Manutenção de SEO: o seu guia prático de otimização de site
Você sabe que aqui na Beatz priorizamos muito o planejamento, isso é fato e observável em todos os nossos textos. Com as estratégias de manutenção de SEO não é diferente.
É muito provável, que no seu dia a dia corrido, algumas etapas de SEO sejam iniciadas, mas, nunca concluídas. Afinal, isso é muito comum no mercado do marketing digital.
Mas, entender agora a importância do planejamento estratégico, é a melhor forma de otimizar o seu ranqueamento nas SERPs.
Por isso, hoje eu vou revelar para você, todos os nossos segredos para obter as melhores posições nas páginas dos buscadores online.
Acompanhe o texto e confira todos os detalhes!
Planejamento para manutenção de SEO
Bom, a essa altura do campeonato, acredito que você já saiba que o planejamento e a formulação de estratégias é a melhor forma de melhorar os seus resultados.
Isso porque, principalmente quando falamos de marketing, ter um cronograma de análise e ações, pode te ajudar na priorização das atividades.
Assim, o mais prejudicial recebe as posições mais altas, e o que proporciona maior tempo para uma decisão vem abaixo. Porém, não podemos usar isso como desculpa para “deixar pra lá”.
É preciso dar a devida atenção para todas as suas anotações e, assim, definir um cronograma para as etapas a serem seguidas.
Obviamente, o seu dia a dia profissional pode ser diferente do cotidiano aqui da Beatz. Porém, existem algumas etapas da nossa análise que podem te ajudar a personalizar o seu cronograma.
Confira a seguir, todas as dicas que introduzimos na nossa rotina e aprenda a realizar a manutenção de SEO do seu site de forma prática e rápida.
Passo a passo para otimização de sites e conteúdos diversos
Como proposta de calendário de manutenção de SEO, a divisão em tarefas diárias e mensais foi a separação mais adequada ao cotidiano.
Por isso, separei alguns tópicos que você poderá abordar em cada período. Assim, facilitando o seu dia a dia e evitando que esqueça de alguma etapa.
Tarefas diárias para manutenção de SEO
A educação é algo que deve ser feito com certa constância. Por isso, é preciso reservar um tempo para que você possa se atualizar sobre o que acontece nesse mercado tão amplo.
Como sabemos, o marketing é um campo em constante desenvolvimento e, também, muito vasto. Desse modo, aquele que não busca por novas táticas, está ficando defasado no mercado.
Além disso, essa é a melhor forma de garantir um bom repertório para as suas criações e, também, ideais para o seu plano de gerenciamento de SEO.
Ou seja, é o momento de analisar o que está dando certo no mercado e, o que os seus concorrentes estão fazendo.
É importante ressaltar que, essa é uma tarefa que deve ser feita diariamente. Assim, não existem chances de você ficar desinformado.
Outro ponto fundamental é o reconhecimento de métricas. Dessa maneira, identificar os pontos a serem melhorados vai se tornar uma tarefa diária.
Desse modo, você poderá definir os seguintes problemas e, determinar um prazo para a sua solução:
- Uma queda de posicionamento específica ou agregada;
- Uma queda de tráfego orgânico;
- Uma diminuição nas vendas ou no volume de leads.
Mas, não adianta seguir essas etapas e não fazer nada com a informação obtida. É preciso, atualizar suas táticas de manutenção de SEO.
Etapas mensais para otimização de estratégias
Pensando em um período de tempo maior, o foco na análise de resultados e adaptação das suas ideias é o indicado.
Por isso, de forma mensal, a formulação de relatório torna-se essencial para ver de forma mais clara os resultados obtidos.
Além disso, a partir de todas as informações que você obteve durante o primeiro mês da sua estratégia, você terá um repertório maior para a otimização do seu plano de manutenção de SEO.
Assim, extraindo o máximo de resultado da sua equipe e formulando táticas de gestão cada vez melhores.
Mas, afinal, quais relatórios são imprescindíveis nesse processo?
Acima de tudo, seus KPIs devem ser priorizados. Lembra quando falamos da definição de métricas? Pois, é na formulação do seu relatório que você vai indicar aos seus superiores os resultados que obteve, em relação àquelas métricas.
Além disso, nos relatórios você ainda pode adicionar insights que justifiquem o desvio de metas e, também, a exaltação de objetivos superados.
Desse modo, fica mais fácil identificar quais os pontos da sua estratégia de manutenção de SEO, está ou não dando certo.
Com tudo isso feito, chegou a hora de determinar mudanças no seu planejamento e novos objetivos e metas para o mês seguinte.
Nessa etapa, você ainda pode definir a necessidade de auditorias e o período em que elas devem ser realizadas. Assim, mantendo seu site cada vez melhor, de acordo com os critérios de SEO.
É a hora, também, de analisar o que mudou no cotidiano, tanto seu, quanto da sua equipe. Assim, determinando melhorias para os processos.
Parece difícil, mas, eu tenho certeza que seguir esses passos vai tornar tudo mais fácil.
Porém, se ainda tiver dificuldades com o marketing da sua empresa, chegou a hora de apostar nas soluções certas, não é mesmo?
Entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar a melhorar os seus resultados e alavancar o seu negócio. Eficiência e qualidade comprovada, confira nossos cases de sucesso!
Quer mais dicas como essa e ainda, ficar antenado sobre tudo que acontece no mercado do marketing digital? Acompanhe nosso blog e não perca nada!