Marketing de afiliados e estratégias de divulgação: você ainda não sabe o que é?
O marketing de afiliados é uma estratégia que permite a promoção de sua marca através da ajuda de afiliados. Confira a seguir!
O Marketing de afiliados ganhou a internet já faz um tempo. Com mais de 5,4 K de buscas no Google, esta é uma estratégia de divulgação no ambiente online que conta com a ajuda de afiliados que são responsáveis pela promoção da marca.
Esta forma de trabalhar com o marketing está se tornando cada vez mais popular, e vem fazendo com que pessoas ganhem dinheiro com a internet sem precisar realizar grandes investimentos.
Está curioso para adotar estratégias de Marketing de afiliados em sua empresa ou serviço mas tem dúvidas a respeito do tema? Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o assunto!
O que é Marketing de afiliados?
Durante a última década, a internet se consolidou como um ambiente próspero para empreendedores e pessoas que buscam oportunidades de ganhar algum dinheiro online.
O Marketing de afiliados surge em um cenário onde uma empresa X (podendo ser a produtora ou vendedora), lança um produto na internet. Para ajudar na divulgação e impulsionar as vendas, ela conta com afiliados, ou seja, pessoas que utilizam as redes sociais para divulgar seus produtos.
Portanto, quando um cliente compra, via divulgação de um afiliado, um link personalizado permite a transação. Este, contabiliza vários números importantes para metrificar a eficiência da estratégia e estipular quanto aquela pessoa vai receber pela divulgação.
Dessa forma, o valor pago aos afiliados é uma espécie de comissão pelas vendas e conversão dos clientes.
Quem são as pessoas que fazem parte do Marketing de afiliados?
Para realizar o Marketing de afiliados existem pelo menos 3 grupos de pessoas para que a estratégia seja bem-sucedida. Elas são chamadas de produtores (ou vendedores), afiliados e clientes.
Produtores ou vendedores:
São as empresas que trabalham com o Marketing de afiliados. Contudo, quando um negócio em questão pretende fazer o lançamento ou divulgação de um produto, é comum buscar por plataformas de afiliados como forma de alavancar as vendas.
Ao implementar o serviço de afiliados, a empresa aumenta seus clientes e vendas. Sendo assim, não é necessário gastar uma quantia muito maior de dinheiro em anúncios e ter um retorno muito mais eficiente.
Afiliados:
Os afiliados são uma espécie de funcionários que ganham comissão dos vendedores. Portanto, eles são responsáveis por “vestir a camisa” daquele produto, usando estratégias de venda online e Marketing digital para alcançar o maior número de pessoas.
Além de divulgar o produto nas redes sociais, os afiliados podem trabalhar com a criação de conteúdos de blogs, usando de estratégias do Inbound Marketing para captar leads e convertê-los em vendas.
Clientes
A função dos afiliados é a de alcançar os clientes no momento certo.
Portanto, esse grupo de pessoas se baseia naqueles que, de fato, fecharão a compra, passando de leads para consumidores efetivos e impactados de maneira eficiente pela estratégia feita pelos afiliados.
Tipos de divulgações existentes
Os vendedores podem estabelecer alguns critérios para definir a eficiência de um afiliado e quanto ele vai receber no fim das vendas.
Leia, a seguir, sobre as principais categorias de divulgação:
CPA — Custo por Ação
A comissão do afiliado surge quando o cliente, além do clique, fizer qualquer tipo de ação dentro da página. Pode ser a realização do cadastro, ou o envio de dúvidas, por exemplo.
Ao contrário do CPC, o Custo por Ação demanda que, além de uma boa campanha de divulgação e mídia, o afiliado consiga criar uma página que venda o produto ou crie interesse para que o cliente tenha vontade de interagir com aquele conteúdo.
CPC — Custo por Clique
Na categoria de Custo por Clique, a função do afiliado é trabalhar ao máximo com campanhas de divulgação interessantes o suficiente para o cliente acessar a página.
Dessa forma, não é preciso que uma venda seja efetivada, já que, o que vale, são os cliques em banners, anúncios ou qualquer publicidade que divulgam.
Pode-se dizer, que o CPC é a forma mais simples na escala, já que o principal foco de atenção do afiliado será desenvolver campanhas com alta possibilidade de cliques, e não precisamente para conversão.
CPM — Custo por Mil Impressões
O CPM é fundamentado em um valor fixo que o anunciante estipula. Sendo assim, ele fará o pagamento sempre que o anúncio atingir mil visualizações no blog do afiliado.
Afiliados que já têm uma boa quantia de views em seus blogs, tendem a criar um interesse maior e conseguir mais benefícios com o Custo por mil impressões, já que serão pagos de forma recorrente e terão maior controle com o pagamento.
CPV — Custo por Vendas
O Custo por Vendas paga o afiliado sempre que existir alguma compra por parte do cliente.
As compras podem ser contabilizadas a partir de códigos ou links gerados, que associam a transação com o afiliado em questão e comprovam que aquela venda foi feita a partir da divulgação de uma pessoa em específico.
Quais são os benefícios de se tornar um afiliado?
Uma das principais vantagens em se tornar um afiliado é que, não é necessário fazer altos investimentos para começar a trabalhar.
Portanto, é uma ótima opção para quem deseja ganhar dinheiro com a internet e não tem a chance de começar um empreendimento.
Além disso, não é preciso desenvolver um produto, já que o afiliado realiza a divulgação de algo que já existe e tem sua reputação e valor de marca no mercado.
Cabe ao afiliado a tarefa de viralizar e conquistar vendas, porém, toda a dificuldade de lançar um produto do início não será de sua responsabilidade.
Um outro ponto a favor é que os afiliados estão livres de taxas de envio, impostos ou qualquer outro valor referente ao produto. Dessa forma, não existem mensalidades ou valores a serem pagos para as plataformas de afiliados.
Portanto, pode-se dizer que a praticidade e o baixo custo são os principais pontos positivos em se tornar um afiliado.
Melhores plataformas de afiliados
Agora que você já sabe o que é o Marketing de afiliados, está na hora de conhecer as principais plataformas para conectar vendedores e afiliados!
- Hotmart;
- Monetizze;
- Afilio;
- Eduzz.
Dessa forma, o Marketing de Afiliados é uma estratégia atual que pode oferecer várias vantagens para todos os envolvidos no processo, sejam vendedores, afiliados ou clientes.
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