Aplicando o conceito data driven para potencializar o seu negócio
Data driven, em tradução livre do inglês, significa “orientado por dados”. De forma simplificada, é um termo bastante literal. Isso porque, na prática é uma metodologia de gestão com premissa de efetivar as decisões a partir de fatos documentados em resultados de medições.
Em outras palavras, é o uso de dados para compreender elementos como: o mercado, perfil de clientes e processos de uma empresa, o que permite que a empresa tome decisões eficazes e objetivas. Definitivamente, é um conceito que pode ser implementado nos mais diversos setores do mercado ou departamento de uma organização, resultando em benefícios relevantes em todas as suas aplicações.
Continue a leitura e saiba mais sobre como uma conduta de gestão data driven pode trazer benefícios para a sua empresa!
A origem do termo data driven
Como já é de se supor, o termo tem origem no campo da tecnologia da informação, mais especificamente da ciência de dados, do inglês “Data Science”. Essa área interdisciplinar combina disciplinas da matemática, engenharia da computação, estatística, entre outras, para estudar e analisar uma grande quantidade de dados de forma eficiente.
É certo que o conceito surge em meio a mudanças significativas em todos os setores sociais, por conta do crescente protagonismo da internet e recursos digitais que temos presenciado desde o final do século XX. Assim, o preceito de ter os dados como foco das decisões extrapola as fronteiras das ciências da informação e da computação, podendo ser implementado de diversas maneiras e em diferentes ramos.
Quais são as vantagens de orientar os seus negócios a dados?
No contexto em que vivemos hoje, os dados são os bens mais valiosos de qualquer empresa. Das grandes multinacionais às micro e pequenas empresas, todas as organizações demandam recursos informatizados. Isso pressupõe a manipulação de uma grande quantidade de dados, que podem revelar informações relevantes para os negócios e agilizar processos.
Além disso, devemos reconhecer que, na atualidade, os consumidores estão cada vez mais exigentes. Assim, as empresas precisam cada vez mais atender tais exigências e também ir além delas, tentando prever desejos e necessidades de seu público. Uma gestão orientada a dados, ou “data driven”, certamente, é o que possibilita isso.
No mais, falando de forma mais tangível, as empresas que adotam o princípio de data driven, geralmente obtêm os seguintes benefícios:
Melhor compreensão do mercado
Baseando-se em dados, a empresa tem a oportunidade de identificar tendências de mercado, por meio de coletas de informações dos clientes (ou potenciais clientes), concorrentes e, até mesmo, de outros setores que podem influenciar os negócios. Ou seja, o potencial de crescimento fica maior porque se tem a chance de identificar com mais assertividade as suas oportunidades.
Otimização dos processos
Empresas com mentalidade data driven têm mais facilidade em identificar gargalos nos processos, isto é, setores de lentidão ou insuficiência produtiva, bem como, oportunidades de melhorias. Além disso, com dados é possível promover uma maior automatização de processos, eliminando tarefas repetitivas e desgastantes, o que torna os trabalhadores mais produtivos.
Decisões de negócios mais eficientes
Como escolher qual rota tomar, sem conhecer o caminho ou ter um mapa em mãos? Pois é, muitas vezes, nos negócios, somos obrigados a tomar decisões um tanto quanto incertas, causando uma sensação de insegurança, podendo até prejudicar a empresa. Dessa forma, uma gestão baseada em dados, pode construir o “mapa” necessário para suas decisões.
Clientes mais satisfeitos
Os dados nos ajudam a compreender as necessidades, preferências e comportamento dos clientes. Tudo isso de forma muito mais ágil do que sem eles. Além disso, também torna mais fácil o desenvolvimento de ações mais personalizadas e segmentadas, bem como, um melhor atendimento, oferecendo experiências diferenciadas aos clientes.
Melhor desempenho financeiro
Tudo o que já foi exposto anteriormente são fatores que podem resultar em um melhor desempenho financeiro. Afinal, eles contribuem para a redução dos gastos excessivos e aumento das vendas.
Aplicação do data driven no marketing
O conceito data driven já se estabeleceu no marketing há alguns anos e tem apresentado resultados exemplares. Isso porque, o marketing é uma das áreas de gestão mais importantes em se tratando de seu impacto no desempenho de vendas. Se falarmos mais especificamente sobre marketing digital, a importância dos dados ganha ainda mais relevância, afinal, suas estratégias são pautadas na aquisição e análise de dados dos leads e clientes ideais.
Além disso, as ferramentas e processos do marketing digital estão em constante evolução, tornando o acesso a uma enorme e complexa rede de dados ainda mais fácil. Assim, o Data Driven Marketing permite um processo ainda mais preciso e eficiente em termos de estratégias digitais.
É por isso que as empresas que almejam acompanhar o desenvolvimento tecnológico atual e as mudanças no perfil dos consumidores, não podem desconsiderar o investimento em marketing digital orientado por dados. Se esse é o seu desejo, a Beatz pode te ajudar. Converse com nossos especialistas e saiba como!