketing digital?
Usar essa ferramenta vai ajudar muito o seu negócio a entender o que funciona ou não. Dessa forma, torna-se possível conseguir bons resultados. A internet pode te apoiar aqui, já que, com ela, você terá acesso a muitos dados do mercado.
Ele permite a você, saber melhor com o que está lidando, a partir de informações, de forma que o seu negócio não fique refém da concorrência. O marketing e a comunicação digital, abrem um caminho para a sua empresa aprender, também, com referências de fora. E isso facilita o processo de mapear um caminho para a sua equipe seguir.
Lembrando que, estudar o posicionamento de outras empresas em determinados assuntos, pode ajudar nas decisões da sua!
5 dicas para fazer um benchmarking
- Escolha alguns concorrentes para analisar
Faça uma seleção de empresas, tanto do seu segmento, quanto de outros, para conseguir dados de diferentes fontes. - Defina os indicadores de análise
Você pode criar uma tabela de comparação, para checar pontos específicos de cada concorrente, como presença em redes sociais, autoridade em sites, conteúdo, engajamento, etc. - Saiba como conseguir dados
Existem diversas ferramentas que podem te auxiliar nesse processo, use para obter dados, já que eles são essenciais. O Google Analytics e o SEMrush, por exemplo, são ótimos para realizar essa tarefa. - Faça um comparativo das análises
Reúna os dados e fique de olho nos resultados. A sua equipe deve compará-los e tomar nota do que é ou não importante para o seu negócio. Assim, é possível montar as estratégias da melhor forma. - Faça um relatório
Ao obter as conclusões, estude o relatório para ver os pontos positivos e negativos das suas estratégias. Use esse momento para pensar no que pode ser melhorado em seu negócio.
Com essas dicas, é possível alcançar os objetivos da sua empresa através de análises comparativas com os seus concorrentes. Mas lembre-se, contar com uma equipe especialista no assunto te ajudando nesse processo, é a melhor opção.
Chegou a hora de aplicar o benchmarking na sua empresa
De fato, é muito importante estudar o seu próprio negócio, para saber o que é necessário melhorar. Fazer perguntas para os seus clientes, pode ajudar muito nessa etapa. Com isso, vai ser possível definir qual o tipo de benchmarking a sua equipe deverá usar.
Então, identifique empresas que passaram por problemas parecidos, e aprenda com os erros delas. Mas, além disso, você também pode criar relações com outras organizações, como uma parceria, de forma que torna-se possível trazer benefícios para ambas.
O objetivo aqui é, criar relatórios a partir dos dados, e em seguida analisá-los para entender como será o processo de otimização do seu negócio!
E aí, o que achou do conteúdo de hoje? Caso esteja interessado em saber mais sobre o mundo do marketing digital, é só clicar aqui e ler mais artigos como esse em nosso blog.
Esperamos que com esse artigo você possa ter entendido um pouco mais sobre o benchmarking e como ele é importante para te ajudar a alcançar o sucesso da sua marca no mercado digital.