Marketing e vendas: como algumas empresas estão crescendo em média 20%
Nas empresas, as palavras marketing e vendas acabam sendo muito utilizadas. Em geral, na maioria das vezes, essas duas palavras caminham juntas.
Mas, para saber todos os benefícios que juntas oferecem para a sua empresa, antes de tudo, é preciso saber a fundo o conceito de cada uma delas.
Foi pensando nisso que criamos esse artigo, para te ajudar a entender melhor sobre esse assunto e descobrir as melhores estratégias de marketing e vendas para implementar na sua empresa crescer.
Sendo assim, continue a leitura e entenda de uma vez por todas a diferença entre marketing e vendas, e como acelerar os seus resultados através desse meio.
Marketing
O marketing está presente em nossas vidas em quase tudo, mais do que imaginamos.
Ele pode ser considerado uma ciência e uma arte, onde o objetivo é entregar valor para satisfazer as necessidades dos clientes gerando lucros para os mesmos.
Então, tendo em mente essa definição do que é marketing, podemos dizer que essa palavra significa tudo aquilo que uma empresa faz para satisfazer seu consumidor. E o seu objetivo está em primeiro lugar nas etapas que antecedem a venda, gerando oportunidades de negócios chamando a atenção de possíveis clientes.
Vendas
Esse termo é muito usado para descrever as atividades que levam à venda de produtos ou determinados serviços de uma empresa.
Tendo o marketing a função de atrair clientes, o objetivo de vendas é lidar diretamente com esses compradores. Isso ocorre, através do contato com cada lead que foi gerado pelas ações de marketing.
Por isso, é de total responsabilidade da equipe de vendas de uma empresa, estabelecer um relacionamento amigável com seus leads e clientes. Esse contato, faz com que os vendedores entendam os verdadeiros desejos e necessidades de cada cliente. Sendo assim, ajuda a aprimorar a abordagem de venda e aumentar as chances de fechar um negócio.
Diferença entre marketing e vendas
Com tudo o que foi dito acima, já deu para perceber que marketing e vendas são bem diferentes em suas atuações. Porém, em um determinado ponto, um complementa o outro.
Mas, se ainda não ficou claro para você, vou te dar outros exemplos para sanar suas dúvidas de uma vez por todas.
O marketing pensa exclusivamente no futuro da empresa, planejando e construindo o caminho que será usado para chegar às metas e objetivos estabelecidos.
Já o setor de vendas, é uma área que está focada no “agora”, ou seja, com o objetivo de transformar o seu lead em um cliente. Sendo assim, a venda é uma atividade que está no presente, e precisa ter seu foco no momento em que está ocorrendo, não no futuro, como o marketing.
Por que você deve integrar as áreas de marketing e vendas
Quando unimos marketing e vendas, é inevitável a força que ambos geram, produzindo grandes resultados. Pois, juntos, se tornam poderosos aceleradores de resultados. Isso, acontece porque a função da estratégia de marketing é aumentar as vendas.
Esse aumento de resultados, ocorre em função de um processo comercial que se torna mais coeso. Dessa forma, os leads são preparados em sua jornada de compras através do funil de Inbound Marketing.
Isso aumenta a confiança do cliente em relação à sua empresa e ao seu trabalho, o que resulta em uma boa experiência do mesmo.
Os vendedores podem usar dos conteúdos produzidos pelo marketing, para auxiliar na negociação. Assim, todas as dúvidas dos clientes podem ser sanadas, o que demonstra eficiência.
A previsibilidade, garante que você não dependa de indicações e desenvolva ações proativas. Esse é um dos pontos fundamentais da união do marketing e vendas. Dessa forma, você planeja uma escalada de resultados.
A parceria entre marketing e vendas pode ser uma das principais alavancas de resultados e crescimento para a sua organização.
Contudo, podemos ter a prova de que a junção desses dois setores gera impactos positivos sobre os resultados da sua empresa.
O que a sua empresa perde ao não integrar os dois departamentos
Ao não realizar a integração dessas duas áreas, a sua empresa pode perder diversas vantagens que ambas podem proporcionar juntas. Como por exemplo:
A chance de vender mais
Uma das principais perdas, quando essas áreas não podem se unir, é a falta de chance de venda. Sem essa união, a tarefa de vender e encontrar o cliente ideal, se torna cada vez mais difícil.
A oportunidade de estreitar o relacionamento com os clientes
Com a união das áreas, você pode estreitar o seu relacionamento com o cliente. Conhecendo ainda mais sobre ele e, acima de tudo, fidelizando-o em sua marca.
Redução de esforços para conquistar vendas
Quando os dois departamentos trabalham juntos, os leads chegam mais qualificados, diminuindo os esforços e até custos para adquirir um novo cliente.
Usando marketing e vendas para aumentar seus resultados
De acordo com um estudo do Aberdeen Group, organizações com times de marketing e vendas alinhados, alcançam 20% de crescimento anual de receitas, enquanto empresas que não adotam essa estratégia, são comprometidas com queda de receita em 4% ao ano.
Agora, está ainda mais evidente a importância da união dessas áreas para o seu negócio.
Acredito que agora você já saiba como o marketing e vendas podem te ajudar a crescer a sua empresa e aumentar os seus resultados perante o mercado atual.
Mas lembre-se, para tudo isso dar certo e você atingir todos os seu objetivos, é de extrema importância que essas duas áreas caminhem juntas, sempre mantendo o foco em suas metas para alcançá-las o mais rápido possível e com toda qualidade que os clientes merecem.
Se gostou desse conteúdo e deseja saber mais sobre como aumentar os resultados em sua empresa através do marketing, continue acessando o nosso blog. Sempre temos novidades para você! Por hoje é só, mas, te aguardo em uma próxima visita!