Fatores essenciais de um business plan de sucesso
Business plan é o termo em inglês para plano de negócio, uma ferramenta de gestão para orientar a criação e o crescimento de uma empresa. Neste artigo você confere a sua importância e alguns de seus componentes.
O que é business plan?
Business plan, ou para quem prefere o termo em português, plano de negócio, é uma poderosa ferramenta de gestão que orienta a equipe administrativa em todos os processos da empresa.
De forma geral, ele é um documento personalizável que detalha todos os dados e informações relevantes para o funcionamento da empresa de forma coerente. Além disso, ele proporciona uma análise mais assertiva das metas e objetivos da empresa, tornando-as mais atingíveis e realistas.
Como dito anteriormente, o business plan é um documento personalizável, ou seja, cada empresa deve construir o seu próprio, a partir da sua realidade, aspirações e visão de futuro. Sendo assim, não podemos dizer que existe um modelo de plano de negócio que servirá para todo mundo.
Por outro lado, existem alguns componentes que estão presentes no business plan da maioria das empresas, ou seja, essenciais e básicos para guiar qualquer negócio.
Geralmente, o que não pode faltar são dados gerais e área de atuação, organograma, definição do público, descrição dos produtos e serviços, objetivos, entre outros. Detalharei melhor alguns desses componentes ao longo do texto.
Por outro lado vale lembrar que, quanto mais detalhes melhor. Afinal, como este documento servirá como um mapa para a empresa, será retomado constantemente para checar se os processos estão seguindo conforme o esperado.
Dessa forma, é interessante que todas as equipes encontrem as respostas para a maioria de suas dúvidas, evitando retrabalho ou desvios de rota.
Qual é a importância do business plan?
Não é raro que empreendedores iniciem seus negócios sem um planejamento. Na verdade, isso é extremamente comum, especialmente no Brasil. Segundo o Sebrae, a falta de um plano de negócios prévio é um dos três principais motivos para o encerramento das atividades de empresas no país (planejamento prévio, gestão empresarial e comportamento empreendedor).
Nesse sentido, revelam-se dados tristes sobre o empreendedorismo brasileiro. Em média, 60% das empresas brasileiras não chegam a completar 5 anos. Já em se tratando de micro e pequenas empresas, cerca de 80% fecham em menos de 1 ano. Geralmente, as causas estão relacionadas a contratempos na gestão.
Além disso, a instituição levantou mais alguns dados importantes sobre como os empreendedores do Brasil veem o planejamento como um recurso dispensável para seus negócios. Mais da metade dos entrevistados na pesquisa, cerca de 55%, revelaram não ter realizado um business plan antes de iniciar a empresa.
Base sólida para a empresa
Porém, podemos afirmar não só a importância de estruturar um plano de negócios, como também, de fazê-lo com calma e atenção. Isso porque, o próprio Sebrae explica que, quanto maior é o tempo para se definir o business plan, maiores são as chances de a empresa ser bem sucedida.
Por fim, de forma geral, o plano de negócio é importante para se ter uma visão macro do negócio e de todos os seus processos. Ainda, possibilita a análise do mercado, auxiliando na definição das estratégias e planos de ação.
Embora o empreendedor possa revisá-lo e realizar mudanças, ele é um documento mais perene do que os planejamentos de cada setor. Dessa maneira, torna-se um recurso para que empresa não se desvirtue de seus objetivos principais, missão, valores, visão e identidade.
Quais são os componentes de um business plan?
Como você conferiu ao longo deste texto, existem diversos fatores que influenciam no business plan de cada negócio, fazendo com que cada empresa o adeque as suas necessidades.
Existem, sim, alguns componentes de praxe, que você encontrará nos modelos mais básicos de um plano de negócios, como o resumo executivo – que é uma síntese do plano, geralmente inserida no início do documento. Ou então, o detalhamento da empresa, isto é, todas as informações básicas como nome, sócios, endereço, processos operacionais, fornecedores, organograma, entre outros.
Mas é claro que para se obter um negócio de sucesso, é preciso ir além do básico, tornando o plano o mais completo possível.
A seguir, você confere 4 dos principais componentes de um business plan.
Análise de mercado
Antes de qualquer coisa, o empreendedor deve avaliar o mercado em que atuará. Ou seja, estudar os concorrentes, mapear como pode se diferenciar, detalhar seu cliente ideal, compreender como o setor funciona e identificar os gaps de mercado.
Objetivos, metas e visão de futuro
É impossível saber como e aonde ir, sem se ter um destino. Por isso, é preciso definir os objetivos, as metas mensuráveis e onde deseja que a empresa esteja em determinado período.
Plano operacional e financeiro
Mesmo os experts em determinada atividade, devem documentar em detalhes como tudo será feito. Afinal, se a ideia é fazer o negócio crescer, mais e mais pessoas podem ser contratadas no futuro para realizar as tarefas operacionais. Além disso, devem constar no business plan: todas as despesas, plano de faturamento, possíveis investidores e porcentagem de recursos destinada para cada setor.
Plano de marketing
Este tópico pode ou não estar no business plan, mas é recomendado que esteja. Isso porque, o marketing sempre está diretamente associado à gestão das empresas, sendo preciso idealizar as ações desde o princípio. Neste momento, vale definir desde as ideias para a identidade visual, até a seleção da agência que lhe dará suporte no marketing digital.
Não podemos esquecer que, na atualidade, o marketing digital assume uma responsabilidade significativa no desempenho dos pequenos e médios negócios iniciantes. Inclusive, a Beatz é expert nisso, e pode te ajudar muito. Converse com os nossos especialistas e saiba como!