MGM: entenda os benefícios de ter um programa de indicação na sua empresa
Quem se garante vendendo um produto ou serviço de qualidade, com bom atendimento e diferencial competitivo, tem grandes chances de faturar dando um empurrãozinho no marketing boca a boca.
Por isso, neste artigo explicamos os principais benefícios de ter um programa de indicação, como implementá-lo e alguns cuidados para garantir o sucesso desse investimento.
O que é MGM?
MGM é uma sigla para Member Get Member ou em tradução literal: membro traz membro, que é uma forma marqueteira de falar do famoso método de divulgação boca a boca.
Essa forma de trazer novos consumidores a partir da boa experiência dos atuais clientes é tão antiga quanto o mercado.
Isso porque, somos altamente influenciáveis pelas pessoas com quem temos vínculos afetivos e às vezes até pela opinião de desconhecidos.
Afinal, quem nunca ficou com um pé atrás ou até mesmo desistiu de comprar um item ou fechar um serviço pelas más avaliações de completos desconhecidos nos comentários?
Por isso, é importante frisar que o princípio básico para o seu programa de indicação dar certo é ter uma jornada de compra que cative seu cliente do começo ao fim.
Benefícios de ter um programa de indicação
Quem trabalha fazendo vendas e fechando negócio sabe o quão difícil pode ser conseguir novos clientes.
Já dizia o maior guru do marketing de todos os tempos, Philip Kotler, que é 5 a 7 vezes mais caro conseguir um novo cliente do que manter um atual.
E matando dois coelhos em uma só cajadada, o programa de indicação atua nas duas frentes: apelando para os clientes que já estão familiarizados com sua marca e gerando oportunidades para novos consumidores.
Diminua seu CAC
Nesse sentido, o principal benefício de aderir a um programa de indicação é diminuir seu CAC, ou seja, seu custo de aquisição por cliente.
Afinal, o processo até seu cliente decidir por comprar com você não começa no momento que ele entra na sua loja ou no seu site.
Investimentos como mídia off-line, mídia paga, investimento de tempo e dinheiro nas redes sociais, tráfego pago e até dos seus colaboradores do setor comercial, estão embutidos no valor que você paga para que o seu cliente chegue até você e tenha confiança o bastante para decidir colocar seu dinheiro na sua marca.
Com o programa de indicação, a confiança no seu produto ou serviço já estão construídos pela opinião de um conhecido desse potencial cliente.
Público qualificado
Outra vantagem dos programas de indicação é que os clientes que vierem por esse canal, já estão predispostos a comprar e têm maior probabilidade de ter o perfil do seu produto.
Por exemplo, uma consumidora de uma loja de alto padrão que vende roupas para mulheres da classe A, tem grandes chances de indicar a marca para amigas, conhecidas e familiares com gostos e estilo de vida parecidos.
Assim, você perde menos tempo e dinheiro investindo em compradores pouco dispostos ou fora do perfil do público-alvo do seu negócio.
Confiabilidade da sua marca
Um dos grandes valores que pregamos aqui na Beatz é: ninguém compra de quem não confia. Por isso, o programa de indicação é tão valioso, pois com ele você pode usar a credibilidade já conquistada com seus atuais clientes para agregar novos!
Fidelização de clientes
Um bom programa de fidelidade atua nas duas frentes, gerando benefícios tanto para quem compra quanto para quem indica.
Assim, com um apelo forte para quem já compra, gosta e confia na sua marca, você consegue engajar seus atuais clientes e trazê-los mais vezes para sua empresa ou e-commerce.
Afinal, você pode provocá-los a aproveitar os benefícios do programa de indicação disponíveis para não os perder. Por exemplo, se o seu programa oferece descontos, é importante colocar uma data de validade para utilizar o cupom. Com isso, seu cliente é impactado por um gatilho de urgência, aproveitando o benefício para não o perder, mesmo que ele não quisesse comprar algo previamente.
Como implementar um programa de indicação?
Agora que você sabe o que é, e quais os benefícios de aderir a um programa de fidelidade no seu negócio, aqui vão algumas dicas para fazer esse sistema acontecer.
Afinal, esse programa fará parte da jornada de compra dos seus clientes e é fundamental que ele seja funcional para não criar uma experiência negativa para o consumidor.
Estude seu público
Antes de mais nada, estude seu público! Faça formulários, perguntas e registre as preferências do seu consumidor ideal.
Assim, você pode criar moedas de troca apelativas que efetivamente motivem seus clientes a indicarem e comprarem no seu negócio.
Por exemplo, se o seu público é mais adepto ao minimalismo, gerar brindes pouco funcionais talvez não seja a melhor escolha. Optar por descontos progressivos e cashback pode apelar mais aos desejos desse consumidor.
Já, se os seus clientes são superantenados às tendências da internet, gerar brindes que são objetos de desejo, pode ser uma boa sacada.
Não existe fórmula pronta, é preciso colocar a mão na massa e estudar seus compradores.
Eleja os benefícios do cliente
Como você já percebeu, os bons programas de indicação geram benefícios tanto para quem indica quanto para o indicado.
Por isso, atente-se ao passo anterior e estude com sua equipe comercial quanto é possível investir no programa de indicação. Quanto é possível investir em brindes ou até quanto os descontos conseguem alcançar sem perder rentabilidade.
Sistematize o programa
Como explanado anteriormente, o sistema de indicação faz parte da jornada de compra do cliente e experiências negativas podem representar um tiro no pé do seu investimento.
Dessa forma, é importante implementar um sistema que seja prático de ser utilizado pelos clientes e gerido pela sua equipe.
Uma boa saída é ter o programa de indicação registrado de forma on-line, em que o cliente, por meio de um cadastro, possa ter suas compras e indicações registradas.
Tenha um sistema para entregar os benefícios
Nesse mesmo sentido, é importante que o usuário tenha facilidade de acessar os benefícios gerados pelo seu programa de indicação.
Se você gerar um código de desconto para a próxima compra, deixe isso claro enviando esse comprovante por e-mail ou mensagem para o seu cliente.
Assim, torne fácil para o comprador mostrar que ele tem direito ao benefício se registrar sua compra.
Alinhe toda a equipe sobre seu programa de indicação
E é claro que quando você implementar seu programa de indicação, é fundamental treinar todos os colaboradores para explicar o sistema aos clientes, para entender como ele funciona e fazê-lo acontecer.
Por isso, programe um tempo para treinar e preparar materiais explicativos para que todos estejam por dentro do programa e saibam aplicá-lo. Assim, você gera uma experiência boa e uniforme para os consumidores.
Trabalhe o marketing do seu programa de indicação
E se o boca a boca é mais velho do que andar para frente, outro ditado ao qual somos fiéis é que a propaganda é a alma do negócio.
Sem uma propaganda que informe seu programa de indicação, seu investimento ficará estagnado.
Ao lançar seu novo sistema, é fundamental ter uma campanha direcionada a anunciar a novidade para os seus clientes por vários canais.
Afinal, é importante ter em mente que, mesmo que seu cliente seja impactado várias vezes pelo seu anúncio, ele pode demorar até efetivamente compreender e assimilar o que está sendo ofertado.
Por isso, seja multicanal e eficiente na comunicação. Se você ainda tiver dúvidas ou dificuldades para fazer isso acontecer, fale com a Beatz.
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