Descubra como otimizar CTA e vá além do “clique aqui”
Quando navegamos em uma página na web, quanto mais chamativos são os recursos, maiores são as chances de nos aprofundarmos no conteúdo. Por isso, otimizar CTAs torna-se tão importante para guiar a experiência do cliente.
Pensando nisso, eu trouxe diversas dicas para você encontrar a melhor opção para os seus clientes e aumentar as suas taxas de conversão.
Chega de usar “clique aqui” ou “saiba mais”, é preciso ter em mente que o seu visitante acessou o seu site por que já deseja aprender mais sobre o seu produto ou serviço.
Quer tornar os seus CTAs mais atrativos e direcionados para a sua persona? Acompanhe o texto!
Eu tenho certeza que você vai tirar todas as suas dúvidas e conquistar cada vez mais leads.
Boa leitura!
Como ir além do “clique aqui”?
Antes de mais nada, você precisa compreender qual a importância de investir na otimização dos seus CTAs. Afinal, pensar em chamadas de atenção mais atrativas, vai além de entender a sua persona. É também, um recurso muito importante para o ranqueamento dos conteúdos que você produz.
Aliás, você sabia que o Google prioriza CTAs mais descritivos?
Isso mesmo, é preciso deixar claro qual a sua intenção com determinado link, descrevendo qual a função daquele recurso.
Para isso, você pode tanto torná-lo mais atrativo, voltado para os gostos da sua persona, quanto descrever para onde ele levará o seu visitante.
Desse modo, facilitando o mapeamento do seu site, feito pelo Google, o que coloca seu conteúdo em posições mais altas no ranqueamento da plataforma de pesquisa.
Otimize seus CTAs e motive seus visitantes a se tornarem leads
Como vimos anteriormente, estabelecer uma persona é fundamental para descobrir o CTA ideal para a sua página na web.
Isso porque, é através dos gostos, desejos e dores de uma determinada pessoa que você conseguirá encontrar a forma certa de alcançá-la.
Mas, como podemos determinar a forma exata de fazer com que o usuário realize a ação que desejamos?
Alguns tópicos devem ser levados em conta durante o processo de criação da sua copy. Entre eles, eu posso citar:
- Entender os objetivos e comportamentos do seu visitante;
- Estabelecer confiança com os usuários;
- Inspirar interesse através dos seus CTAs;
- Direcionar a sua persona para conteúdos que sejam interessantes;
- Dizer para onde você está levando ela;
- Entre outros pontos.
Como vimos, existem muitas formas de otimizar CTA e, entender isso pode facilitar o seu trabalho. Mas, existe muito trabalho a ser feito ainda.
3 dicas para otimizar CTA que você precisa aplicar já
Pode ficar tranquilo que eu não vou te deixar na mão. Trouxe, também, algumas dicas para otimizar CTA nas suas páginas a partir de agora. Continue a leitura e potencialize a sua geração de leads.
1. Seja específico e descritivo
Como eu já havia comentado e, aliás, indiquei no título deste artigo, vá além dos termos “clique aqui” e “saiba mais”.
É preciso ter em mente que o seu usuário vai querer mais informações para, realmente, clicar em um botão ou link.
Por exemplo, em uma loja online de roupas, falar sobre uma determinada e peça e adicionar abaixo um botão com “saiba mais” pode não ser suficiente. Por isso, diga para o usuário o que ele encontrará ao clicar no botão.
Seja o preço do produto, ou um botão que direcione o cliente para a página de finalização da compra, torne clara a ação que será tomada.
E isso pode ser aplicado a inúmeras situações, como:
- “Receba seu e-book aqui”;
- “Clique aqui e baixe seu infográfico”;
- “Preencha esse formulário”
- Entre muitos outros cenários.
2. Utilize chamada de impacto
Abuse de gatilhos mentais para otimizar CTA, foque nas dores e desejos da sua persona e crie chamadas de impacto.
Para isso, utilizar números, urgência, exclusividade e demais recursos pode ser fundamental para chamar a atenção do usuário.
Além disso, pode ajudar sua campanha e tornar o seu material mais atrativo.
- “Clique e ganhe 10% de desconto”;
- “Compre agora”;
- “Solicite orçamento agora mesmo”;
- Entre outros.
3. Use botões, imagens e links
Antes de darmos continuidade, é preciso reforçar que o Call to Action não se reserva apenas a botões. Por isso, explore outros recursos na sua página como links no decorrer da copy e imagens que sejam atrativas para sua persona.
Assim, direcionando, com facilidade, o seu visitante para a página que você quer que ele veja.
Desse modo, você acaba tornando a disposição de CTAs mais diversificada, fato que contribui com a legibilidade do seu conteúdo.
Além disso, alguns dos recursos, como é o caso das imagens, pode deixar o seu CTA mais atrativo e descritivo, aumentando as chances de obter mais cliques.
Gostou do tema? Acompanhe nosso blog e tenha acesso a mais dicas como essa e amplie o seu conhecimento sobre o universo do marketing digital.
Ficou com alguma dúvida? Compartilha com a gente e descubra como a Beatz pode aumentar ainda mais suas taxas de conversão. Entre em contato agora mesmo!