Linkbuilding da estratégia ao resultado: como utilizar esse recurso a favor do seu conteúdo?
Existe uma estratégia que todo produtor de conteúdo e profissional de marketing almeja. O linkbuilding, é a melhor maneira de aumentar a autoridade da sua marca entre os maiores competidores do mercado.
Ter o seu site como referência não é um trabalho fácil e o linkbuilding ao mesmo tempo que alavanca o seu negócio, torna-se parte do processo pelo qual você alcançará esse objetivo.
Eu sei que as coisas podem parecer confusas agora, mas se você continuar esse artigo, vai entender tudo sobre essa estratégia e as melhores formas de construir uma estrutura de linkbuilding para o seu site.
Vamos nessa?
O que é linkbuilding?
O linkbuilding é o processo de obter links de outros sites para o seu site. Os links são um dos fatores de classificação mais importantes do Google, e um bom perfil de backlinks pode ajudar seu site a se classificar melhor nos resultados de pesquisa.
Se você já acompanha o blog da Beatz, sabe que estamos falando de um dos principais fatores de SEO (Search Engine Optimization). Afinal, o linkbuilding está intrinsicamente ligado aos fatores de ranqueamento do Google.
Isso porque, para que o seu site apareça nos resultados de pesquisa, é necessário que ele ofereça uma boa experiência para os visitantes (linkbuilding interno) e, também, ofereça conteúdo relevante o suficiente para servir de referência (linkbuilding externo).
De modo geral, podemos dizer que essa estratégia se divide entre ações que podem ser tomadas internamente e externamente. Obviamente, temos mais controle sobre uma do que sobre a outra, mas isso não significa que não existem métodos para facilitar o seu trabalho.
Quais são os diferentes tipos de backlinks?
Além do que já vimos anteriormente, existem outros pontos que podem impactar na sua estratégia de backlinks. Para facilitar o entendimento, vamos chamá-los de backlinks naturais e artificiais. Esses são formas de nomear tipos diferentes de linkbuilding externo, e diz respeito à maneira como você conquista aquele determinado backlink.
Backlinks naturais
Esse tipo de backlink, é aquele que você conquista sem a necessidade de interferência. Ou seja, é naturalmente conquistado através de um conteúdo relevante e completo, perfeito para servir de referência para outros sites e, até mesmo, concorrentes.
Não que isso seja incomum, mas é muito difícil que um concorrente cite o seu site como referência de conteúdo. Afinal, na competição por espaço na internet, a originalidade é fundamental. Então, fica a dica!
Backlinks artificiais
A autoridade de domínio é uma métrica que diz o quão relevante é o seu site dentro do seu segmento. E para conquistar altas métricas, é preciso ser citado em diferentes meios.
Apesar dos backlinks naturais serem benéficos para o seu negócio (pois eles são os mais raros) admitimos que é quase impossível depender inteiramente deles. Principalmente, se você está começando agora.
Desse modo, uma das principais soluções para esse “problema”, está na troca de backlinks. Por isso, chamamos esse tipo de “artificial”. Afinal, são obtidos de forma artificial, por meio de solicitações ou trocas.
Como funciona uma estratégia de linkbuilding?
Assim como qualquer outra área do marketing de conteúdo, o linkbuilding oferece diferentes possibilidades e estratégias. Para compreender o impacto de cada uma, precisamos descobrir quais são as etapas que não podem faltar nesse processo.
Criação de conteúdo de alta qualidade
Independente do cenário, criar conteúdo que seja valioso e relevante para o seu público-alvo é fundamental para se tornar referência em determinados assuntos. Afinal, se muitas pessoas gostarem do seu conteúdo, outros sites serão mais propensos a linkar para o seu conteúdo se ele for útil e informativo.
Participação em comunidades on-line
Quando usada com moderação, a participação em fóruns, grupos de discussão e outras comunidades on-line relevantes para o seu nicho, pode facilitar o seu trabalho de linkbuilding. Seja um participante ativo e ofereça informações valiosas, assim, linkando o seu site a discussões pertinentes ao seu conteúdo.
Guest blogging
O conteúdo é feito para atender uma demanda. Se você tem o objetivo de melhorar o linkbuilding, que tal pensar em conteúdo voltados para esse objetivo?
Você pode escrever artigos para outros sites relevantes para o seu nicho. Isso pode ajudá-lo a obter backlinks para o seu site e construir relacionamentos com outros webmasters.
Promoção de conteúdo
Por fim, criar conteúdo e não o mostrar em suas redes é quase um crime em uma estratégia de linkbuilding. Por isso, promova seu conteúdo nas redes sociais e outros canais de marketing. Isso pode ajudá-lo a alcançar um público maior e obter mais backlinks.
Como montar seu linkbuilding interno?
Como vimos, o linkbuilding é uma maneira de estruturar seu site na internet, fazendo com que ele esteja “linkado” em outras páginas, aumentando a autoridade de domínio. Entretanto, esse tipo de organização não é feita apenas externamente.
O linkbuilding interno é fundamental para dizer ao Google qual a hierarquia do seu site. Desse modo, se especializar no assunto, pode potencializar os resultados que você obtém através do conteúdo produzido.
Desse modo, o linkbuilding interno é o processo de criar links entre as páginas do seu site. Os links internos são importantes para a SEO porque ajudam os mecanismos de pesquisa a entender a estrutura do seu site e a relevância das suas páginas.
Dicas para linkbuilding interno
Existem diversas maneiras de se fazer uma estrutura de linkbuilding, mas, não existe uma fórmula para aplicá-la. Isso porque, cada objetivo exige uma maneira diferente de pensar sobre SEO.
Entretanto, existem aspectos presentes em qualquer estratégia que você pretenda desenvolver. Entre esses fatores, podemos citar:
- Os links internos devem ser relevantes para o conteúdo da página de destino;
- Não sai colocando hiperlink em qualquer lugar, os links internos devem ser colocados em lugares estratégicos, como no início ou no fim do conteúdo, ou em menus e navegação;
- Mesmo para os links de troca, busque aplicá-los de maneira natural, ou seja, sem parecerem forçados.
Tipos de linkagens para o seu site
Da mesma forma que existe uma estratégia para cada tipo de objetivo, existem diferentes tipos de linkagens para atender aos requisitos de cada um desses objetivos. Entre os mais comuns, estão:
Links de navegação
Os links de navegação são aqueles que levam os usuários a outras páginas do seu site. Eles são um exemplo de links internos estratégicos. Desse modo, ele faz com que o visitante conheça outras páginas a partir desse primeiro contato.
Links de rodapés
Os links de rodapés são, geralmente colocados no rodapé de uma página. Eles são um exemplo de links internos naturais. Em geral, seu uso é dedicado a levar o usuário para páginas exteriores, como as redes sociais, por exemplo.
Links de conteúdo
Os links de conteúdo são os que levam usuários a outras páginas do seu site que são relevantes para o conteúdo da página atual. Basicamente, é o que vemos em páginas da Wikipédia, onde temos apoio de outros conteúdos para entender um assunto.
Por que investir em linkbuilding interno?
Você pode até se perguntar sobre os motivos de apostar nesse tipo de solução. Afinal, o linkbuilding externo é, sem sombra de dúvidas, a melhor forma de garantir visibilidade ao seu site.
Mas, não podemos esquecer das vantagens por trás da linkagem interna. Por isso, listamos algumas que podem ser interessantes para a sua jornada.
- Melhora a navegação do seu site;
- Aumenta a autoridade do seu site;
- Otimizar a rastreabilidade do seu site (Google, Bing, Yahoo etc.);
Será que a sua empresa está pronta para estruturar uma linkagem interna ou, até mesmo externa? Acreditamos que o linkbuilding pode alavancar uma estratégia de conteúdo. Resta entender se isso é vantajoso para as suas campanhas.
Aqui no blog da Beatz, você encontra diversas dicas que podem ajudar nessa empreitada. Além disso, nosso podcast oficial está recheado de conteúdos únicos que te ajudam nessa jornada. Opção é o que não falta para você se aprofundar no tema e criar as melhores estratégias.