Desbravando o Marketing Digital? Descubra 4 Dicas Essenciais para Criar seu Briefing de Sucesso!
Primeiramente, você deve estar se perguntando o que seria o Briefing e qual a sua importância em seu marketing digital, certo? Ele é feito para achar a solução que o cliente precisa para seu trabalho, é necessário que seja detalhado e ao mesmo tempo simples e de fácil entendimento.
Pode ser feito através de um formulário, que servirá de manual, para que o cliente preencha com as informações importantes e necessárias que deseja em seu projeto.
Quando utilizar um Briefing?
O briefing pode te guiar desde campanhas em blogs até posts em redes sociais, servindo como um canal de informação entre a empresa e o cliente.
Em outras palavras, ele vai te ajudar nos processos internos e na otimização de seu projeto.
Sobre o Marketing Digital
As empresas utilizam o Marketing Digital para divulgar seus produtos com mais facilidade por meios digitais, sabendo que hoje em dia são as formas que mais interessam o público não importando a idade.
Além de que as empresas conseguem acompanhar melhor sobre seu custo e benefícios, também escolhem as melhores estratégias para atrair mais pessoas a conhecerem seus produtos e crescer no meio.
Você também consegue manter um melhor relacionamento com seus clientes e assim atrair uma confiança maior, fidelizando seu público através de e-mail, principalmente.
Após esse pequeno resumo, vamos falar um pouco sobre 4 dicas para montar briefing no marketing digital. Boa leitura!
1. Objetivo do briefing
É importante que você entenda bem sobre o conteúdo que seu cliente está pensando em criar e que seja escrito de maneira clara e objetiva. Tente absorver o que tem de mais importante.
Do mesmo modo, precisamos entender quais as metas e objetivos de seu cliente. Você pode perguntar sobre a meta de visitantes diários, quantidade de leads que quer alcançar, sobre as vendas e etc.
Um ponto importante é saber quais os concorrentes deste meio e o que estão fazendo para aumentar seu fluxo de venda e alcance de clientes desejados.
Tenha sempre uma checklist para ir preenchendo para não se esquecer nenhum ponto importante e assim obter o sucesso em seu objetivo.
2. Colete informações
Como dito anteriormente, é preciso que você conheça bem o seu cliente. Converse com ele, o acompanhe em um dia de trabalho para saber sobre a sua rotina e assim conseguir encontrar a melhor solução para o seu problema.
Neste caso, o número de seguidores em suas redes sociais é um fator importante para saber o que precisa mudar e o que ajuda no fluxo de divulgação.
Se a empresa possuir um portfólio fica ainda melhor, lá sempre terá mais informações caso você sinta que ainda não conseguiu a quantidade necessárias para conhecer com quem está trabalhando.
Fique atento às palavras chaves que contém no site da empresa ou que podem agregar valor no seu projeto para chamar atenção e conseguir maior alcance nas buscas do Google. (Uma dica de site para verificar é o Semrush).
Aliás, tente saber também o impacto da dor que o seu cliente teria, tente entender qual o motivo do porque a empresa precisa vender mais
3. Conheça o público-alvo
Procure saber sobre o público alvo de seu cliente, faixa etária, gênero e que está em alta para essas pessoas.
Além disso, também terá grande diferença saber o tipo de linguagem que estão acostumados a ler. Não se interessariam por um texto com uma dificuldade maior de leitura se não estão acostumados com aquilo.
Enfim, você precisa ter um conhecimento melhor do público para que seus resultados sejam mais satisfatório e tenha facilidade na hora de criar.
Neste caso também seria legal publicar alguma enquete ou formulário para conhecer o tipo de público.
4. Procure saber onde será publicado
Imagina escrever um texto baseado nas estatísticas do Facebook sendo que o meio de publicação será o Instagram? Você não terá o resultado que imaginou, e ainda perde o tempo e dinheiro que investiu naquela criação.
Sim, pode acontecer do público ser o mesmo em ambas as redes, mas é importante manter seu foco naquele que sabe que te dará um alcance maior.
Erros que podem acontecer sem a utilização de um bom briefing
Assim como coisas boas podem acontecer, alguns erros também são comuns caso não tenha uma boa elaboração e é sobre isso que vamos falar nesse tópico.
Algo que você precisa tomar bastante cuidado são as perguntas superficiais, algo que a empresa não foi atrás de saber sobre seu cliente e acabou colocando na base do “achismo”.
Você não quer ter uma parceria encerrada por falta de fatos verdadeiros e perder resultados gratificantes, não é mesmo? Por isso a importância da pesquisa sobre o público.
Podemos reforçar aqui para que sempre vá atrás do máximo de informações sobre seu cliente e público. Faça um bom trabalho para que, no futuro, ele te indique para outras empresas e seu trabalho cresça.
Conclusão
Agora você já tem uma noção básica de como iniciar seu briefing e ter os resultados esperados, se for feito da maneira correta, é claro. Existem muito mais dicas por ai, mas essas já te ajudam para iniciar seus projetos.
Pense também que cada cliente possui um público e interesses diferentes, é sempre bom criar um modelo único para cada um!
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