Como planejar o marketing de conteúdo da sua empresa?
Se você está em busca de uma estratégia eficiente para geração de leads, já deve ter procurado por dicas de como planejar o marketing de conteúdo da sua empresa?
Isso porque, essa é uma das melhores táticas de atração orgânica para se investir atualmente. Entretanto, pouco se fala sobre como, na prática, você pode definir um planejamento adequado para o seu negócio.
Pensando nisso, nossos especialistas em Inbound Marketing reservaram algumas dicas que podem te ajudar a determinar a melhor estratégia para a sua empresa. Assim, ensinando de uma vez por todas, como planejar o marketing de conteúdo certo para o seu negócio!
Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe as dicas, aplique-as na rotina do seu negócio e comprove os resultados!
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa a criação de conteúdos relevantes e valiosos, baseados em um público-alvo. Com foco no reconhecimento de marca, através das táticas utilizadas nesse segmento, você pode gerar mais valor para a sua persona.
Desse modo, fazendo com que ela tenha uma percepção melhor sobre a sua marca, potencializando vendas e geração de leads qualificados.
Para explicar melhor, tenha em mente dois fatores:
Modo de consumo:
Há muito tempo, deixamos a restrição da programação das emissoras de televisão e, agora, podemos escolher o que queremos consumir. Esse poder, vai além da escolha do programa, e gera mais liberdade para responder.
Modo de entrega:
Apesar do público poder escolher de forma ativa aquilo que consome, agora, estão sujeitos a uma entrega de conteúdos mais acentuada, através da segmentação disponível através da internet. Esse, é o lado que favorece profissionais como você, que podem aproveitar as preferências de consumo do público, para determinar quem está mais apto a ter acesso ao seu conteúdo.
Ou seja, o público tem mais liberdade para escolher, com base em seus gostos, aquilo que é mais valioso e relevante para ele. Porém, você como profissional de marketing, pode utilizar informações para gerar esse tipo de conteúdo.
É importante deixar claro, também, que esse tipo de conteúdo, não tem foco em vendas, mas sim, em entregar a esse público algo que seja valioso e que estabeleça um bom relacionamento.
Outro ponto essencial, é a definição desse “conteúdo relevante”. Seu planejamento não deve focar apenas na utilidade do produto informativo, mas também, para quem e como está sendo enviado.
Afinal, é preciso enviar a mensagem certa, para a pessoa certa e no momento em que ela mais precisa. Com tudo isso, você consegue se tornar memorável para o seu público, ampliando as chances de vendas no momento certo.
Etapas gerais: como começar a pensar em conteúdo para a sua empresa?
Ok. Já sabemos que o marketing de conteúdo não é só, mais uma estratégia para a sua empresa. Na verdade, essa pode ser uma oportunidade de investimento fundamental.
Mas, existem pontos cruciais para o desenvolvimento e implementação desse novo método. Entre eles, podemos citar:
- Planejamento;
- Definição de público-alvo;
- Elaboração de persona;
- Criação de conteúdo;
- Distribuição;
- Acompanhamento dos resultados.
Com atenção a esses detalhes, você pode definir os responsáveis pela realização das ações pensadas, o público e linguagem necessária para alcançá-lo, a criação efetiva de conteúdos, o envio e a mensuração do retorno dos seus investimentos.
Esses tópicos ainda contribuem para uma política de melhoria constante que, por consequência, auxilia na revisão da sua estratégia para adaptação do conteúdo aos gostos do seu público.
Além disso, a aplicação dos métodos de marketing de conteúdo, atrelado ao inbound marketing, possibilita a redução do custo de aquisição de clientes, aumenta o lifetime-value, impulsiona a geração de leads e, consequentemente, as vendas da sua empresa.
Como planejar o marketing de conteúdo?
Com tudo isso esclarecido, sabemos que o marketing de conteúdo pode ser resumido em três etapa, sendo elas: planejamento, execução e mensuração. Para que você comece com o pé direito na implementação dessa estratégia na sua empresa, separamos alguns detalhes para compor suas ideias. Acompanhe!
Planejamento
Como planejar o marketing de conteúdo?
Bom, na etapa de planejamento, você deve ter em mente quais são os objetivos da sua empresa com o marketing de conteúdo. Por isso, é preciso saber quais são os principais KPIs a serem analisados.
Além disso, é preciso saber, com aprofundamento, qual o seu público, como se comunicar e chegar até eles. Desse modo, o desenvolvimento de uma persona é fundamental para os bons resultados da sua empresa.
Se você quer entender ainda mais sobre a criação de persona, vai gostar dos nossos conteúdos no YouTube, são inúmeros vídeos que te ajudarão no processo de implantação do marketing de conteúdo, confira agora os detalhes!
Com isso, você já começa a ter insights sobre os melhores conteúdos para o seu público, partindo para a etapa de execução do seu planejamento.
Execução
Público definido, persona criada, objetivos traçados e KPIs estabelecidos. Qual caminho seguir?
Agora, você precisa entender quais os déficits do mercado, quais informações são essenciais para o seu público, não só quando nos referimos ao seu produto, mas, do mercado como um todo. Dessa forma, você inicia o planejamento para educar o planejamento no qual a sua empresa está inserida.
Confira como foi esse processo para o Luiz Montanari, líder de marketing da empresa ADDEE, um dos nossos clientes de longa data.
Otimização
Com seu plano de marketing de conteúdo em prática, agora, você precisa acompanhar os resultados, entender quais os pontos de melhoria e fazer as devidas correções. Essa, é uma ação que se aplica no conteúdo, tanto em nível de feedback do público quanto em estratégias de SEO.
Dessa maneira, você precisa determinar uma periodicidade de acompanhamento. Assim, tomando decisões para otimização com tempo hábil para melhorar ainda mais os resultados obtidos.
Gostou do artigo? Acha que sua empresa está pronta para essa nova estratégia de marketing? Fale com a nossa equipe, essa é uma excelente forma de tirar suas dúvidas e entender melhor sobre as vantagens do marketing de conteúdo!
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