Descubra o que é Marketing Lab e suas maiores vantagens comerciais
Seja um visitante de passagem em nosso blog, ou um leitor que acompanha todos os nossos materiais, o seu dia não pode acabar sem você ler e entender o que é o Marketing Lab!
Se as suas campanhas precisam de um suporte a mais para alcançarem as metas estabelecidas, então você precisa conferir o material que desenvolvemos abaixo. Leia atentamente, faça todas as anotações que achar necessário e domine os benefícios de aplicar o Maketing Lab nas suas próximas campanhas!
Marketing Lab: avalie falhas para novos acertos
Sabe aquele ditado “é errando que se aprende”? O conceito do Marketing Lab está próximo desse pensamento. Isso porque, nessa estratégia você avalia várias questões que atrapalham o sucesso da sua campanha, entende o que está errado e corrige esses problemas em ações futuras.
Dessa maneira, você vai aprimorando cada vez mais as decisões em uma campanha, seguindo sempre um caminho seguro e com bons retornos. Adotar essa estratégia é fundamental para negócios novos no mercado, ou empresas que não tenham muita proximidade com o marketing.
Mas, o que avaliamos no marketing lab?
De todos os aspectos que podemos avaliar para ter uma taxa de sucesso maior em campanhas futuras, os mais importantes:
Alcance: essa métrica mede a quantidade de pessoas expostas a uma campanha publicitária ou anúncio por um determinado tempo;
Impressões: quantas vezes houve exibições para as pessoas;
CTR: taxa de cliques no anúncio analisado;
Cliques: medindo a interação das pessoas com o material anunciado;
Oportunidades: também conhecido como leads quentes, as oportunidades são leads que mostram um grande interesse na empresa e no que está sendo oferecido. Com um alto potencial de serem novos clientes;
Taxa de conversão: basicamente vista como a métrica que acompanha a quantidade de pessoas na sua audiência que realmente converteram e geraram resultados para o seu negócio;
Vendas: quantas pessoas realmente fecharam uma compra do seu serviço ou produto.
Avaliando todos os fatores que influenciam na entrega e na conversão de uma campanha de marketing, você garante que cada etapa cumpra sua função com eficiência. Além disso, o ideal é que essa conferência de resultados seja feita semanalmente.
Isso porque, acompanhando os resultados e percebendo que algo não está saindo como o planejado, você consegue realizar ajustes antes que isso afete o rendimento da sua ação.
Marketing Lab é exclusivo para anúncios?
Como falamos de alcance, frequência, oportunidades e conversão, é normal que relacionemos essa tática apenas com anúncios e tráfego pago. Porém, não necessariamente precisamos seguir essa lógica.
O destaque que damos neste artigo realmente vai para os anúncios que atraiam visitantes para sites e cadastros em landing pages. Consequentemente, esses meios conseguem mensurar números que ajudam a ver o desempenho da comunicação e o seu poder de conversão.
Em contraponto, o conceito de avaliar falhas e buscar soluções que não te atrapalhem mais, vale para todas as ações que façam a sua empresa ir mais longe.
Mudanças no ponto de venda, alterações em embalagens, formas de abordagem ao público, escolha do target e um rebranding se encaixam como momentos perfeitos para avaliar erros passados e mirar em novos acertos.
Efetividade em cada etapa da sua campanha
Lembra dos aspectos que listamos antes e que avaliamos no Marketing Lab? Cada um deles auxilia você a identificar exatamente um problema.
Nesse sentido, temos:
– Alcance e Impressões: como indicadores de verba baixa, que dificultam a entrega até o público-alvo;
– CTR e Cliques: mostrando se o seu conteúdo é relevante ou chamativo o suficiente para atrair as pessoas;
– Taxa de conversão de leads, Taxa de conversão de oportunidades e Oportunidades: evidenciando se as etapas depois do anúncio, como páginas de cadastros, estão engajando e/ou facilitando que as pessoas terminem a busca pelo que está sendo oferecido;
– Taxa de conversão de vendas e Vendas: como indicadores de que algo está errado no site, carrinho de compras ou outros fatores presentes perto da fase de compra final.
Trust Marketing: o lugar certo para aprender e aprimorar suas estratégias!
Se você quer ir além de aprender sobre conceitos e colocar a precisão do Marketing Lab nas suas próximas campanhas, Trust Marketing é o curso certo que, entre todas as pautas e tópicos que abordamos, traz os fundamentos e aplicações do Marketing Lab.
Lá, você aprenderá como dominar o marketing de confiança, e conciliar a comunicação com as ferramentas certas para todas as suas campanhas. Acesse o Trust Marketing e cadastre-se agora!
Enfim, agora que você já sabe o que é Marketing Lab, acesse o nosso blog e confira mais materiais como este. Siga-nos nas redes sociais e aproveite para acompanhar os últimos episódios do Beatz Podcast.
Até mais!