5 tendências do marketing digital para 2025
Desde a criação do jornal, a tecnologia da comunicação vem se movendo mais rápido a cada ano, e as tendências do Marketing Digital e transmissão publicitária não ficam para trás. Com novos aplicativos e novos meios de interagir em sociedade, novas formas de anunciar e vender também são criadas.
Nesse post, a Beatz irá te apresentar as 5 principais tendências digitais do ano de 2025, para a sua empresa já alçar voo logo antes do meio do ano.
Confira agora no que vale a pena investir, e por onde começar.
1 – Inteligência Artificial
É impossível falar de tendências e inovação sem, automaticamente, citar a inteligência artificial. As IAs estão tomando um espaço grande no mercado e, apesar de serem vistas como inimigas polêmicas por muitos, apresentam potencial para serem grandes aliadas na área da comunicação.
Empresas renomadas como o Google, Amazon e Netflix utilizam de sistemas de inteligência artificial para diferentes casos. Isso se dá desde softwares para pesquisas específicas quanto, simplesmente, para a otimização de seus sites.
O uso de IA pode ser muito positivo, e uma mão na roda para a comunicação de sua empresa, mas é preciso estar atento a limites e regras morais. Apesar de eficiente e bem treinada, a inteligência artificial não substitui o toque humano das campanhas que realmente convertem.
Por isso, utilize da IA somente para melhorar e compor ideias, de forma estratégica e que não afete o tom de sua campanha.
No marketing e na comunicação em si, o uso de chatbots pode otimizar o tempo e o nível de satisfação do cliente, se programados com efetividade.
2 – Personalização extrema
Com a correria do trabalho e o pouco tempo de sociabilidade verdadeira, a geração atual se sente acuada e, por vezes, desamparada.
Em seu livro “Fazer Acontecer“, Júlio Ribeiro cita no capítulo “Mamãe não almoça mais em casa” que o consumidor não procura mais somente realizar uma compra – mas satisfazer uma vontade, uma carência do que lhe falta, a resolução de um problema.
Pensando nisso, uma das estratégias mais geniais do marketing atual é a personalização extrema. Quando um anúncio bem segmentado atinge seu público nichado, o consumidor se sente ouvido e, automaticamente, tentado a realizar a compra.
Partindo disso, as IA’s apresentam um papel fundamental nessa estratégia, sendo a ferramenta ideal para entender as necessidades de seu cliente. É dessa forma que elas são capazes de personalizar a experiência conforme a dor de cada pessoa.
O uso e a criação de personas também podem ajudar, e fazem grande diferença na hora de entender para quem sua empresa quer vender. É vendo – e entendendo – seu cliente que uma campanha se materializa com sucesso.
3 – Interação em redes sociais
Em 2025, as redes sociais continuam sendo um dos principais canais de relacionamento entre empresa e cliente, e é para onde a maioria dos investimentos de marketing são direcionados. Mas existem formas de estar ainda mais próximo de seu público, e convencê-lo de sua veracidade.
De antemão, a conversação direta com o cliente já torna a comunicação mais eficiente, mas quando feita de maneira simples e descontraída, o carinho pela marca pode crescer bruscamente.
Essa é uma das estratégias usadas pela Netflix, Burger King e Duolingo, que respondem comentários em mídias sociais como TikTok e Instagram, e até mesmo no próprio X.
Em uma campanha divertida do início desse ano, ‘Duo’, a coruja mascote do Duolingo, anunciou sua ‘morte’ em um vídeo curto e dramático. Como resultado, usuários da geração Z no TikTok foram a loucura, produzindo edits – vídeos curtos com músicas, como forma de homenagem – e comentando em massa nas publicações das redes sociais do app de idiomas, procurando saber quem havia ‘assassinado’ a corujinha. A ligação com o público é tanta que o mascote se tornou meme, sendo querido e reconhecido por grande parte dos jovens.
Contudo, a estratégia não é só eficiente para o público mais jovem. Um exemplo é o contato com mascotes de marcas, como, por exemplo, a Nat Natura, que recorrentemente responde questionamentos de suas clientes no X. Essa também é uma forma de interação eficiente.
Vale a pena investir.
4 – Aplicativos de vídeos curto
Apesar de não ser uma tendência completamente nova no mundo do Marketing, aplicativos de vídeos curtos ainda são um investimento interessante – e muito eficiente – em estratégias de mídias sociais. A comunicação curta e objetiva pode vir em formato de vídeos divertidos, pequenas historinhas, ou simplesmente trends com músicas em alta na própria rede escolhida.
Partindo disso, o Brasil é o segundo país que mais gasta tempo em redes sociais. A pesquisa mais recente, realizada pelo levantamento do Data IA, indica que um adulto passa, em média, cerca de 30 horas mensais em aplicativos de vídeos curtos, como o TikTok e o Reels — isso é mais que um dia inteiro.
A atenção desses vídeos também é segmentada por idade e interesse. O público mais velho demonstra preferencia pelos Reels do próprio Instagram, enquanto a geração mais jovem tem tendência a gastar mais tempo no TikTok, onde o conteúdo é, num geral, jovial e bem nichado.
Tanto o Instagram quanto o TikTok apresentam ferramentas de analytics, que permitem o monitoramento e a manutenção do conteúdo anunciado, ou simplesmente exibem o número de acessos geral à página.
5 – Busca e pesquisa por voz
‘Alexa’, ‘Ei, Siri!’, ‘Ok, Google’… Essas são frases comuns ditas no dia a dia corrido da vida adulta, e devem ser consideradas no mercado de venda e no marketing atual. Isso porque, frases estratégicas e bem posicionadas no SEO, podem colocar seu conteúdo em primeiro nas respostas por voz.
É partindo disso que, no carro, na correria, ou simplesmente para praticidade, as pesquisas por voz vem aumentado consideravelmente nos últimos anos, e se tornaram uma tendência muito relevante para a área de marketing. Também há a porcentagem da população mais idosa que, por facilidade, prefere usar o pequeno microfone alocado na barra de search, para sanar suas dúvidas.
Mas o que isso tem a ver com SEO? Simples: um site bem rankeado aparecerá primeiro na sugestão, tanto falada – em caso de perguntas simples, com respostas diretas – quanto na indicação de conteúdo – o link da página, propriamente dito.
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