Os 4 melhores canais de comunicação para sua estratégia
Sabia que, por mais criativa que seja a campanha que você criou para a empresa, escolher os canais de comunicação certos é essencial para ter uma resposta positiva do público? Isso porque, você precisa estar bem localizado na rotina das pessoas e tentar “fisgar” seus consumidores na hora e lugar certo.
Por mais que alguns canais de comunicação sejam inegavelmente populares, você precisa pesquisar bem e entender o poder de todas as opções que estão ao seu alcance. E, para você fazer escolhas mais certeiras, trouxemos 4 canais de comunicação ótimos para a sua estratégia!
Confira abaixo e tenha uma ótima leitura.
Canal de comunicação: reforçando definições
Antes de começarmos a nossa listagem, é sempre bom reforçar a compreensão do que é um canal de comunicação. Basicamente, os canais de comunicação são os “instrumentos” que usamos para comunicar. Ou seja, quando você escolhe uma plataforma específica que propague a sua empresa, este é um canal de comunicação.
Não confunda Meio e Canal de comunicação
Muito confundidos com os canais, os meios de comunicação são definidos de forma mais abrangente. Revendo os principais meios de comunicação, temos:
– Meio on-line: permitindo o uso de redes sociais, e-mails, anúncios etc.;
– Mídia impressa: como jornais, revistas, cartões de visita;
– Out of Home: engloba banners, outdoors e telões digitais;
– Mídias Indoor: como papelaria da empresa, adesivos para ambiente interno, canetas, jogos americanos (nos casos de restaurantes) etc.
Agora que já definimos bem o conceito de canais de comunicação, vamos à nossa lista!
1 – Redes sociais
É inegável que as redes sociais são os canais que permitem um alcance enorme para qualquer empresa divulgar suas campanhas. Segundo dados levantados ainda neste ano pelo MLabs, o número de usuários nas redes sociais gira em torno de:
– Instagram: 134,6 milhões;
– Facebook: 111,3 milhões;
– LinkedIn: 68,00 milhões;
– TikTok: 98,59 milhões.
Com números tão expressivos assim, é normal que muita gente pense: “por que investir em outros canais de comunicação além das redes sociais?”. Contudo, o recém-banido X (Twitter para os apegados usuários de longa data) é um ótimo exemplo de que as redes sociais não devem ser seu único investimento em comunicação.
Isso porque, quem investiu verba na comunicação pelo X acabou tendo um péssimo retorno, já que ninguém mais consegue acessá-lo.
2 – Anúncios do YouTube
Mostrando que as mídias sociais também não ficam muito para trás, o YouTube também é uma ótima oportunidade para quem está criando estratégias de comunicação. Isso porque, ainda neste ano, foi calculado uma média de 144,0 milhões de pessoas na plataforma buscando por conteúdos.
Além disso, o YouTube se mostrou um espaço que possui conteúdos relevantes e chamativos para os mais diversos públicos. Ou seja, independentemente de idade, sexo, região onde vive, o YouTube sempre será uma opção relevante para as pessoas consumirem vídeos.
Contudo, precisamos lembrar de uma coisa: quando alguém dá play em um vídeo, esse usuário está interessado apenas no conteúdo que buscou. Assim, os banners da página e os anúncios que passam antes do vídeo precisam ser realmente criativos e chamativos.
Com a opção de pular anúncios em 5 segundos, você não tem muito mais do que esse curto tempo para engajar as pessoas no seu anúncio. Enfim, se for optar pelo YouTube, invista pesado na criatividade e na produção de anúncios inovadores.
3 – Spot para propaganda no Spotify
Assim como no YouTube, o Spotify também é uma plataforma que reúne os mais diversos conteúdos em áudio para atrair as pessoas. Desde podcasts, entrevistas e músicas de incontáveis gêneros, até os conteúdos infantis, o Spotify também é a oportunidade para “ficar na cabeça” das pessoas.
Isso porque, entre uma certa quantidade de músicas tocadas, os anúncios sonoros também aparecem. E é aí que você pode divulgar a sua empresa por meio de jingles ou um spot que realmente convença os usuários a escutarem até o final.
Inclusive, músicas e assinaturas sonoras são ferramentas poderosas que auxiliam na fixação de marca.
Segundo O Globo, o Spotify previu 631 milhões de usuários ativos para o segundo trimestre deste mesmo ano. Ou seja, quantidade de pessoas para ouvir o que você tem a dizer não é um problema para quem investe nessa mídia social.
4 – Site
Por último, mas não menos importante, o site da sua empresa também é uma ótima opção entre os canais de comunicação para mostrar quem a empresa é, e criar estratégias. Isso porque, além da oportunidade institucional de mostrar os objetivos da empresa, você também realiza vendas e posta blogs com assuntos do seu segmento.
Sendo assim, você consegue criar estratégias comerciais, institucionais e de atração com conteúdos relevantes em um único lugar.
Porém, para que o seu site consiga alcançar um ranqueamento melhor no Google, você precisa investir na otimização certa de conteúdos, e no layout dos elementos visuais.
Enfim, agora que você já sabe quais canais de comunicação usar a seu favor, entre em contato com a nossa equipe e tenha uma consultoria completa para criar estratégias! Acompanhe todas as nossas novidades nas redes sociais e confira os últimos episódios que lançamos no Beatz Podcast.
Até mais!