Eugênio Mohallem: descubra como esse gênio dominou a redação criativa e a publicidade
Havaianas. Bayer. Mizuno. Apple. Folha. Estadão. Trabalhar para essas marcas pode ser o sonho de muitos profissionais de marketing, mas, poucos podem dizer que atenderam a todas elas. É o caso de Eugênio Mohallem, um dos maiores redatores do Brasil, que chega agora aos estúdios do Beatz Podcast.
De frases que convenceram a classe média que as sandálias Havaianas não era um item inferior, ao uso de sátiras politicas para a divulgação da revista Carta Capital, Eugênio Mohallem tem um currículo que justifica o quão aclamado é esse profissional no mundo da propaganda.
Por isso, não poderíamos deixar de analisar a sua carreira e entender o que faz de Mohallem um dos maiores redatores publicitários do Brasil. Quer saber quais foram os passos dele rumo ao estrelato e premiações?
Trouxemos todos os detalhes neste artigo. Confira!
“Tirando o Elvis, quem é vivo sempre aparece”
Uma das frase famosa de Eugênio Mohallem, e se comprova com o episódio dessa semana do Beatz Podcast. Convidamos o mestre da redação publicitária para dividir conosco detalhes da sua carreira e a sua percepção sobre o mercado da publicidade e propaganda. E o bate-papo foi incrível.
Você já tem acesso ao episódio completo, lá no nosso canal oficial no Youtube e, também, no nosso perfil no Spotify. Corre para conferir!
Mas, calma que ainda tem muito para falarmos aqui sobre essa estrela da publicidade e propaganda! Confira 3 curiosidades a respeito de Eugênio Mohallem!
3 curiosidades sobre a carreira de Eugênio Mohallem
Com um vasto currículo, Mohallem coleciona experiências de invejar qualquer redator. Separamos algumas delas, e detalhes curiosos sobre a vida do publicitário!
Repressão e uma mente sem cadeados
A paixão pela publicidade e propaganda surge em um período de repressão que não aceitava pensamentos como os de Eugênio. Já no final da ditadura, o mestre da redação reconhecia que o seu jeito de pensar e se comunicar, poderiam trazer grandes problemas.
No novo episódio do Beatz Podcast, ele conta mais sobre esse período em que começou a se aproximar da publicidade, e as chamadas de atenção de seu pai sobre os perigos que o seu jeito irreverente poderiam atrair, em um período onde todo cuidado era pouco.
Além disso, ele conta sobre como foi o processo de transição do interior de Minas Gerais para a capital do estado de São Paulo, para ingressar em uma das maiores universidades do país, a USP.
Nem todo mundo usava Havaianas
Eugênio Mohallem foi um dos responsáveis pelos discursos utilizados pela marca Havaianas, durante os anos 90. O maior desafio na época foi convencer a nova classe média, que o produto era sim um item para os ricos. Visto que o grande público do produto era de classes mais baixas, essa não foi uma tarefa fácil, mas ele cumpriu com êxito!
Foi daí que surgiram mensagens que marcaram a publicidade, como:
“Milionários usam para passar despercebidos. Despercebidos usam para se passar por milionários”.
“A maior mordomia que um pé pode ter”.
“Ricos adoram Havaianas porque elas são a primeira coisa que os novos ricos deixam de usar”.
Política e publicidade se misturam e muito
Além disso, Eugênio Mohallem tem contribuições nas peças publicitárias da revista Carta Capital, que conseguiram aproveitar de forma sagaz os acontecimentos políticos da época e divulgar o trabalho do periódico.
Dessa forma, foi nesse tempo que o redator publicitário desenvolveu trabalhos como esses aqui embaixo!
Entretanto, ele não parou por aí. Eugênio Mohallem ainda se envolveu em campanhas que lhe renderam nove leões do Festival de Cannes, além de ter sido eleito por duas vezes como profissional do ano pelo Prêmio Caboré, o “Oscar” da publicidade e propaganda brasileira.
Assim como a sua genialidade, os prêmios não param por aí! Afinal, o redator recebeu premiações, como:
- Fiap;
- Art Directors;
- One Show;
- E Clio Awards.
Agora, onde você pode descobrir mais sobre esse profissional incrível, se não por sua própria percepção da carreira e do mercado de publicidade?
É isso que você encontra lá no canal do Beatz Podcast!
Eugênio Mohallem no Beatz Podcast!
O Beatz Podcast já tem episódio novo e você pode acessar a participação especial do Eugênio Mohallem lá no nosso canal. São episódios semanais, sempre com um especialista diferente em marketing, empreendedorismo ou gestão, para um bate-papo cheio de dicas e informações relevantes.
Então, temos sempre um encontro marcado às terças-feiras, a partir das 18h30!
Além disso, você pode acessar todos os nossos materiais e artigos, disponíveis em nosso site. São e-books e guias completos para aperfeiçoar as suas estratégias de marketing e conteúdo. E o melhor, totalmente gratuitos! Acesse agora mesmo e garanta o seu novo e-book!
E não esquece de conferir as novidades do marketing, em nosso blog. Para isso, preparamos inúmeros artigos para te ajudar a aprimorar suas técnicas e se atualizar com as novas tendências do mercado. Aproveite!