3 dicas para não errar mais na campanha de marketing
Já te aconteceu de criar, ou participar, de uma campanha de marketing que não trouxe resultados tão grandes quanto era esperado? Muito provavelmente, houve detalhes que passaram despercebidos e que fizeram muita diferença na experiência do seu target.
Afinal, por mais bem-planejado que esteja, se as pessoas não tiverem uma boa experiência com a sua abordagem, ninguém ficará engajado na sua marca. Por isso, confira agora algumas dicas que não podem faltar em uma campanha de marketing de sucesso!
Campanha de marketing – Começando pelo “por quê”
Além de vender e tornar a sua marca mais conhecida, qual outro motivo impulsiona você a realizar uma campanha?
Primeiramente, buscar um propósito mais profundo é o centro da análise que chamamos de Golden Circle. Essa estratégia permite que as suas ações existam a partir da seguinte linha de pensamento: por que, como, o quê?
Dessa maneira, você começa estabelecendo um propósito, pensa em como torná-lo realidade e segue escolhendo as ações que executará.
Mas, o que isso muda na prática?
Segundo pesquisa da ComScore, uma pessoa vê em média 1.797 anúncios em um mês. Isso significa que todo mundo já recebe várias inserções querendo empurrar alguma solução milagrosa em forma de produto ou serviço. O grande problema é que as pessoas aprendem a ignorar aquilo que elas não querem ver.
Sendo assim, se você não tiver um objetivo bem traçado e realizar uma campanha pensando puramente em vender, será provavelmente ignorado. Contudo, construindo um propósito a mais, as chances de engajamento aumentarão.
O foco da campanha está no timing certo?
Caso você ainda não conheça, uma campanha pode ter diferentes focos, sendo eles:
– Venda: como aquelas liquidações de queima de estoque;
– Institucional: reforçando a identidade e o posicionamento da marca;
– Guarda-chuva: onde mais de uma marca se envolve em um projeto para promover algo;
– Lançamento: onde queremos inserir algo novo no mercado, como uma nova linha de produtos da empresa;
– Oportunidade: aproveitando assuntos em alta para se promover de alguma maneira.
A questão que precisa ser destacada aqui é: o que eu preciso avaliar para escolher o foco da campanha?
Sem dúvidas, você precisa estar atualizado com as notícias e as tendências do mercado. Por exemplo: o McDonald’s sempre aproveita a chegada de séries e filmes muito esperados pelo público para lançar lanches tematizados ou brindes relacionados. Essa oportunidade que surge no meio do entretenimento faz eles venderem mais por aguçar a curiosidade do público.
Agora, imagine que uma ação dessas do McDonald’s acontecesse 3 meses depois que um filme foi lançado. Esse meio tempo é um risco para o tema ficar saturado e novos interesses chegarem ao topo. Isso faria com que a taxa de vendas não fosse tão alta quanto o esperado.
Por isso, ficar atento à concorrência, aos hábitos das pessoas, notícias socioeconômicas e semelhantes, são ótimas maneiras de pesquisar para fazer uma campanha que engaje no momento certo.
Saiba equilibrar recursos e alcance na campanha
Um sonho que quase todo profissional de marketing e comunicação compartilha, é participar de uma campanha incrível que tenha alcance nacional. Porém, essa ambição de realizar algo grande, em certos casos, faz você andar algumas casas para trás.
Isso porque, não adianta você ser visto por todo mundo, se o alcance e a frequência da sua campanha de marketing não estão adequados para engajar as pessoas.
Imagine que você é uma empresa com uma verba X e que pretende realizar uma campanha de lançamento no interior de SP. Além disso, você já realizou várias análises e percebeu que há pessoas que se encaixam no seu target em várias cidades da região. Contudo, o limite da sua verba implica na inserção dos seus materiais durante o tempo da campanha de marketing.
Ao invés de atuar em várias cidades tendo uma ação desfalcada, escolha um raio de atuação menor e garanta que as cidades onde a sua campanha chega, trarão o retorno certo.
Agora que você já tem 3 dicas para não errar mais na campanha de marketing e ter um retorno ideal das suas ações, que tal entrar em contato com a nossa equipe e receber um suporte completo de marketing e comunicação? Fique por dentro de nossos assuntos pelas redes sociais e não se esqueça de conferir o nosso Beatz Podcast.
Obrigado por acompanhar até aqui e nos vemos na próxima!