Será que o formato de conteúdo em podcast pode ajudar sua empresa a crescer?
Apesar da popularidade ser muito recente, os podcasts estão entre nós há um bom tempo. Inclusive, os maiores sucessos remetem ao ano de 2004, tanto no mundo como no Brasil. E não pense que o formato está saturado, afinal, a produção de conteúdo para podcast ganha mais espaço a cada dia.
Será que a sua empresa ainda pode surfar na onda dos podcast?
Há quase dois anos atrás, o jornal Folha de São Paulo lançava uma matéria sobre a popularização dos Podcasts durante a pandemia. O que falava especificamente do desempenho no mercado cultural, hoje tornou-se um trunfo no meio corporativo.
De fato, a popularização desse tipo de recurso foi notória. Hoje, os dados continuam estáveis e promissores. De acordo com o relatório DataReportal 2023, o Brasil se tornou o país que mais consome conteúdo por podcasts no mundo, com 42.9% de usuários de internet, com idade entre 16 e 64 anos, que escutam podcast toda semana
Essa é uma tendência que resistiu. Afinal, os dados da pesquisa realizada pela eMarketer estimam que cerca de 25% da população mundial terá consumido podcasts até 2024.
Mas, você sabe como isso pode ser aplicado ao seu negócio?
Isso mesmo, o sucesso foi tanto que o formato alcançou as empresas e, diversas marcas fazem uso do recurso para ampliar o alcance do seu público e gerar mais engajamento.
Já sabe se você está pronto para ter um Podcast para empresas? Acompanhe o texto e veja se esse universo é para o seu negócio!
O que é um Podcast para empresas?
A essa altura do campeonato, você provavelmente conhece e acompanha um desses programas, ou, ao menos já ouviu falar do formato. Os podcasts têm a proposta de um programa de rádio, mas, com a particularidade de ser on-demand.
Ou seja, funciona através das demandas de determinado público. Assim, podendo ser ouvido em qualquer lugar e a qualquer momento.
Esse fator, é o principal atrativo para os consumidores e, é uma grande vantagem para quem utiliza a estratégia de podcast para empresas.
Isso porque, adaptar o seu conteúdo às novidades e desejos do seu público, não é muito difícil em um formato como esse.
Além disso, é um produto muito fácil de ser consumido e se adapta à rotina de empreendedores e profissionais ocupados. Então, se esse é o seu público, você deve começar a pensar sobre a ideia.
Outra vantagem é a liberdade de conteúdo que você pode abordar. Assim, sua empresa pode apostar em temas como: cultura, política, educação, economia, empreendedorismo ou temas que se relacionem com o seu produto/serviço.
Seja para suas estratégias de branding ou para qualificar os seus leads, o podcast pode te ajudar.
Se você já está com um programa em mente mas não sabe por onde começar, eu trouxe algumas dicas que te ajudarão a colocar suas ideias em prática. Acompanhe!
Principais plataformas de podcast
Com a popularização dos podcasts, diversas plataformas de streaming em áudio investiram na novidade. Atualmente, não é muito difícil encontrar uma que te agrade.
A seguir, você pode ver quais são as principais empresas do mercado que atuam no segmento e fornecem o suporte necessário para você começar a produzir o seu.
Spotify
O Spotify é uma das maiores plataformas de streaming de música e podcasts do mundo. No Brasil, conquistou uma fatia considerável do mercado de podcasts, oferecendo uma ampla variedade de programas de áudio, desde canais de notícias até conteúdo de entretenimento e educação. A plataforma também investiu em produções exclusivas de podcasts, aumentando ainda mais sua presença no cenário nacional.
Deezer
A Deezer é outra plataforma de streaming de música que tem se destacado no mercado de podcasts. Ela oferece uma vasta biblioteca de programas de áudio, incluindo podcasts brasileiros populares e internacionais. Além disso, a Deezer permite aos usuários criar playlists personalizadas que incluem músicas e episódios de podcast.
Apple Podcasts
A Apple Podcasts é uma das plataformas de podcast mais antigas e amplamente utilizadas em todo o mundo. No Brasil, muitos ouvintes e criadores de conteúdo acessam e publicam seus podcasts nessa plataforma. Ela oferece uma interface simples e é conhecida por sua facilidade de uso.
Google Podcasts
O Google Podcasts é uma plataforma de podcast do Google que também tem ganhado popularidade no Brasil. Ele oferece uma experiência de usuário simples e é integrado a outros produtos do Google, como o Google Assistente e o Android.
Anchor
Anchor é uma plataforma de criação e hospedagem de podcast que tem se tornado popular entre criadores de conteúdo independentes. Com sua interface amigável, permite que qualquer pessoa crie, edite e distribua seus próprios podcasts.
Globoplay
A plataforma de streaming da Rede Globo, o Globoplay, também investiu no mercado de podcasts. Eles oferecem uma seleção de programas de áudio, incluindo conteúdo original e parcerias com criadores brasileiros.
Quais formatos você pode utilizar?
Como você pode ver, existe um universo vasto de possibilidades. Entre temas e plataformas, você ainda precisa definir um formato. São muitas coisas a se pensar, mas, com o planejamento certo, você vai conseguir!
Para facilitar o seu trabalho, eu trouxe alguns tipos populares de podcasts para empresas. Agora, é só escolher qual se encaixa melhor com o seu negócio.
Entrevista
Esse é um formato muito popular entre as empresas adeptas ao mundo de podcasts. Nele, existe o host, ou seja, o responsável por conduzir a conversa com um determinado convidado.
É importante ressaltar que, nesse tipo de programa é preciso pensar, e muito, nos entrevistados que vão ao seu programa. Além da escolha ter que ser condizente com o seu conteúdo, o escolhido deve apresentar boa desenvoltura e, também, trazer mais visitantes para o seu podcast.
Inclusive, esse é o formato adotado pelo Beatz Podcast. Você já acompanha a gente no Spotify? Ter programas como referência é uma boa forma de definir o seu estilo. Acesse agora mesmo o nosso perfil e junte o útil ao agradável.
Informativo
Aqui, nos aproximamos mais do que podemos acompanhar no rádio. Assim, tendo um viés jornalístico, focando nas notícias do setor em que a sua empresa está inserida.
Porém, ao contrário do que vemos no radiojornalismo, os podcasts possibilitam o acesso em qualquer horário e, também possuem uma linguagem menos engessada. Ou seja, você não precisa se prender a notícias do dia.
Painel
Muito parecido com o formato de entrevista, nesse aqui também temos o host, mas, contamos com a presença de mais de um entrevistado. Assim, assumindo o formato de mesa-redonda.
Em um painel, tornar a conversa mais dinâmica não é um problema. Além disso, você pode propor diferentes pontos de vista sobre um determinado assunto, tornando a discussão mais rica.
Entretanto, existem mais dificuldades técnicas: sobrepor vozes, conciliar agenda e investir em equipamentos, são algumas das adversidades. Mas, como eu disse antes, com um bom planejamento, tudo é possível!
Individual
O formato de podcast individual é perfeito para quem está começando. Com ele, não é preciso conciliar agenda, investir em muitos equipamentos, além de ter a edição mais simples.
Mas, é preciso ter em mente que o apresentador deve possuir bagagem suficiente para conduzir o episódio que, nesse caso em específico, pode ser mais curto.
Esse estilo de programa é perfeito para quem está buscando por modos de aumentar o reconhecimento de marca.
Como criar um planejamento de podcast para empresas?
Existem dois campos que devem ser observados nessa etapa. Primeiro, o planejamento em si, é onde definimos o seu objetivo e a forma como o conteúdo será exposto.
Mas, também precisamos dar atenção aos critérios técnicos do processo de criação e implementação do seu novo programa. Por isso, separei alguns detalhes que não podem faltar no seu checklist.
Planejamento e conceituação
Escolha um tópico e determine qual será o tema do seu podcast. Pode ser qualquer coisa que você seja apaixonado e tenha conhecimento para compartilhar, principalmente se o tema é condizendo com os produtos e serviços da sua empresa.
No Beatz Podcast, por exemplo, conversamos com o convidado sobre temas voltados para a gestão, marketing e vendas. Assim, sendo mais assertivos ao falar com o nosso público.
Falando nisso, não se esqueça de definir o seu público-alvo. Quem você espera alcançar com o seu podcast?
Por fim, podemos trabalhar com um nome que une todas essas informações, e também já podemos pensar em equipamentos que te ajudem a colocar a ideia em prática.
Softwares
Software de gravação e edição existem muitos. Gratuitos ou pagos, tudo vai depender do seu objetivo e verba disponível. Audacity, Adobe Audition, GarageBand (para usuários de Mac) são apenas alguns exemplos. Escolha um que seja adequado às suas necessidades.
Além disso, já citamos anteriormente algumas das plataformas que te ajudam a colocar o seu episódio no ar.
Gravação
Escolha um ambiente silencioso para evitar ruídos indesejados durante a gravação, e já comece a pensar em um estúdio especialmente para isso.
Você pode começar a fazer alguns episódios de teste para se acostumar com o processo de gravação e edição. Isso ajuda a entender as etapas e a identificar pontos de melhorias.
Edição
Um bom acabamento pode melhorar a experiência do ouvinte; use o software de edição de áudio para remover erros, ajustar o volume e adicionar efeitos sonoros ou músicas de fundo, se desejar.
Promoção
Se você não for visto, não será ouvido. Então, invista em meios de promover seu podcast nas redes sociais para alcançar um público maior. Parcerias com outros criadores de conteúdo podem aumentar a visibilidade do seu podcast, então, que tal conversar com um parceiro da sua empresa?
Não podemos esquecer de incentivar seus ouvintes a compartilharem seu podcast com amigos e familiares, além de colegas de trabalho que possam se interessar pelo conteúdo.
Mantenha um Cronograma
Estabeleça um cronograma consistente para lançar novos episódios. A consistência é importante para manter e atrair ouvintes.
Lembrando que criar um podcast requer dedicação e tempo. É provável que seu público cresça gradualmente, então, seja persistente e mantenha a qualidade do conteúdo. Com o tempo, você pode aprimorar sua técnica e construir uma base de ouvintes fiel.
Agora, você tem tudo que precisa para montar o seu podcast. Acha que a sua empresa está pronta para investir nessa solução?
Acompanhe o blog da Beatz e confira mais dicas para aumentar o reconhecimento da sua empresa nos meios digitais. E não esquece de visitar o nosso perfil no Spotify. Você também pode acessar o nosso canal no Youtube e acompanhar os episódios ao vivo (todas as terças-feiras às 9h30).
Te espero lá!